Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Quais são as diferenças entre condicionador e massa capilar?

Se você adora ficar antenada nas últimas novidades do mercado cosmético, conheça as diferenças entre esses produtos e qual é o melhor momento para usá-los.

Os cuidados com a saúde não incluem apenas a dieta, a prática de exercícios físicos e uma boa rotina de sono. A higiene pessoal, a manutenção do bom estado da pele e do cabelo também são importantes (e podem indicar a ocorrência de problemas quando não se encontram em boas condições).

De acordo com dados da Euromonitor International, o mercado de hair care brasileiro cresceu 4,6% em 2020, atingindo um impressionante faturamento total de  R$ 23,175 bilhões. 

Sendo um dos maiores e mais promissores do mundo, os consumidores brasileiros dispõem de diversos produtos para cabelo para garantir a saúde dos fios e do couro capilar. Se você ainda não sabe bem a diferença entre o condicionador e a massa capilar, confira nossas dicas.

Funções

A principal dúvida envolvendo esses produtos é: a máscara capilar pode substituir o condicionador? A pergunta divide opiniões, incluindo de profissionais que trabalham no ramo. Alguns afirmam que sim, enquanto outros afirmam que cada um desses produtos deve ser utilizado em momentos diferentes.

É importante ter em mente que o condicionador é o produto que deve ser utilizado logo após o shampoo (cuja função é higienizar e eliminar gorduras do couro cabeludo, abrindo as cutículas de cada fio para que eles recebam tratamento). 

O condicionador também é importante para dar uma boa hidratação externa para os fios, deixando-os mais macios para serem penteados. Isso acontece porque o condicionador possui cargas elétricas positivas que reagem com as cargas negativas do shampoo, produzindo a maciez após a lavagem com ambos produtos.

Já a máscara não garante só uma hidratação externa, mas também interna, e é responsável por nutrir os fios com nutrientes como a queratina — proteína constituída produzida por animais para proteger e conferir resistência a algumas partes do nosso corpo, especialmente o cabelo. Essa substância é responsável por nada menos do que 90% dos folículos capilares, sendo essencial para manter a elasticidade dos fios.

Diferenças

O mais recomendado é utilizar o condicionador nas lavagens rápidas e diárias. Sabe aquele banho rápido antes de ir para o trabalho? Além de desfazer nós, esse produto é ótimo para fechar as cutículas do fio (abertas pelo shampoo) e é rápido para aplicar: basta passá-lo pelo cabelo (exceto a raiz) e enxaguá-lo para que os fios fiquem bem soltos. 

O número de aplicações de condicionador depende da quantidade de vezes que você lava a cabeça durante a semana. Como ocorre com cuidados de outras áreas do corpo, é importante verificar a quantidade ideal, já que o excesso de condicionador no couro cabeludo pode gerar problemas como caspas.

Já a máscara é recomendada para quem está a fim de dedicar mais tempo para cuidar do cabelo e/ou está com os fios bastante danificados e ressecados. A máscara tem um impacto mais intenso, por isso, só deve ser aplicada uma vez por semana. Caso contrário, ela pode prejudicar o cabelo, deixando-o desnutrido e seco.

Além de hidratar, a máscara reconstrói os fios maltratados pela química (presente em tinturas, por exemplo). Também é recomendado aplicá-la após descolorir o cabelo ou fazer alisamento. 

Enquanto o condicionador é voltado para ajudar a desembaraçar os fios, equilibrar o pH deles e os protege da ação do vento, sol e poluição, a máscara ajuda a reconstruir a textura dos fios e fornece para eles brilho, nutrição e força. 

Outra dica simples para diferenciá-los é a consistência: o condicionador é mais fluido enquanto a máscara é mais grossa. O que ambos possuem em comum é a sua capacidade de selar as escamas dos fios.

Por fim, uma dica simples e importante é: na hora de escolher a máscara ou o condicionador, escolha o modelo voltado para o seu tipo de cabelo e as necessidades que ele apresenta no momento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.