Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Londrina mostra a importância da internet 5G para o Agronegócio

Após a instalação de uma antena com a tecnologia 5G, ouve a demonstração do que a conectividade trás de benfeitoria ao campo, isso por um projeto de uso experimental 

A tecnologia está presente em todos os lugares e isso ninguém pode negar, entretanto em algumas áreas do mercado, notamos certa dificuldade em aceitar essa evolução, algo que só na prática é possível ver. 

Segundo informações de um grande portal da região, na última quarta-feira (12/08) em Londrina, ocorreram novas demonstrações de conectividade no agronegócio, através de um projeto-piloto. 

O projeto instalou uma antena de transmissão 5G (a internet mais rápida disponível hoje, que aos poucos vem chegando no brasil), isso em uma área rural, tudo com a intenção de mostrar a importância do Agronegócio estar conectado. 

Já é a terceira antena instalada e vem trazendo maior agilidade para processos que a área rural necessita e até mesmo para utilizações de laser. 

Fábio Faria, atual ministro das Comunicações se mostrou animado com esse projeto-piloto, ao menos foi o que deixou claro em sua fala… 

“Desde a lavoura, da plantação, para entrar no caminhão, a gente vai conectar 48 mil quilômetros de rodovias federais para se conectar com o porto, se conectar com o aeroporto. Então, todo produto vai estar conectado. Vamos ter economicidade, gastar muito menos com fertilizante. Vai ser um aumento muito grande dos ganhos com o agronegócio”. 

Um mercado lucrativo 

Atualmente a internet em áreas rurais se mostra bem precária e limitada, entretanto identificando a necessidade no agro, faz com quem empresas já olhem com outros olhos para essa parcela do mercado. 

Em Londrina, empresas como a Nokia, Sercomtel e a Embrapa Soja já se mostram olhando para esse mercado, participando da homologação do sinal. Com todas entrando nesse mercado, podemos esperar uma grande evolução em um curto espaço de tempo, isso com um valor mais atrativo para o consumidor. 

A importância da conectividade na área rural 

Muitos certamente estão se questionando para o que um trabalhador rural utilizaria internet de alta velocidade, mas a resposta é mais clara do que parece. 

Com a evolução da tecnologia, tudo hoje se mostra conectado e no campo não é diferente. Com uma conexão de alta velocidade, será possível ver um aumento no uso de inteligência artificial para cuidar de todo o gado, por exemplo. 

Além disso é possível usar o chamado Gado Digital, uma das demonstrações feitas durante o projeto-piloto, que consiste em uma espécie de brinco acoplada ao animal, garantindo verificação em tempo real de onde está cada animal pertencente aquela fazenda. 

Até mesmo o controle remoto de grandes máquinas agrícolas será possível, algo que não ocorre com facilidade hoje em dia. 

As inovações são inúmeras e só podemos ver na prática, realmente quando essa tecnologia se mostra presente no dia a dia, momento que virá algo comum. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.