Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Sem categoria

5 benefícios para divulgar em um outdoor

O outdoor é um tipo de estratégia de marketing e publicidade bastante antiga, que está presente em todas as partes do mundo. Costumamos vê-lo em rodovias e cidades brasileiras, e por isso já faz parte de nossa paisagem urbana.

Desde sempre, o outdoor causa muito impacto na população de modo geral, afinal, pode ser visto pelas pessoas em muitos momentos, seja em um passeio, indo para o trabalho, a caminho da escola ou da faculdade, enfim, a qualquer hora do dia ou da noite.

De acordo com uma pesquisa da área, estratégias de grandes formatos são capazes de penetrar a mente de cerca de 65% dos consumidores. Dessa maneira, a cada 10 brasileiros, 7 são impactados pelas propagandas de outdoor em 30 dias.

Isso significa que se você estiver pensando nessa estratégia para o seu negócio, vai fazer um bom investimento, e é por isso que, neste artigo, trazemos algumas informações importantes para ajudá-lo nessa empreitada.

Vamos explicar a importância do outdoor, seu conceito e características, além de falar um pouco sobre os benefícios de divulgar por meio dele. Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, confira até o final.

Sobre a importância do outdoor

O outdoor é uma mídia de impacto. Por essa razão, sua mensagem pode ser transmitida de maneira clara e objetiva, tendo em vista que o anúncio é visto rapidamente, mas com uma grande frequência.

Pense, por exemplo, nas pessoas que passam todos os dias pelos mesmos caminhos para ir trabalhar ou estudar. Elas estarão constantemente expostas a determinado anúncio.

A campanha de uma fabricante de bateria 40 amperes, por exemplo, pode ser planejada e executada para estimular o consumidor de maneira inconsciente a adquirir sua mercadoria ou se dirigir a um ponto de venda.

Outro exemplo é uma marca de roupas anunciar em um outdoor próximo a um shopping center onde possui uma loja física. Isso quer dizer que qualquer tipo de empresa pode usar essa tática, como:

  • Restaurantes;
  • Indústrias;
  • Comércio;
  • Escolas;
  • Universidades;
  • Academias.

Até mesmo as igrejas podem anunciar em um outdoor, visto que ele não promove respostas diretas ao consumo. Na verdade, ele é um tipo de apoio para uma campanha que é executada por meio de outros canais.

Em outras palavras, o outdoor pode apoiar estratégias que uma marca está veiculando nas redes sociais, na televisão, no rádio, no Google, dentre vários outros meios.

Por isso, uma dica é evitar termos ou palavras difíceis de serem lidas ou memorizadas, já que a visualização também é muito rápida e dinâmica.

Mas, afinal, o que é esse tipo de publicidade?

O outdoor nada mais é do que um anúncio de tamanho grande, que costuma estar presente em ruas e avenidas da cidade.

Dentre suas características está o fato de que é muito comum vê-lo anunciando todo tipo de produto e serviço, desde uma embalagem para hamburguer personalizada até um serviço.

Ele também comunica a mensagem de maneira clara e objetiva, sendo capaz de atingir diferentes classes sociais, sempre de maneira direcionada.

Um exemplo disso é que uma campanha de um atacadista possui cobertura diferente daquela destinada aos varejistas.

Ao mesmo tempo, é um tipo de mídia que costuma oferecer um resultado positivo nas campanhas publicitárias, visto que, além de divulgar, consegue reforçar a marca, seus produtos e serviços, de maneira abundante.

Não podemos nos esquecer de que o outdoor também é um tipo de estratégia mais clara, o que significa que sua mensagem é mais eficiente. Entretanto, para alcançar essas características, seu conteúdo deve ser criativo.

Esses anúncios fazem parte da nossa paisagem urbana, consequentemente sendo parte do cotidiano das pessoas. Nesse sentido, é capaz de impactar de maneira positiva a comunicação dentro da sociedade.

A mensagem é praticamente instantânea, e por meio de uma campanha bem elaborada, uma empresa especializada em limpeza de sofá de couro consegue cobrir a cidade toda.

Não é à toa que o significado de outdoor pode ser dado como aviso, comunicação ou cartaz, exposto em grandes dimensões.

Com base nessa definição, não é difícil imaginar os benefícios de investir nesse tipo de propaganda para o seu negócio.

