Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Importância da manutenção preventiva do ar-condicionado

Você sabia que seu ar-condicionado pode estar apresentando riscos para sua saúde? Leia e confira a verdadeira necessidade da manutenção preventiva para aparelhos de ar-condicionado.

Você provavelmente já ouviu aquele ditado popular “melhor prevenir do que remediar”. Ele é válido para diversas situações da vida, como, por exemplo, consultar um médico regularmente, realizar check-ups periódicos em seu carro e até mesmo fazer a manutenção preventiva do seu aparelho de ar-condicionado.

Com a manutenção preventiva, seu ar-condicionado, ou qualquer eletrodoméstico de sua casa, tem sua vida útil aumentada. Além disso, você garante mais eficiência, menos ruídos, garantia de ar sempre renovado, menos falhas e mais conforto térmico.

Deixar para realizar a manutenção apenas de forma corretiva, ou seja, quando o ar-condicionado começa a apresentar problemas ou falhas na execução de suas funções é um erro que muitos cometem. Esse não é o comportamento indicado, pois, quando os problemas estão aparentes, significa que o caso é um pouco mais grave e pode ser mais difícil, e caro, para solucionar.

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir na manutenção preventiva para seu ar-condicionado. Continue lendo e saiba todas as respostas.

Necessidade da manutenção preventiva

O objetivo principal da manutenção preventiva é garantir que o aparelho não apresente falhas inesperadas e que você não precise gastar com uma manutenção corretiva. Porém, um ar-condicionado quando não está funcionando corretamente pode apresentar riscos para sua saúde e da sua família.

Um aparelho desgastado pode consumir mais energia do que o necessário e diminuir a capacidade de circulação do ar. Durante a pandemia de Covid-19 ficou muito claro o papel do ar-condicionado para a circulação do ar em ambientes fechados e o fato de que ele pode fazer circular vírus e bactérias, deixando doentes aqueles em contato com aquele ar.

A manutenção preventiva é algo tão sério para aparelhos de ar-condicionado que desde 2018 há uma lei que obriga todos os prédios públicos e privados a realizar a manutenção periódica dos aparelhos. Além disso, os estabelecimentos devem ter um planejamento de manutenção e operação dos aparelhos. 

Essa lei procura reduzir os riscos à saúde das pessoas que frequentam ambientes climatizados, evitando problemas que podem ser causados por falta de manutenção preventiva, como gripes e alergias.

Quando realizar a manutenção preventiva?

Um grande empecilho para a realização de manutenções preventivas periódicas é o esquecimento. Portanto, anote os principais períodos na sua agenda.

Os filtros de ar devem ser limpos todos os meses e, caso sejam filtros descartáveis, devem ser trocados a cada três meses. Realize esse processo com muita atenção, pois é aqui que costumam se acumular vírus e bactérias.

A bandeja do condensador deve ser limpa mensalmente e o umidificador, a cada três meses. Lembrando que um umidificador sujo pode deixar o ar mais seco e causar irritações no nariz e na garganta. 

O ventilador deve ser limpo semanalmente, junto com as serpentinas de aquecimento e resfriamento e a mangueira de drenagem.

Na manutenção preventiva também são checados sensores de temperaturas, parafusos, bobinas, compressores, encaixes e contatos de cabos elétricos. Portanto, conte sempre com profissionais qualificados para realizar a manutenção preventiva do seu aparelho de ar-condicionado.

Limpeza superficial do ar-condicionado

Os donos podem ajudar no prolongamento da vida útil do aparelho de ar-condicionado realizando limpezas superficiais. Lembrando que essas limpezas não substituem a manutenção preventiva: ambas as atividades devem ser realizadas em conjunto. 

Com o aparelho desligado, retire o painel frontal e limpe com um pano seco. Retire o filtro e lave-o com água morna, sempre no sentido contrário da entrada de ar. Deixe o filtro secar completamente e coloque-o junto com o painel frontal, encaixando-os no aparelho.

Caso sinta alguma dificuldade nesse processo não hesite em contactar profissionais especializados de uma assistência técnica confiável para realização deste serviço, garantindo, assim, uma limpeza completa e eficiente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.