Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Conheça o I-SFB, ferramenta da Febraban para entender sua saúde financeira

Federação lança ferramenta gratuita que ajuda o consumidor a entender e melhorar a sua saúde financeira 

Manter as contas em dia e garantir a saúde financeira é um desafio para muitos brasileiros. Antes de obter crédito em uma instituição é importante que a pessoa entenda suas finanças pessoais, os pontos fracos do seu orçamento e as melhorias que podem ser implementadas em sua rotina.

A educação financeira é um tema que impacta diretamente na qualidade de vida dos consumidores. Independentemente da renda, é fundamental saber como gastar de forma consciente, aplicando boas estratégias na gestão dos gastos pessoais e familiares. E é neste ponto que entra a ferramenta diagnóstica criada pela Febraban em parceria com o Banco Central.

Dados sobre a saúde financeira dos brasileiros

Antes de conhecer a ferramenta é interessante buscar entender melhor o motivo pelo qual ela foi criada e quais foram as informações que deram suporte para o seu desenvolvimento.

De acordo com dados levantados pela Febraban, 69,4% dos brasileiros possuem gastos iguais ou superiores aos seus ganhos. Isso significa um orçamento justo, no qual ao final do mês não sobram recursos financeiros.

Outro dado interessante aponta que apenas 34,1% das pessoas entrevistadas se sentem confortáveis e capazes de reconhecer uma boa alternativa de investimento. Somado a isso, 62% entendem que a forma como se relacionam com o dinheiro não permite com que aproveitem a vida.

Esses dados foram utilizados como base para desenvolvimento da ferramenta e trazem informações relevantes acerca de educação financeira, dificuldades, desafios e oportunidades que os brasileiros deixam de aproveitar em função da dificuldade de gerir suas contas. 

 

O que é o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro?

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desenvolveu, em parceria com o Banco Central do Brasil, o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/Febraban). Trata-se de uma ferramenta que permite realizar o diagnóstico da saúde financeira ao longo de um determinado período.

A ferramenta permite ainda fazer comparações com a média nacional, ajuda a identificar as vulnerabilidades e aponta como aprimorar os pontos fracos por meio da educação financeira.

O mecanismo é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no site índice.febraban.org.br.

Como funciona o I-SFB Febraban?

A ferramenta é intuitiva e de fácil utilização. O interessado precisa acessar o site do índice, respondendo 15 questões relacionadas aos seus hábitos financeiros.

A partir dessas respostas, o índice calcula um resultado com escala que varia de 0 a 100 pontos. A pontuação é dividida em sete faixas vinculadas ao nível de saúde financeira:

  1. ótima;
  2. muito boa;
  3. boa;
  4. ok;
  5. baixa;
  6. muito baixa; e,
  7. ruim.

De acordo com o Banco Central, o índice auxiliará o cidadão a entender qual é a sua situação e quais os pontos que precisam ser melhorados na gestão das finanças pessoais, além de ajudá-lo a acompanhar a evolução da saúde financeira.

Como a ferramenta foi desenvolvida

A I-SFB Febraban foi criada seguindo várias etapas, como a avaliação de protocolos internacionais sobre o assunto e a realização de pesquisas com o objetivo de coletar dados e realizar uma pesquisa em grande escala que permitisse criar um modelo alinhado à realidade do país.

De acordo com informações dos órgãos responsáveis pelo seu desenvolvimento, foram entrevistadas mais de 5.200 pessoas de diferentes classes, regiões e faixas etárias. 

Essa pesquisa permitiu identificar que o brasileiro, em média, alcança uma pontuação 57, o que significa que consegue ter uma vida financeira equilibrada mas com uma margem muito pequena para erros.

A importância da I-SFB

Além de ajudar o cidadão, a I-SFB permitirá que órgãos públicos tenham acesso a dados úteis, que serão direcionados para setores estratégicos visando desenvolver políticas públicas vinculadas à educação financeira e até mesmo ao sistema financeiro brasileiro.

Isso significa, por exemplo, criar e oferecer produtos bancários adequados às necessidades e a realidade dos brasileiros.

Qual a relação entre a I-SFB e a Plataforma Meu Bolso em Dia?

A I-SFB tem um propósito específico, de ajudar o cidadão a conhecer as suas finanças e entender pontos de melhoria no orçamento pessoal. Como destacado, sua funcionalidade está vinculada também à captação de informações para uso de órgãos públicos, visando desenvolver políticas públicas voltadas às necessidades da população.

O I-SFB também será utilizado como subsídio para desenvolvimento da Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia, que deve ser lançada no segundo semestre de 2021.

Esta plataforma, também gratuita, deve oferecer aos usuários ações de educação financeira personalizadas de acordo com o diagnóstico realizado pela I-SFB.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.