Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Por que a Bahia é considerada a terra-mãe do Brasil?

A Bahia tem muito a nos oferecer, tanto em lindas paisagens quanto em conhecimento histórico.

Já pensou em viajar para a Bahia? Considerada um dos lugares mais lindos do país, o estado encanta seus turistas com suas belíssimas paisagens e seu povo acolhedor. Quem já visitou a Bahia certamente se encantou com o que viu e, com certeza, recomenda a viagem para quem busca tranquilidade, descanso e, ao mesmo tempo, diversão e animação. 

A Bahia é considerada a terra-mãe do Brasil, mas você sabe por que ela recebe esse título? Continue a leitura deste artigo para entender a importância do estado na história dos brasileiros.

Por que a Bahia é considerada a terra-mãe do Brasil?

Com a história do Brasil começa a da Bahia. Isso porque em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e suas caravelas aportaram no litoral do estado. Foi nesse momento — como todos sabem — que o Brasil foi povoado pelos europeus.

As primeiras colônias europeias foram fundadas em 1503, em Caravelas e Porto Seguro — hoje, na entrada desta última cidade existe um lembrete: “o Brasil começa aqui”. Afinal, foi ali que a história do nosso país começou a ser escrita.

Salvador se tornou a primeira capital do Brasil em 1548, fazendo da Bahia a capital real. É muita história para contar, mas é essencial destacar que a Bahia foi palco das mais importantes decisões do futuro do nosso país. Alvo de invasões, conflitos e revoltas desde o início de sua descoberta, o estado tem um papel fundamental na história de todos os brasileiros.

Hoje, a Bahia é um dos estados mais ricos do Brasil, ocupando a sexta posição no ranking. Sua cultura carrega história por meio da culinária, da música e de seus ritmos.

Por que você deve viajar para Bahia?

Rica em belezas naturais e história, a Bahia é um excelente lugar para viajar com a família e os amigos. A cultura desse estado é uma das mais diversificadas e ricas do país e, por essa razão, ao visitá-lo, você precisa conhecer os lugares que marcaram sua história. Veja quais são os principais:

Igreja do Bonfim

A mais famosa de Salvador, a Igreja do Bonfim é muito tradicional. Sua construção terminou em 1772 e conta com uma fachada coberta de azulejos portugueses do século XIX. Na parte interior da igreja, é possível observar uma decoração neoclássica com painéis da sacristia e uma imagem de Cristo — que foi trazida para o Brasil de Portugal no século XVIII — no altar-mor.

Lá, você encontra também as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, tradição de mais de 200 anos. A missa mais famosa da igreja acontece na última sexta-feira do ano para celebrar a chamada Sexta da Gratidão. Muitos fiéis e até mesmo turistas participam dessa missa, considerada muito importante para os baianos.

Farol da Barra

Também conhecido como Farol de Santo Antônio, o Farol da Barra teve sua construção concluída em 1698, mas as visitas a esse monumento histórico só foram liberadas em maio de 2011.

No Farol da Barra, você conhecerá o maquinário francês com mais de 120 anos, que permanece sempre ligado, acendendo sua luz ao pôr do sol e desligando ao amanhecer. Ao chegar no alto do farol, você terá uma vista de tirar o fôlego: poderá contemplar a beleza do Oceano Atlântico e da Baía de Todos-os-Santos.

Catedral Basílica

Construída entre 1657 e 1672 pelo jesuítas, a Catedral Basílica conta com os mais variados altares, como o neoclássico e o barroco. Considerada uma das construções sacras mais importantes do Brasil Colonial, a Catedral Basílica é testemunha da história do país e do catolicismo.

O acervo do templo tem um valor inestimável, que conta com móveis de jacarandá, telas de vários autores seiscentistas e outros objetos sacros em prata e ouro — apenas em seus 13 altares foram usados em torno de 50 mil folhas de ouro e 5 mil de prata.

Viajar para a Bahia é conhecer um pouco mais da nossa história e, de quebra, você ainda pode desfrutar praias paradisíacas e colecionar memórias para o resto da vida. Curta momentos de lazer e descanso e aproveite para enriquecer mais o seu conhecimento histórico sobre o Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.