Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Qual é o objetivo no desenvolvimento das horas complementares?

Todo estudante de uma faculdade sabe da necessidade das horas complementares em sua formação acadêmica porque esse tipo de requisito é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

Por isso, logo ao chegar na sala de aula ele é informado com relação a essas exigências e a quantidade de horas que a instituição pede, dessa forma o estudante poderá melhor se programar para cumprir cada requisito.

Muitos estudantes buscam cursos para horas complementares para conseguir preencher essa real necessidade e a sua formação acadêmica. Então nos próximos parágrafos você verá com mais detalhes sobre este assunto.

Qual é o objetivo no desenvolvimento das horas complementares?

Essa pergunta é muito importante porque esse tipo de exigência ajuda o aluno a se desenvolver e ampliar os horizontes. Todo o estudante que deseja muito ter uma visão bem focada, gostará de fazer essas atividades.

Pode parecer um fardo em certas horas devido ao seu trabalho e outras coisas mais que ocupam o seu tempo fora da sala de aula, mas mesmo assim não deixam de ser boas.

Uma dica muito importante antes de começar a vê com mais detalhes o que preparamos para você é o seguinte, estando apertado ou não para cumprir as atividades, não busque deixar para a último semestre do curso, porque é possível que não consiga

O que são atividades complementares?

Como já foi dito,horas complementares são uma das grandes exigências do MEC, são atividades que a instituição exige do aluno, onde são feitas fora da classe de aula, sendo assim extraclasse.

Uma coisa importante que você deve ter em mente é que elas não são para alguns cursos apenas, mas para todos. Essa atividade ajuda o estudante a ter mais desenvoltura e  mais um aprendizado.

O bom é que o motivo das horas complementares é exatamente para ajudar o aluno em sua formação, dando a ele mais conhecimento e permitindo mais interação com o meio estudantil.

Como as atividades complementares ajudam muito no aprendizado do aluno, ela auxilia na questão prática permitindo que o estudante desenvolva mais habilidade e fique melhor preparado para o mercado de trabalho.

Embora a quantidade de horas que o estudante tem nas atividades extra classe são menores, elas são primordiais, porque sem isso  o estudante não tem como se formar.

Qual a importância das atividades complementares na formação superior?

As atividades complementares são muito importantes para que o desenvolvimento do aluno vá além de sua grade curricular, dessa forma ele terá mais acesso a conhecimento, assim ele poderá aprender algo que não seria passado dentro da sala de aula.

Isso quer dizer que o estudante pode até participar de horas complementares dentro de sua sala de aula, mas não necessariamente com professores do curso. Essa pode não ser uma prática de todos os docentes, mas alguns deles podem fazer

Esse agir pode acontecer quando um professor percebe que o outro faltou, e diz para aluno assistir na sala de aula alguma coisa ligado ao curso, aí ele contará aquilo com certas quantidades e de horas.

Tanto esse tipo de situação como a maioria das atividades que são extraclasse, oferecem ao aluno uma extensão de conhecimento em áreas que poderão agregar ao curso dele.

As cargas horárias normalmente são dadas pelos coordenadores e possui uma quantidade de horário específico, mas que o aluno poderá fazer de acordo com a organização do seu tempo. Veja em uma lista os objetivos das horas complementares:

  • É exigido pelo Ministério da Educação(MEC)
  • Sem cumprir as atividades você não poderá se formar
  • Tem o objetivo de fornecer mais conhecimento ao aluno
  • Objetiva ampliar sua visão além do curso que faz
  • O estudante terá mais entendimento das tarefas que vai realizar
  • Contribuir para que o estudante tenha maior habilidade, ajudando em seu futuro emprego.

Todo esse desenvolvimento te auxiliará muito em seu futuro promissor no trabalho, te ajudará a ser mais determinado, focado e compreender melhor a sua área de atuação e desenvolver uma carreira cheia de ideias e de ação prática.

Quais podem ser as atividades complementares?

As atividades complementares podem ser de vários tipos. O bom da grande variação de horas é que elas poderão se ajustar com o seu perfil, assim poderá agregar conhecimento relacionado ao seu curso.

Mas pode também fazer atividades que poderão agregar valor cultural, te abrindo o horizonte para certos tipos de atividades que te farão pensar fora de uma caixa, permitindo que você reflita de modo diferente com relação a determinado assunto.

Veja abaixo alguns tipos de horas complementares:

Curso de digitação: Um curso de digitação online está sendo muito bem requisitado, porque o aluno além de conseguir horas complementares para a sua formação, ele pode aprender como digitar mais rápido.

Qual a necessidade de aprender a digitar rápido? Pergunta boa, e resposta simples. Porque isso diminuirá o tempo de você fazer certos tipos de trabalhos acadêmicos e profissionais, sendo um curso que pesa bastante no currículo.

Ser voluntário numa ação social: Isso é muito importante devido ao valor social  e cultural que é proporcionado, ajudando o estudante a ter uma visão mais humanitária da vida, porque é muito comum ter algo mais voltado ao ganho financeiro.

Esse tipo de atividade não é difícil de conseguir, porque existem muitas ONGs precisando de algum voluntário. Dessa forma, você poderá encontrar ações sociais em na entrega de cestas básicas, visitas a creches, asilos, casas de repouso, escolas, hospitais e etc.

Cursos de idioma: Aqui você pode unir  útil com o agradável, porque além de ter horas complementares, você poderá atingir uma das grandes exigências do mercado, melhorando o seu currículo, principalmente no curso de inglês e espanhol.

Pesquisa: Fazer pesquisa científica ajudará muito você a se desenvolver, sendo mais do que horas complementares, mas um trabalho que poderá te ampliar as expectativas, mudando até o modo como antes via alguma coisa.

Últimas considerações

Diante disso, ter horas complementares é muito importante não somente por ser uma exigência do MEC mas por ajudar o aluno a ter mais conhecimento e melhor visão do que de fato é ter formação acadêmica.

Você certamente percebeu a importância das horas complementares na vida acadêmica e como isso contribuirá para ampliar o seu conhecimento além do curso que decidiu fazer.

E aí, gostou desse artigo? Então busque fazer um curso online com certificado, tudo isso será bom durante e depois de terminar a faculdade. Invista já e tenha sucesso em sua carreira.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.