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Conheça as novas tendências da publicidade mobile

Com as transformações tecnológicas cada vez mais presentes na sociedade, os meios de comunicação para se fazer publicidade também sofreram alterações, passando das mídias tradicionais de massas para a publicidade mobile.

Embora ainda possam ser encontradas propagandas em rádio, televisão ou em meios de comunicação impressos, a internet, por sua vez, ajuda ainda mais no alcance de pessoas das quais os anúncios chegarão, o que certamente irá gerar algum efeito.

O que também se tornou uma alternativa pelo número crescente das redes sociais e, principalmente, o número de aparelhos celulares que, em alguns países, chega a ultrapassar o número de computadores ou notebooks existentes.

Pelo fato de tudo poder ser feito através do celular, incluindo alugar van para viagem com motorista em fins de semana ou nas festas de fim de ano, a tendência das publicidades feitas neste modelo só tende a crescer.

Outra razão para que a publicidade mobile esteja sendo mais frequente é em relação aos anúncios, são frequentemente inseridos nos sites, em aplicativos ou jogos que, em sua maioria, são acessados por celulares.

A importância e os benefícios da publicidade mobile

Por ser um meio de tráfego que vem cada vez mais se tornando comum, adaptar-se de algum modo para o formato mobile se torna uma maneira de ser visto com uma maior facilidade.

Pode-se levantar a situação de que, com apenas algumas palavras digitadas na plataforma de busca, é possível achar estabelecimentos nos arredores, como uma vidraçaria mais próxima de casa ou uma farmácia perto do local de trabalho. 

Com o formato mobile, também é possível fazer compras onlines, por meio de plataformas online, nos navegadores, ou aplicativos das empresas anunciantes.

O marketing mobile é uma estratégia criada especificamente para dispositivos móveis, podendo ser um membro do que entendemos por marketing digital.

Com isso, torna-se um pouco mais fácil para uma loja de ecobag infantil personalizada chegar no público-alvo certo e trazer benefícios para os empreendimentos que também utilizarem o mobile ao seu favor, como:

  • Cria relação de empresa e consumidor;
  • O número de conversões pode ser maior;
  • Permite uma melhor segmentação do público;
  • Vantagem perante a concorrência;
  • Criação de estratégias mais assertivas.

Inclusive, o formato de envio de mensagens instantâneas pelo meio mobile gerou uma maior proximidade entre empresas e o seus consumidores, podendo até mesmo estabelecer um contato direto por meio das mensagens nas plataformas.

Nesse mesmo cenário, uma empresa de curso de nr 01 pode utilizar os canais digitais para se comunicar com os interessados no curso pelas redes sociais, e-mail ou aplicativos próprios, e tudo pode ser feito através de um smartphone.

Esses meios, por serem uma forma mais acessível para o cliente, tornam mais fácil a conversão de visitantes para leads e consumidores fidelizados, especialmente se houverem ofertas que tornem irresistível o uso através deles.

A taxa de compras online feitas por meio de aplicativos vêm crescendo nos últimos anos por conta dos aumento de números de aparelhos celulares por cada habitante, o que faz com que as empresas busquem alternativas de englobar seus produtos na rede.

Os dados que um consumidor fornece pela internet ajudam a empresa a segmentar melhor para qual o público-alvo que deve ser destinado o seu produto ou serviço, e, com base nisso, poder elaborar campanhas de marketing mais adequadas para os seus perfis. 

Como ao vender um kit rebolo para furadeira, este produto deve possuir uma linguagem de abordagem das quais consumidores deste modelo de material estão acostumados a entender e a lidar, mesmo que seja em uma plataforma online.

Saber utilizar o marketing mobile e as publicidades neste formato pode diferenciar os empreendimentos que concorrem do mesmo ramo, uma vez que ainda existem aquelas que não estão inseridas no mundo digital.

O que pode fazer com que uma empresa se destaque mais do que a outra em termos de referência, não só no mercado em que ela atua, mas também no ambiente online.

Utilizar a publicidade online não garante apenas um destaque no mercado ou vantagens sobre a concorrência, mas também se mostra como uma forma de aprimorar as vendas e fazer com que outras estratégias da empresa funcionem.

Assim, podem ser mensurados dados de lojas físicas e online pelo impacto da publicidade, metas estabelecidas para que as páginas ganhem alcance maior e as estimativas de vendas, tudo isso pode aumentar a eficácia do planejamento da empresa e seus resultados. 

