Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Tribunal de Contas da União: conheça o órgão e seu concurso

Se você sonha em trabalhar na auditoria do TCU, veja como é a prova e alguns cuidados básicos para obter um bom resultado no concurso.

Prestar concursos públicos é um desafio que exige tempo e recursos financeiros para se preparar, disciplina e apoio para estudar, além de estratégias para manter a saúde física e mental durante a preparação e a duração da prova.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é um órgão fundamental para a administração pública nacional, responsável por fiscalizar e acompanhar a execução orçamentária do país.

Essa instituição tem algumas das vagas mais disputadas do país, já que se trata não só de uma instituição respeitada, mas que também oferece altos salários. Se você pensa em prestar algum concurso TCU, veja mais informações sobre ele e como se preparar!

O que faz

Antes de escolher um cargo, é imprescindível saber não só qual é o escopo daquele cargo — o que ele faz, a forma como o seu trabalho é organizado e para quem está subordinado —, mas também qual é o papel da instituição em que esse cargo está inserido.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão de controle externo do governo federal brasileiro, responsável pela fiscalização financeira, orçamentária, contábil, patrimonial e operacional de órgãos e entidades públicas do país. Essa fiscalização é pautada por três critérios: legalidade, economicidade e legitimidade.

O TCU auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento e na execução orçamentária e financeira do país, sendo, por isso, um órgão fundamental para o aperfeiçoamento da Administração Pública no país em benefício da sociedade, fazendo dela mais efetiva, responsável, ética e ágil. 

Entre as principais competências do TCU, podemos citar: 

  • avaliar as contas dos administradores e demais responsáveis pelo orçamento e pelos bens públicos 
  • apreciar as contas anuais do presidente da República 
  • checar a legalidade dos atos referentes à contratação de pessoas e concessão de reformas, pensões e aposentadorias (militares e civis) 
  • fiscalizar contas nacionais das empresas supranacionais 
  • fornecer ao Congresso Nacional informações sobre as fiscalizações realizadas
  • aplicar sanções em atos e contratos.

Vagas e prova

Vagas de auditores do TCU costumam oferecer uma remuneração inicial de R$ 21.947,82 e se tratam de uma carreira que pode ser traçada por profissionais que concluíram uma graduação em qualquer área do conhecimento. Os aprovados devem cumprir uma jornada de 40 horas semanais de trabalho e devem atuar em Brasília, onde está a sede do órgão.

Os assuntos exigidos na prova envolvem áreas como língua portuguesa, língua inglesa (estratégias de leitura, capacidade de síntese e análise, aspectos sintático-gramaticais essenciais para a compreensão de textos, etc.), matemática financeira, administração pública, direito constitucional, civil, administrativo e processual civil, controle externo, estatística, sistema normativo anticorrupção, análise de dados, auditoria governamental, contabilidade aplicada ao setor público, análise de demonstrações contábeis, administração orçamentária e financeira e economia do setor público e da regulação.

Dicas básicas 

Antes de prestar um concurso para o TCU, existem algumas dicas básicas importantes para garantir um bom resultado na prova. Uma delas é conferir o edital do cargo ao qual você pretende concorrer, para, assim, conferir com detalhes como será a prova: o número e tipos de questões (múltipla escolha e/ou dissertativas), os temas que podem ser abordados e o tempo máximo de prova. Também é importante ir até o local de prova alguns dias antes, verificar qual é o trajeto mais seguro até lá e o tempo necessário para chegar ao local.

Outra dica simples e eficiente é procurar profissionais que foram aprovados no cargo em que você deseja ser aprovado. É possível buscar os depoimentos dessas pessoas em canais no YouTube e em redes sociais. Falar com quem viveu essa experiência de se preparar e fazer a prova pode te dar insights relevantes que você não vai encontrar nos livros de estudo.

A prova objetiva do concurso do TCU que está em andamento ocorrerá em 12 de março de 2022 e a prova discursiva, em 22 de maio de 2022. As duas provas ocorrem no período vespertino (das 13h às 18h) e cada pergunta vale 1,0 ponto, não havendo desconto de pontuação para chutes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.