Principais vantagens do outdoor

Até aqui, você compreendeu que o outdoor é uma estratégia eficiente, econômica e simples, e essas são apenas algumas de suas vantagens.

Estamos nos referindo a um dos meios mais tradicionais de publicidade e que possui formatos valorizados de anúncio.

Costuma ser adotado para construir estratégias eficientes, algo muito antigo, mas que até hoje vem sendo praticado por muitas empresas, como uma de serviço de limpeza de estofados.

Com o passar do tempo, essa prática foi aprimorada para corresponder aos constantes avanços e amadurecimento do mercado.

Muitos empreendedores e gestores se interessam por esse tipo de investimento, mas ainda têm dúvidas em relação aos seus benefícios que são bastante evidentes, e dentre os que mais se destacam estão:

1.    Excelente custo-benefício

Se calcularmos o CPM (custo por mil) do opcional, referente ao valor de investimento feito para exibir um anúncio para mil pessoas diferentes, ou elaborar mil impressões da peça, você entende o quanto esse anúncio é barato.

Dependendo da quantidade de veículos ou pessoas que passam pelo local onde um fabricante de óleo 68 hidráulico anuncia, essa opção se torna extremamente vantajosa.

Entretanto, além de optar por um outdoor, é imprescindível pensar na proposta que o seu negócio quer transmitir para a mídia.

2.    Anúncio em tempo real

Uma das maiores vantagens do outdoor é o fato de que ele exibe seu anúncio 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ou seja, enquanto ele estiver exposto, as pessoas poderão visualizá-lo.

É muito diferente de outras opções de mídia, que costumam ter limite de horários e dias específicos para a transmissão da propaganda.

Por exemplo, se você fizer uma propaganda na TV, precisa determinar em qual horário ela deve ser transmitida, fora dele, o anúncio estará suspenso.

A mesma situação se aplica a outros formatos de publicidade, como rádio e até mesmo pela internet. Embora eles também sejam importantes, suas campanhas não ficam expostas durante o decorrer de todo o dia para as pessoas.

3.    Alto impacto

Uma empresa especializada em individualização de agua em condominios antigos pode anunciar em um jornal ou revista, mas a sua visibilidade aumenta consideravelmente ao optar por um outdoor.

Esse anúncio possui um tamanho insuperável, por isso, seu negócio será visto, mesmo por pessoas que estejam um pouco mais distantes da placa. Isso colabora de maneira positiva com o impacto da sua marca.

O tamanho padrão de um outdoor é de cerca de 27 m², e uma mídia objetiva garante que sua mensagem seja transmitida diretamente. Em resumo, sua campanha vai impactar o público certo.

4.    Cobertura mais ampla

Atualmente, as organizações podem contar com opções direcionadas a um público menor, mas se a sua intenção é impactar uma grande quantidade de pessoas, então o outdoor é a melhor opção.

Além de chegar a um número maior de consumidores, essa publicidade também é bastante democrática. Por exemplo, se um fabricante de lavadoras de louças industriais quiser atingir outras empresas, pode escolher um outdoor próximo a elas.

Da mesma forma, uma marca de roupas infantis pode anunciar em um espaço próximo a escolas, para que os pais possam visualizar o anúncio.

Em outras palavras, tudo o que você precisa fazer é elaborar bem o seu material de colagem e escolher uma localização condizente com o seu público.

Mas, se o seu negócio for compatível com diferentes perfis de consumidores, como no caso de um restaurante, então pode optar por um local movimentado para anunciar.

5.    Grande capacidade de fixação

Por fim, mas não menos importante, o outdoor possui uma grande capacidade de fixar a mensagem na mente dos consumidores e visualizar seu conteúdo diariamente.

Lembra-se de quando falamos que muitas pessoas passam pelos mesmos lugares todos os dias? Pois bem, são elas que vão reconhecer sua marca, produtos e serviços, para ao mesmo tempo interagir com eles.

No caso de um fabricante de cesta básica grande, seu anúncio em um outdoor vai permanecer no subconsciente dessas pessoas, aumentando o nível de confiança delas.

Dessa maneira, fica mais fácil despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores em relação à sua solução, fazendo com que comprem ou visitem o seu estabelecimento.

Conclusão

O outdoor é uma estratégia que ainda se mostra muito eficiente e utilizada por empresas dos mais variados segmentos. Ele destaca a sua marca e chama a atenção dos consumidores para o que você tem a oferecer.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as características dessa estratégia e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.