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Como reduzir faltas de pacientes com um software médico?

Quando um paciente agenda uma consulta e acaba não comparecendo, há um grande prejuízo ao planejamento do médico. Enquanto algumas pessoas que precisavam de atendimento ficam na fila, a clínica perde a oportunidade de atender mais clientes e aumentar seu faturamento. Para quem deseja reduzir este tipo de ocorrência, o uso de um software médico pode ser essencial.

As constantes faltas dos pacientes podem ser um indicativo de que algum aspecto da sua gestão não vai bem, seja por falhas no momento de marcar as consultas, seja por falhas na comunicação entre as pessoas. Entenda a seguir como a tecnologia do software médico pode minimizar esses problemas muito comuns dentro de um consultório. 

Como um software médico pode ajudar seu consultório?

Um software médico é um programa desenvolvido especialmente para ajudar consultórios na organização do seu dia a dia, enviando lembretes aos pacientes e minimizando as faltas e esquecimentos. Confira, a seguir, alguns dos principais recursos que podem ser usados para facilitar o funcionamento do seu escritório:

Confirmação de consultas e procedimentos

A primeira medida para reduzir a falta dos pacientes é por meio da confirmação da consulta com, pelo menos, 24 horas de antecedência. Para isso, é necessário ter uma agenda eletrônica organizada e entrar em contato com os pacientes para confirmar sua presença no consultório. 

Caso o paciente esteja com um dia agendado para fazer um procedimento, como uma cirurgia de enxaqueca, por exemplo, o contato prévio também pode ser importante para repassar algumas instruções necessárias antes do procedimento. 

Gerenciamento prévio das consultas

Conhecer previamente o perfil dos pacientes agendados pode ajudar a gerenciar como serão esses encontros e qual o tempo necessário para a consulta. Consultas de retorno são muito diferentes de consultas iniciais, por exemplo, e a condição clínica do paciente também influencia diretamente na consulta. Com um software eletrônico, você pode ter todas essas informações facilmente nas suas mãos. 

Construção de uma relação com o paciente

Estabelecer uma comunicação eficiente com o paciente é fundamental para que ele queira comparecer à consulta e marcar consultas de retorno. O software médico também pode ajudar neste aspecto, por meio do envio de mensagens personalizadas como:

  • Confirmação de consulta;
  • Mensagem de boas-vindas, caso o paciente tenha feito um cadastro na triagem;
  • Felicitações de aniversário;
  • Lembrete de consulta de retorno;
  • Agradecimento ao final do ano;
  • Campanhas de conscientização. 

Geração de relatórios

Dependendo do software médico utilizado, pode haver recursos como os de geração de relatórios. Dessa forma, é possível identificar quem são os faltantes e entender o perfil deles, identificando também os principais motivos que os fazem deixar de comparecer à consulta. 

A partir dessas informações, é possível elaborar estratégias que permitam minimizar essas faltas. Fazer um mapeamento dos pacientes que mais faltam é importante para tentar reverter essa situação por meio do oferecimento de soluções para os problemas que os fazem deixar de ir ao consultório. 

Caso você identifique que os faltantes são aqueles que moram mais longe, por exemplo, é possível oferecer teleconsulta. Se o problema estiver nos horários disponíveis, pode ser preciso mudar seu funcionamento para oferecer uma melhor experiência ao cliente.

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