Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Criança riscando tudo: saiba tirar marcas de canetinha de paredes e móveis

Crianças adoram pintar, rabiscar e colorir. Às vezes a empolgação é tanta que as paredes e móveis acabam coloridos também. Veja algumas dicas para remover as marcas!

Pintar, desenhar, rabiscar, colorir. Brincadeiras lúdicas fazem parte do universo das crianças e são importantes para elas desenvolverem linguagem, expressão, comunicação e aprendizado.

Quem vive com crianças sabe que elas adoram estar rodeadas por lápis de cor, giz de cera, papéis em branco, cadernos de colorir e desenhos. E a diversão costuma ser proporcional à mistura de cores.

Contudo, como estão aprendendo a lidar com todos esses materiais e a conviver com outras pessoas, é comum que elas troquem a folha do caderno pelas paredes e móveis da casa. Se você tem um sofá, por exemplo, constantemente marcado por crianças, confira algumas dicas para remover as marcas!

Sabão, água, álcool

Para retirar as marcas de forma eficiente, é preciso analisar qual é o material em questão. Canetinhas devem ser removidas com sabão de coco e água. Depois de enxaguar, é recomendado aplicar um pouco de álcool diretamente em um pano seco e passá-lo sobre o local marcado.

Se a mancha não sair, pode ser preciso utilizar shampoo de bebê (neutro): dilua-o em um pouco de água, misture e então mergulhe uma escova com cerdas suaves na solução. Por fim passe-a levemente no local manchado. Não se esqueça de finalizar passando um pano limpo para secar o sofá.

Vinagre

Se a mancha tiver sido causada por tinta como a guache, é importante limpar o sofá o mais rápido possível. É preciso preparar uma solução com um pouco de vinagre, água e detergente e a aplicar em um pano macio, passando no local marcado.

Se a mancha persistir, você pode usar acetona (a mesma utilizada para remover esmalte das unhas) para soltar a tintura e, logo em seguida, lavar o local com água e sabonete neutro.

É importante lembrar que materiais como couro e vinil são mais sensíveis e exigem

mais cuidado. Nesse tipo de sofá, é possível limpar manchas com água, pano limpo e detergente neutro. Não se esqueça de secar ao final. Essa dica é importante especialmente para manchas ainda frescas. Por fim, aplique um pouco de hidratante de couro ao terminar de limpar, para dar o acabamento final à higienização.

Pasta de dente

É isso mesmo: pasta de dente também pode ajudar a remover manchas, especialmente em móveis de madeira. Isso vale para as pastas que possuem bicarbonato de sódio em sua composição, componente abrasivo que ajuda a remover alguns tipos de rabiscos de canetinhas sem danificar o móvel. 

As pastas de dente do tipo gel não funcionam. O ideal é utilizar as pastas brancas tradicionais. Basta colocar um pouco dela em um algodão seco e passar no rabisco, seguindo os veios da madeira. No fim, retire o excesso de pasta com um pano limpo. Além de remover manchas, a pasta de dente ainda ajuda a polir a madeira do móvel.

Álcool e glicerina

Outra combinação potente para remover manchas e rabiscos de sofás é preparar uma mistura feita de glicerina e álcool. Molhe um algodão limpo nesta solução e esfregue suavemente na parte manchada e vá trocando de algodão à medida que ele for ficando sujo. 

Repita isso até remover totalmente a mancha ou rabisco. Se não tiver álcool na sua casa, você pode utilizar spray de cabelo (o bom e velho laquê), já que ele possui álcool em sua composição.

Para limpar as paredes, se a mancha ainda estiver fresca, passe um pano com um pouco de água e álcool. Se o rabisco já estiver seco, pode ser preciso passar uma escova para retirar as marcas com mais eficiência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.