Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Como funcionam simulados para concursos?

As provas simulam o ambiente real do concurso, como um preparo para os concurseiros.

Todos os anos, são anunciados vários concursos de diferentes órgãos, como  concurso Sefaz e outros estaduais, municipais ou federais, que podem ser prestados por quem deseja entrar na carreira pública. Há opções para nível superior e médio, sendo vistos como uma forma de estabilidade profissional.

Normalmente, o concurseiro começa a se preparar cedo, mesmo quando muitos dos conteúdos cobrados foram vistos na graduação ou no ensino médio. Entre os preparativos, estão os simulados. Mas, afinal, o que são, como funcionam e por que são tão importantes? Confira!

O que é um simulado?

Um simulado é uma prova sem nota na qual é possível testar seus conhecimentos. Nele, estão reunidas questões cobradas em concursos públicos anteriores. O teste pode ser feito em casa ou em um curso preparatório. Além das questões conteudistas, em si, é importante simular outros fatores, como o tempo de duração da prova e não consultar seus materiais.

Como funciona um simulado?

O funcionamento de um simulado não tem muito segredo. Quando você frequenta algum cursinho, provavelmente vai lidar com esse tipo de prova em algum momento. Neste caso, em uma data marcada previamente, você comparecerá apenas para fazer a prova.

Do mesmo jeito que aconteceria no dia do concurso, você terá um horário limite para chegar, um ensalamento e um tempo máximo para execução das questões. Também pode ser recomendado o uso apenas de caneta azul ou preta.

Neste momento, não é permitido consultar materiais ou anotações e você testará todos seus conhecimentos. A diferença em relação à prova de verdade é poder entender quais conteúdos precisam de mais atenção e para quais você está mais preparado.

Qual é a sua importância?

Os simulados são importantes para testar o aprendizado e focar onde estão as maiores dificuldades. Além disso, pode ser uma forma de entender como você fica diante da pressão de tempo para entrega da prova.

Exercícios respondidos incorretamente podem ser estudados com mais afinco, sem contar a possibilidade de tirar dúvidas com os professores. Se o que mais incomodou foi o nervosismo, isso também será trabalhado.

Quais são as vantagens dos simulados?

A principal vantagem dos simulados é entender as áreas com mais dificuldades, porém, eles também ajudam a:

  • Compreender a banca organizadora;
  • Compreender a metodologia de cobrança dos conteúdos;
  • Rever e colocar em prática o que estudou;
  • Entender o nível necessário de preparo para a prova.

Quantos simulados devo fazer?

Não existe um limite mínimo ou máximo de simulados a serem feitos, mas você pode testar os seus conhecimentos e como você lida com a pressão. É possível fazer uma prova geral, com todos os conteúdos cobrados ou dividir por cada matéria. 

Por que fazer simulados?

Ainda tem dúvidas sobre fazer ou não os simulados? Aqui vão alguns motivos para você incluí-los na sua rotina de estudos:

Deixa você motivado

Ficar focado apenas nos estudos é algo desafiador, assim, quando você se permite colocar em prática o que leu, pode ficar ainda mais motivado. Por mais que existam questões a serem trabalhadas, você sabe no que tem mais facilidade.

Aumenta a confiança e diminui a ansiedade

Mesmo nos concursos públicos a ansiedade pode ser uma grande inimiga. Você fica tão nervoso durante a prova que acaba se esquecendo dos conteúdos que estudou. Com o simulado, é possível treinar e se preparar para isso, aumentando a confiança e dando adeus para a ansiedade.

Ajuda a encontrar as dificuldades

Para qualquer prova, é indispensável estudar todo o conteúdo cobrado. Ainda assim, as dificuldades merecem mais atenção, e o simulado vai te ajudar a encontrá-las mais rapidamente.

É um preparo mental e físico

Em um simulado, você vai experimentar como são as condições no dia da prova, a pressão com o tempo para terminar, o quanto você se sente cansado, se sente fome ou sede ao longo da prova, etc. Com isso, saberá como se organizar melhor quando chegar o dia do concurso.

Permite aprender a lidar com o tempo

Muitas vezes, você sabe todo o conteúdo cobrado, mas o tempo acaba sendo seu pior inimigo. O simulado ajuda a aprender a gerir o tempo disponível para a realização da prova, sem risco de correria na hora de preencher o gabarito.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.