Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Dicas E-commerce Projetos

Primeiros passos para abrir seu negócio

Abrir um negócio é o sonho de muitas pessoas, afinal, é a possibilidade de trabalhar com aquilo que você gosta e fazer seus próprios horários. Também existem outras questões envolvidas, como ser o próprio chefe e ter ganhos maiores.

Entretanto, muitas pessoas desistem no meio do caminho por conta da burocracia e dos investimentos necessários, mas existem formas de abrir uma empresa com pouco dinheiro e começar a trabalhar aos poucos.

Existe a visão errônea de que uma empresa de sucesso só começa com uma estrutura completa, o que não é verdade. Tirando o aspecto romântico da história, existe sim muita marca que começou no quintal ou na garagem.

O que diferencia o sucesso do fracasso é a dedicação do empreendedor e o modo como ele começa a sua empresa. 

Lembrando que ao longo do percurso também é importante saber administrar as coisas, principalmente as finanças.

Deixando isso de lado, nosso foco é mostrar o que você precisa fazer para abrir seu próprio negócio. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o passo a passo para abrir uma empresa, dar algumas dicas e como começá-la com pouco dinheiro.

Passo a passo para abrir seu negócio

Até obter o CNPJ e o alvará de funcionamento, existem algumas coisas que precisam ser feitas para abrir a empresa, são elas:

Definir o modelo de negócios

Os modelos de negócios mudaram muito e podem existir de diferentes formas, cabe ao empreendedor encontrar aquele que melhor se adapta à sua realidade. São eles:

  • Franquia;
  • Assinatura;
  • Freemium;
  • Marketplace;
  • Economia colaborativa.

Uma empresa que oferece, dentre outros serviços, laudo elétrico de baixa tensão, pode ser uma franquia. 

Trata-se de um modelo de distribuição e comercialização que tenho direito de comercializar um produto ou serviço, seguindo as regras do franqueado.

Outro modelo tradicional é a assinatura de produtos e serviços ao usuário, após o pagamento de uma taxa recorrente.

O modelo freemium surgiu de uma variação do modelo de assinatura, oferecendo os serviços gratuitos, mas com uma versão premium, mais completa e paga.

O marketplace é um varejista da internet, que reúne diferentes lojas, em outras palavras, é como se fosse um shopping virtual.

Por fim, a economia colaborativa é a conexão de interesses econômicos das empresas, que por meio de produtos e serviços, se complementam e oferecem soluções completas para os clientes.

Escolher um enquadramento

Geralmente, o empreendedor pode escolher entre MEI, ME ou EPP. O MEI (Microempreendedor Individual) é uma modalidade para regularizar profissionais autônomos.

Ao optar por ele, um eletricista especializado em instalação elétrica estilo industrial pode emitir nota fiscal, contratar um funcionário e tem vários direitos assegurados, como aposentadoria.

ME (Microempresa) oferece um pouco mais de possibilidades, como ter sócios, faturamento maior, optar pelo simples nacional e assim por diante.

Quanto ao EPP (Empresa de Pequeno Porte), também pode optar pelo simples nacional e ter um faturamento de até quatro milhões por ano.

Obter crédito

Se você precisa de crédito para começar a empresa, primeiro deve conhecer um pouco mais sobre gestão financeira e de que modo conseguir auxílio para as necessidades da organização.

Este auxílio está relacionado aos fornecedores e prazos de pagamento, financiamento, pagamento de empréstimo, tipo de financiamento para o negócio e as garantias que precisa apresentar para obter crédito.

Encontrar um contador

O contador é um profissional que vai te ajudar a abrir e manter o negócio, sendo um aliado na hora de organizar os tributos e obrigações, mantendo tudo em dia e dentro da lei.

Ele é necessário para todo tipo de empresa, independentemente do porte ou segmento, sendo peça-chave para o crescimento da organização.

Dicas para abrir a empresa

Além do passo a passo que mostramos anteriormente, se a ideia é abrir uma empresa de instalação de tela de proteção para muro ou qualquer outro tipo de negócio, existem algumas dicas que podem facilitar. São elas:

Compreender seu nicho de atuação

Empreender é suprir uma necessidade na sociedade, ou seja, oferecer algo útil para a população. Nesse sentido, é necessário pesquisar o mercado para entender os hábitos dos consumidores, atuação da concorrência, dentre outros aspectos.

O público precisa enxergar seu diferencial para realmente se sentir atraído e compreender o valor da oferta.

