Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Confira a importância das palavras-chave Long Tail

As palavras-chaves long tail são aquelas que determinam uma maior similaridade ao que um cliente pode estar procurando na internet, indo à fundo no que uma empresa oferece e fazendo com que a conexão entre ambos os lados seja cada vez mais específica.

Diferentes de formas tradicionais de otimização por palavras dentro de plataformas, essa técnica consegue trazer maiores vantagens em menor tempo de utilização das mesmas.

Por essas e outras, é uma opção cada vez mais vista dentro de sites de vendas de instalação eletrica de ar condicionado split ou qualquer outro tipo de serviço ou produto que pertença a um nicho ou até mesmo local com atuação delimitada, específica ao cliente.

Dito isto, otimizar a sua empresa em relação a esse tipo de palavra-chave não é nada complicado, basta seguir algumas especificações e compreensões que levem a essa determinação.

Portanto, no artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre esse ponto, trazendo ainda uma descrição maior sobre o significado das palavras long tail.

Além de que forma elas podem trazer benefícios essenciais para empresas como lojas de bloco de notas personalizado.

O que são as palavras-chaves long tail?

A concorrência em meio às vendas tem sido cada vez mais impactante dentro do mercado. 

Em relação às vendas online, isso não fica para trás, tendo em vista a atual quantidade de e-commerces espalhados em um país ou localidade específica, ampliando a concorrência.

Entretanto, por meio da otimização desses sites tudo vem se tornando muito mais diferenciado, principalmente, para empresas que investem nisso, e acabam se destacando.

Uma boa prática é aquela relacionada à otimização de palavras-chaves de uma empresa, algo que está incluído dentro da técnica de Search Engine Optimization (SEO). 

Essa ação é uma conexão entre o que as pessoas buscam e o que uma empresa pode oferecer.

Por exemplo, uma loja online de sacola de kraft pode otimizar títulos e descrições do seu site com palavras que remetam a sacolas e plástico.

Isso vai permitir sempre que alguém for procurar pela compra desse produto, com essas características, o site da loja se una a tantos outros que fazem esse tipo de serviço, sendo então opções interessantes, que ficam à critério do próprio consumidor.

Essa forma de relevância dentro do ambiente online é permitida pelas palavras-chaves, mas melhorada com muitas outras técnicas de otimização, que envolvem diferentes conceitos.

Porém, no geral, é possível que uma loja de camisa social personalizada consiga se sobressair a uma outra apenas por oferecer à plataforma de buscar aquilo que esta entende como relevante, dando então prioridade máxima a essa e outras plataformas na web.

Em relação às palavras-chaves, que trabalham em meio a esse conceito, podemos dizer que existem as convencionais, que exibem pontos de uma empresa, e as long tail.

Long tail, que em tradução para o português remete a uma cauda longa, nada mais é do que uma estratégia de otimização de SEO onde um negócio passa a ressaltar pontos de especificação de sua atuação, evitando cair em um ambiente com ampla concorrência.

Por exemplo, se um espaço de curso de violão iniciante trabalha uma otimização convencional de palavras-chaves com “curso” ou “violão”, com a long tail as expressões utilizadas para serem encontradas por pessoas online são muito mais específicas, como:

  • Curso de violão na cidade X;
  • Violão para iniciantes no bairro Y;
  • Iniciantes com violão tradicional;
  • Curso de música dentro do shopping Z.

Com esses exemplos vemos que a atuação da empresa é mostrada com especificações significativas, saindo de um modo tradicional de palavras e entrando em algo mais certo.

As long tail são utilizadas, principalmente, para mostrar uma maior proximidade com o que a empresa oferece, evitando de fazer com que esta caia em uma generalização da área, agregando cada vez mais particularidades que se sobressaiam dentro das pesquisas.

Pensar dessa forma se torna muito mais interessante quando vemos a quantidade de possíveis concorrentes que uma empresa pode ter dentro da própria internet.

Dessa maneira, quanto mais específico, e alinhado ao que o cliente mais procura, mais chances seu negócio de brindes sustentáveis tem de dar certo e atingir pontos essenciais de qualidade dentro da empresa, como lucratividade, popularidade e geração de tráfego.

