Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Sem categoria

Confira 5 benefícios de um coworking

O coworking é uma ótima opção para quem está começando um negócio, visto que uma das principais preocupações nesse momento é um investimento necessário para comprar ou alugar um espaço de trabalho.

Os profissionais precisam trabalhar em um ambiente bem localizado, agradável e bem estruturado para receber os clientes, mas tudo isso pode custar muito dinheiro, que muitos não planejaram investir.

Diversas pessoas que começam seu empreendimento em casa, começam a atuar no formato home office, entretanto, essa modalidade pode afetar a produtividade.

Além disso, também existem os funcionários de empresas que só atuam com o teletrabalho. Quem está acostumado com o ambiente corporativo pode sentir dificuldades em se adaptar a outros formatos.

Quando isso acontece, uma das melhores opções é investir em um coworking, onde além de ter acesso há uma estrutura profissional, você ainda tem a possibilidade de conviver e compartilhar experiências com outras pessoas.

Ele surgiu para suprir as necessidades de muitos empreendedores e profissionais, e traz consigo muitas vantagens.

Pensando nisso, neste artigo, vamos definir o conceito de trabalho compartilhado, mostrar porque ele vem ganhando popularidade e quais são os seus principais benefícios. Acompanhe a leitura!

O conceito de coworking

O coworking nada mais é do que um espaço físico que pode ser compartilhado por vários profissionais, empresas e empreendedores.

Também conhecido como trabalho compartilhado, nele você vai dividir com outras pessoas despesas gerais, como:

  • Luz;
  • Aluguel;
  • Água;
  • Internet.

O escritório de um fabricante de detergente máquina lava louças, ao alocar seus colaboradores em um espaço coworking, vai possibilitar que esses profissionais dividam áreas em comum com outros indivíduos.

Eles terão acesso ao mesmo refeitório, auditório, recepção, entre outros, e poderão trocar ideias entre si para ampliar ainda mais sua rede de relacionamentos.

O funcionamento do espaço de trabalho compartilhado é muito simples, do qual o profissional aluga uma estação de trabalho, que atende às suas necessidades e tem acesso a serviços e facilidades, com uma estrutura física adequada e sala de reunião.

É possível encontrar planos por hora, por mês e até anuais, para atender as demandas específicas de cada profissional.

Esse tipo de negócio surgiu no final dos anos 1990, pelo designer de games conhecido como Bernie de Koven, que queria conhecer o funcionamento do trabalho online.

Anos mais tarde, nos Estados Unidos, dois empreendedores investiram na ideia de compartilhar um espaço, que seria usado por eles e outros profissionais. O empreendimento ficou conhecido como Hat Factory.

Não demorou muito para que o negócio se espalhasse pelo mundo e se transformasse na tendência de mercado que é atualmente.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa, o coworking cresceu 568% no Brasil, entre os anos de 2015 a 2019. O primeiro deles surgiu em São Paulo, em 2007, e hoje é possível contar com vários em todo o país.

Toda empresa, como no caso de um fabricante de organizador de maquiagem de acrílico, pode usufruir de um coworking. Não existe limitação para o tipo de atividade realizada, entretanto, ele é mais popular entre alguns tipos de negócio.

Nesses espaços, é muito comum vermos a atuação de profissionais de TI, comunicação, advogados, arquitetos, contadores, designers, engenheiros, profissionais de marketing, dentre outros.

Você pode buscar esses locais de trabalho compartilhados que centralizam empresas da mesma área para somar forças, ou optar por aqueles que reúnem áreas distintas, para que seja possível compartilhar serviços.

Por que o coworking está se popularizando?

Por meio do coworking, os profissionais conseguem poupar tempo e evitar dor de cabeça, comuns quando compramos ou alugamos um imóvel comercial.

Você só precisa escolher o tipo de plano que combina melhor com as suas necessidades, a partir disso, despesas como conta de água, telefone, manutenção do imóvel, energia, equipamentos e materiais e internet estão inclusos no pagamento.

A sala privativa coworking também está se popularizando porque as empresas não precisam se preocupar com burocracias, como alvarás e taxas, bem como a contratação de profissionais como recepcionistas e seguranças.

Ademais, ao realizar suas atividades em um espaço compartilhado, o seu desenvolvimento como profissional, assim como seu desempenho, serão muito beneficiados.

Por meio do contato com outros profissionais, você cria o seu networking, trazendo oportunidades de negócios e aumentando a sua perspectiva de crescimento.