Divulgar a marca

Alguns empreendedores se esquecem da importância de investir em boas estratégias de marketing e comunicação para divulgar sua marca.

A internet facilitou muito esse trabalho, pois hoje em dia, além das ações offline, como panfletagem e anúncios de rádio e TV, também é possível anunciar nas redes sociais, criar um site institucional e se comunicar com o público por e-mail.

Uma empresa de instalação de caixa de passagem elétrica externa também deve usar canais digitais para se comunicar com os consumidores, como no caso do WhatsApp.

Planejar-se

Não se esqueça de fazer um plano de negócios para listar tudo o que é necessário e de que modo deve ser feito. Esse documento funciona como um roteiro que o empreendedor vai seguir para tirar a ideia do papel.

Esse processo também envolve definir o orçamento, calculando os custos necessários para estruturar o estabelecimento físico ou a loja virtual.

Ademais, não se esqueça das metas financeiras para estabelecer um valor mínimo de faturamento e manter as despesas dentro do limite.

Por falar em finanças, também existem maneiras de abrir o próprio negócio com pouco dinheiro. Veja a seguir.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Parece que não, mas é possível abrir um negócio, mesmo com as finanças apertadas, e ainda existem várias modalidades de empresas para quem não tem muito a investir, como:

  • Doces por encomenda;
  • Brechó digital;
  • Artesanato;
  • E-commerce;
  • Cursos online.

Se você quiser abrir um estabelecimento físico, é muito importante analisar a infraestrutura do local onde será seu ponto comercial, como a presença de vidro temperado 6mm nas janelas, instalações elétricas, condições da pintura, entre outros.

Mas, antes de escolher um imóvel, existem outros pontos necessários que o empreendedor precisa observar e providenciar, para abrir uma empresa com pouco dinheiro. São eles:

Pesquisar o público

Saber quem é seu público é uma forma de escolher o melhor ponto para abrir o estabelecimento e escolher estratégias de marketing condizentes com essas pessoas.

Faça pesquisas de campo e peça para que moradores da localidade respondam algumas perguntas, que vão te ajudar a conhecer melhor o lugar.

Fazer uma pesquisa sobre o cliente ideal também ajuda a descobrir a faixa etária estimada, hábitos de consumo, necessidades e outras características importantes.

Fazer parcerias

Se uma pessoa quer abrir, por exemplo, uma loja de materiais de construção que vende piso industrial de concreto armado, mas não tem muito dinheiro para investir no momento, pode optar por uma sociedade.

Nesse modelo, geralmente, uma pessoa entra com a ideia e a outra investe recursos financeiros para tirar o projeto do papel. Só que é fundamental saber escolher os sócios e parceiros, pois eles precisam ter expectativas e objetivos alinhados.

Conhecer as questões burocráticas

As questões burocráticas não devem ser ignoradas, pois começar um negócio fora das conformidades legais é começar errado. Sem falar no fato de que isso pode te atrapalhar na hora de investir em publicidade, conseguir crédito e até emitir nota fiscal.

Por exemplo, se o empreendedor quer abrir um negócio para prestar serviços elétricos industriais, além de conhecer bem o assunto precisa saber quais são as exigências de segurança elétrica, a voltagem correta para cada tomada e assim por diante.

Também precisa conhecer todas as exigências na hora de abrir esse tipo de negócio, pois toda empresa precisa seguir algumas normas. Por exemplo, os restaurantes precisam da orientação de uma nutricionista e manter a higiene ao lidar com os alimentos.

Definir seus produtos e serviços

Ao mesmo tempo em que o mercado está saturado de algumas soluções, também carece de outros tipos de produtos e serviços.

Por exemplo, se você identificou que existe uma boa quantidade de pessoas que precisam de profissionais especializados em montagem de drywall, então acaba de encontrar uma solução rentável.

Defina seus produtos e serviços com base nas necessidades do público-alvo, considerando suas habilidades e o que você pode fazer para solucionar as demandas do mercado.

Considerações finais

Sendo assim, abrir uma empresa, embora seja um sonho, também é sinônimo de muito trabalho e responsabilidade. É preciso começar com o pé direito para que as coisas continuem dando certo no futuro.

Não basta ter dinheiro ou uma habilidade, é necessário ter foco, estratégia e seguir alguns passos para tirar a ideia do papel. Neste artigo, você conheceu algumas dicas que vão te ajudar a abrir o seu negócio o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.