Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Códigos Blog

O que são fundos de investimento?

Conheça as principais características e entenda como funcionam os fundos de investimento.

A diversificação de investimentos é uma premissa básica para obter a maior rentabilidade possível e diminuir os riscos dos investimentos. Uma boa alternativa para a diversificação são os fundos de investimento, que disponibilizam opções para qualquer perfil de investidor no mercado. 

Existem fundos de investimentos focados em renda fixa ou em ações, por exemplo. O que não faltam são opções para investir. Os fundos são investimentos semelhantes na forma de obter rendimento, mas que funcionam de forma diferente em relação a outros tipos de investimentos. 

O que é um fundo de investimento? Como os fundos de investimentos funcionam? 

Um fundo de investimento é composto por ativos de diversos tipos e gera rendimento com o passar do tempo para os investidores. A principal diferença é que eles são um modelo de investimento coletivo e não individual, como a maioria dos investimentos. 

Os fundos são administrados por uma gestora, que compõe os ativos do fundo com base na proposta e no tipo do fundo. O gestor tem a liberdade de escolher os investimentos que compõem o fundo, sempre visando obter a maior rentabilidade possível. 

Para investir no fundo de investimento, o investidor deve acessar o ambiente de investimentos do seu banco ou então criar uma conta em uma corretora de valores. Os fundos são distribuídos por cotas. Ao comprar uma cota, o investidor se torna um cotista do fundo. 

Ao se tornar cotista, ele passa a receber uma rentabilidade conforme os rendimentos do fundo naquele período. Todas as cotas custam o mesmo valor para todos, o que difere os rendimentos de cada investidor é o número de cotas comprado por cada um. 

Qual é a estrutura de um fundo de investimento? 

A operação de um fundo de investimento é complexa, contando com diversas pessoas por trás do investimento para rentabilizar o fundo. Confira a estrutura abaixo:

  • Gestor – Responsável por decidir os títulos que são comprados e vendidos, definindo a composição do fundo; 
  • Administrador – Responsável por gerenciar as cotas do fundo; 
  • Custodiante – Empresa que guarda os ativos do fundo, trazendo segurança para o fundo de investimento; 
  • Auditor – Empresa responsável por analisar as finanças do fundo e garantir que tudo está na legalidade; 
  • Distribuidor – Entidade responsável por lidar com bancos e corretoras de valores que ofertam o fundo para seus clientes. 

Quais são os tipos de fundos de investimentos? 

Existem diversos tipos de fundos de investimento disponíveis no mercado. Confira os principais tipos abaixo:

  • Fundos de ações – Composto em sua maioria por ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores; 
  • Fundos cambiais – Composto por, pelo menos, 80% de ativos relacionados ao câmbio de moedas estrangeiras como o dólar e o euro; 
  • Fundos de renda fixa – Composto em sua maioria por ativos de renda fixa; 
  • FII (fundos imobiliários) – Compostos por ativos do setor de empreendimentos imobiliários; 
  • Fundos multimercado – Compostos por ativos de diversos tipos, sem focar em nenhum mercado específico. 

Quais são as principais taxas e tributos dos fundos de investimentos? 

Por ter uma operação bastante complexa, existem alguns custos embutidos nos fundos de investimento. Conheça os principais abaixo:

  • Taxa de administração – taxa cobrada em percentual anual, cobre os custos de operação do fundo de investimento; 
  • Taxa de performance – taxa paga pelos cotistas quando o fundo alcança um rendimento maior do que o esperado, superando seu índice de referência; 
  • Taxa de saída – taxa cobrada na hora do resgate do investimento. 

A tributação de imposto de renda (IR) varia conforme o tipo de fundo de investimento. Em fundos multimercado e de renda fixa, a tributação de IR é progressiva, variando entre 15% e 22,5%. Já em fundos de ações, a tributação é fixa de 15% sobre o lucro do período. 

Deu para entender como os fundos de investimento funcionam? Este investimento é bem versátil. É possível encontrar opções para investir, independente do seu perfil de investidor.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.