Se você calcular tudo que precisa investir para ter o seu próprio escritório, vai perceber que, sem dúvidas, o coworking é a sua melhor opção.

Ele vai evitar dores de cabeça, procedimentos, investimentos pesados, e ainda vai te dar a oportunidade de fazer novos amigos e ampliar a sua rede de relacionamentos profissionais.

Tudo isso dentro de um ambiente descontraído e com um clima muito melhor do que aquele que vemos na maioria das empresas.

Assim, toda a equipe do escritório de uma empresa de serviços de cabeamento estruturado vai melhorar o seu desempenho e produtividade.

O único ponto que é necessário considerar é manter o foco, o resto, fica por conta das inúmeras vantagens trazidas por esse tipo de ambiente de trabalho, que ficarão mais claras a seguir.

Vantagens de trabalhar nesse tipo de espaço

Esse formato de trabalho pode ser muito útil para uma organização e para os profissionais, uma vez que dentro dele é possível compartilhar ideias e unificar diferentes especializações. Além disso, ele traz vantagens como:

1. Você vai se sentir mais relaxado em casa

Você sabia que 60% dos coworkers declararam que se sentem muito mais relaxados quando estão em casa? Isso acontece porque quando você faz home office, sua casa é também o seu local de trabalho.

Mas, ao trabalhar em um coworking, você vai se sentir em um ambiente mais profissional, como acontece dentro de uma gráfica de impressão digital camiseta.

Quando chega em casa, o trabalho fica no trabalho e a sua casa volta a ser um verdadeiro lar. Portanto, você consegue se desligar totalmente das suas tarefas profissionais e descansar.

O coworking atende às necessidades dos trabalhos a distância, isso ajuda a melhorar a relação entre o profissional e suas atividades diárias, e a tornar o ambiente de descanso mais aconchegante.

2. Completar as tarefas no prazo combinado

Muitas tarefas têm um prazo que precisa ser respeitado, e trabalhando em casa, pode ser difícil alcançá-lo. O cumprimento dos prazos pode ser ainda mais difícil se você resolver trabalhar em um local público, como uma praça de alimentação do shopping.

No caso do coworking, essa situação muda totalmente, pois você estará com pessoas que têm o mesmo objetivo: trabalhar.

Além das ferramentas de trabalho, como um notebook novo, a energia e as distrações ao nosso redor podem influenciar diretamente no nosso ritmo, produtividade e disposição.

3. Melhora o foco

Se você perguntar para qualquer pessoa que já trabalhou em um espaço compartilhado, como é a energia do local, vai ouvir muitos elogios.

O clima de determinação e inovação é contagiante, o que acaba por influenciar o seu foco. Podemos comparar essa situação com fazer atividades físicas em uma academia ou em casa.

Ou seja, existe uma grande diferença quando você tem a presença de outros profissionais ao seu redor. Um incentiva o outro, mesmo quando os objetivos são diferentes, o que ajuda a conquistar melhores resultados.

4. Mais saúde disposição

Se você pegar um folder promocional dizendo que trabalhar em um coworking é mais saudável, pode acreditar.

Os escritórios tradicionais costumam ser ambientes extremamente estressantes, e os locais compartilhados trazem uma nova proposta.

Neles, o ritmo é mais leve e você pode trabalhar em vários horários diferentes, visto que existem espaços que funcionam 24 horas.

Isso leva o profissional a se sentir mais disposto e saudável, o que acaba por beneficiar a sua produtividade. Pensando por esse lado, podemos dizer que o coworking também é sinônimo de qualidade de vida.

5. Aumento dos ganhos

Dois pontos podem levar um profissional a ganhar mais dinheiro, depois que ele começa a trabalhar em um espaço compartilhado.

Uma delas é que o networking traz novas possibilidades de negócios e, além disso, pelo fato de a sua produtividade aumentar consideravelmente, é possível atender a novas demandas de trabalho.

Conclusão

Todo tipo de empresa, como uma de serviço de entrega motoboy, pode optar por trabalhar em um coworking.

Esses espaços de trabalho possuem uma estrutura diferenciada, moderna e projetada para o bem-estar dos profissionais e para aprimorar a capacidade e a produtividade deles.

Também é a oportunidade de se inserir em um ambiente profissional, sem que para isso você precise fazer altos investimentos, para montar um escritório que atenda às necessidades do seu dia a dia.

O coworking é ideal tanto para quem está começando uma empresa, quanto para as organizações que já estão em atividade e para os profissionais que precisam de um ambiente adequado para trabalhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.