De que forma elas são mais vantajosas?

O primeiro ponto que pode ser analisado em relação à vantagem do uso das long tail são as diferenças de valores entre essas palavras e aquelas tidas como tradicionais, que mostram representações de áreas de trabalho, como lojas de fachada de loja de roupas

Para que haja a otimização de palavras-chaves para otimização, principalmente, em relação à otimização de sites e anúncios pelo Google, é preciso que aconteça uma compra.

Esta, que mais se parece com um aluguel de palavras, possibilita a empresa fazer a otimização própria de sua empresa, aparecendo em meio  às buscas de pessoas que procuram por um serviço ou produto que elas oferecem dentro da internet.

O valor dessas palavras varia, principalmente, com sua popularidade e quantidade de utilização. 

Sendo assim, as principais palavras tidas como mais utilitárias certamente são as que representam uma área ou segmento de atuação, como empresa de motoboy.

No entanto, a long tail, por especificar um nicho de atuação, acaba saindo muito mais barata, agregando qualidade nos investimentos feitos pelas equipes do negócio.

Em seguida, e por conta dessa quantidade de especificação, ocorre que o encontro pelos clientes ideais passa a ser muito mais rápido do que seria sem esse uso. 

Afinal, a empresa está colocando uma conexão muito mais prática entre produto ou serviço, e comprador.

Sem essa possibilidade as pessoas teriam maior dificuldade para encontrar aquilo que precisam, ou cairiam em páginas muito mais generalizadas do que as de long tail.

Em compensação, os resultados, principalmente, relacionados à venda e ao tráfego passam a ser mais significativos, e também virão dentro de um tempo interessante para uma empresa. Isso acontece justamente pelo encontro cada vez mais prático.

A concorrência, então, acaba sendo cada vez menor, ainda mais com especificações de produtos e serviços que raramente poderão ser encontradas em outros lugares, senão em sua empresa. Por isso é tão importante saber trabalhar bem as palavras long tail.

Como colocar em prática no seu site?

Abaixo vamos conhecer algumas das melhores maneiras de começar a trabalhar a otimização de palavras-chaves long tail dentro do seu site.

De modo a trazer os melhores benefícios, além do crescimento claro do seu negócio em meio aos buscadores.

Estudar os nichos de atuação

A principal especificação das palavras-chaves long tail é justamente a adequação entre nichos de uma empresa ou da atuação da mesma. 

A generalização e grupos maiores que representam um negócio não são vistos como os melhores caminhos para isso.

Dessa maneira, se faz essencial estudar a atuação da sua empresa, conseguindo chegar em particularidades do seu serviço que possam ser requisitados por seus clientes.

Entender as especificações de clientes

Entender bem as especificações dos clientes e usuários online se faz mais do que obrigatório na construção de uma otimização com as palavras-chaves long tail. 

Isso porque, ter isso em mente consegue determinar certos passos nas especificações.

Por exemplo, se uma pessoa procura por uma agência de viagens, é interessante entender que ela deseja algo mais específico, como ajuda com passagens e vistos.

Ao entender cada passo que ela dará antes, durante e depois de encontrar um serviço pode ajudar a entregar uma informação e uma delimitação de atuação cada vez mais clara.

Fazer uma boa otimização

Para concluir a boa utilização de palavras-chaves, nada melhor do que saber utilizar bem essas escolhas dentro de um site, seja em meio às principais mídias da página, em descrições de produtos e serviços, textos de blog, programação e até no próprio domínio.

O ideal nesse sentido é fazer com que o usuário online encontre aquilo que você entrega. E para isso, nada melhor do que se conectar aos buscadores por meio de diferentes pontos.

Só dessa maneira será possível fazer com que as palavras específicas funcionem, trazendo maior interesse do público para o que sua empresa está trabalhando.

Considerações finais 

Em resumo, as palavras-chaves long tail são aquelas que saem de generalizações próprias de áreas de atuação de uma empresa ou até mesmo segmento de trabalho.

Além de incluir especificações que podem facilitar o encontro por clientes ideais e pessoas de um nicho.

Além de ser uma otimização muito mais barata e prática, agrega resultados relacionados ao tráfego e às vendas com muito mais exatidão, qualidade e quantidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.