As tendências da publicidade mobile

Para acompanhar o mercado e suas inovações tecnológicas, a publicidade mobile está gerando cada vez mais tendências das quais as empresas começam a se adaptar.

Independentemente de seu setor ou dos seus produtos oferecidos, como uma bateria automotiva recondicionada, uma variedade de itens e serviços podem ser ofertados para atrair a atenção dos consumidores.

1 – Publicidade em vídeo

Sendo uma tendência cada vez maior, os vídeos nas redes sociais são os maiores responsáveis por viralizar e fazer com que tanto pessoas quanto marcas se tornem populares na internet.

Principalmente com a chegada e o sucesso de plataformas especializadas no formato de vídeo, o conteúdo publicitário tende a cada vez mais ser visto através delas, além de que podem ser impulsionados por meio da publicidade paga nas redes sociais.

A publicidade mobile por vídeos também pode ser feita com o que é conhecido como unboxing, o ato de gravar a compra online que foi recebida e mostrar alguns detalhes, postando de modo fixo ou temporário nas redes sociais.

As compras realizadas em e-commerces e gravadas em vídeos unboxing mostram desde a espuma de polietileno para embalagem que vem em torno do produto, até o funcionamento dele, o que acaba se tornando uma publicidade para a empresa.

2 – Pesquisa por voz

Considerada a revolução dos meios de busca, as pesquisas por voz se mostram cada vez mais populares para quem possui um aparelho mobile, por conta da sua praticidade e agilidade em se achar o que busca.

Alguns conteúdos de publicidade mobile podem ser achados por meio da pesquisa de voz, o que se torna um ponto positivo para a empresa que adota o uso dessa estratégia, visando a praticidade para o consumidor encontrar o que deseja.   

O uso de palavras-chaves se tornou um método para que a pesquisa de voz ache com maior facilidade conteúdos, portanto, utilizá-las de maneira clara para serem pronunciadas é algo favorável, assim como o conteúdo também deve conter:

  • Palavras informais;
  • Perguntas possíveis que o usuário fará;
  • Estruturar a página para que a informação seja encontrada;
  • Utilizar palavras longas para facilitar a busca.

Grande parte dos aparelhos móveis vem com assistentes de voz no próprio dispositivo, e com as atualizações da configuração operacional desses aparelhos, o empreendimento também deve se atualizar.

3 – Internet 5G

A conexão de internet 5G pode ser uma tendência ao longo dos próximos anos, o que demanda que as empresas comecem a se preparar para utilizarem a tecnologia que, aos poucos, estará presente na vida dos consumidores.

Por ser uma internet com velocidade ainda mais rápida do que as atuais, a criação de anúncios e outros meios de publicidade devem se igualar para que possa atender o público em suas experiências mobile

4 – Vendas pelas redes sociais

Atendendo as necessidades de quem utiliza, muitas redes sociais criaram o modelo business para ajudar os empreendedores a transformar a página em uma ferramenta mercadológica, por ser um meio de alcançar clientes.

Ademais, com um aumento no alcance, as chances de que as compras sejam feitas se tornam maiores.

Através das redes sociais, é possível que os consumidores possam realizar compras na própria plataforma. Sendo assim, uma forma mais prática de compra na hora de adquirir o sistema de interfone para condomínio, por exemplo.

Também é possível pelas redes ser redirecionado para a página da marca através de um link disponível em seus canais oficiais, o que também é algo prático de ser feito.  

5 – Inteligência Artificial

Introduzida cada vez mais no mercado, o formato de tecnologia de inteligência artificial se mostra cada vez mais necessária no que se refere ao controle e manutenção dos dados de uma empresa.

Uma inteligência artificial pode ajudar a propagar e manter os conteúdos funcionando pelas plataformas de mídias, além de também ser uma maneira para atender clientes ou até gerenciar redes sociais.

Considerações finais

Ao longo dos anos, as companhias tiveram de adaptar seus meios de divulgação, passando de veículos tradicionais, como é o caso do rádio, TV e de jornais, para ganhar o campo digital em que os sites, blogs e redes sociais figuram.

Assim como os outros meios tecnológicos, o campo da publicidade tem potencial para dominar cada vez mais o mobile para conquistar consumidores e manter os que já possui, sem tirar os olhos das tendências para se destacar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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