Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Café lovers: veja dicas para moer café em casa

Saiba como moer os grãos no conforto do seu lar e deixar a bebida com o mesmo gosto da preparada em sua cafeteria favorita

O café é apreciado como uma bebida fina já há algum tempo. Porém, para conseguir extrair ao máximo os aromas e sabores que o café em grão tem a oferecer, é necessário tomar algumas precauções, como moê-lo na hora.

Os cafés especiais, por exemplo, devem ser consumidos com a torra mais recente possível. Inclusive, a indicação é evitar que a torra chegue a dois meses, pois grande parte do seu aroma se perde devido à oxidação, embora isso não os torne impróprios para o consumo. Já para os cafés tradicionais, a tolerância da torra na embalagem é de até 12 meses.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas de como moer seu café em casa e deixá-lo com o mesmo gosto do café vendido na cafeteria favorita. Confira! 

Como moer o café na hora?

A melhor maneira de extrair os compostos preservados do grão durante a torra é triturar o café na hora. Além disso, a escolha do tipo de moedor também influencia bastante no resultado final.

Além dos moedores manuais, você também tem a opção de usar moedores elétricos, semelhantes a multiprocessadores de alimentos, em que as lâminas ficam bem próximas à base. 

Entretanto, caso você opte por utilizar um moedor antigo, ele não pode estar enferrujado e deve ser muito bem higienizado.

Faça uma experiência

Moa uma certa quantidade de café e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Repita o processo e compare a fragrância e aroma do café moído antes e do café moído recentemente. Além disso, também prove uma dose feita a partir de cada um deles. Você certamente notará uma grande diferença sensorial entre eles.

Isso porque, quando torrado, o grão expele as particularidades preservadas durante a torra, enquanto o café moído previamente perde todas as suas propriedades mais rápido devido à oxidação, que causa o envelhecimento prematuro da bebida.

Moedor de café profissional

Além dos moedores tradicionais e elétricos, há os moedores profissionais, que permitem um maior controle do peso do grão e da velocidade da moagem, minimizando o atrito do grão e afetando em menor escala a temperatura do processo.

Além disso, suas lâminas são bem mais precisas, possibilitando ajustes finos, enquanto os processadores e os liquidificadores não oferecem essa funcionalidade.

Guia de moagem

Para entender melhor o processo, confira abaixo um guia de moagem de acordo com o método utilizado:

  • Hario V60: moagem média grossa (parecida com açúcar cristal);
  • Pressca: qualquer tipo de moagem (com exceção da extra fina);
  • Prensa Francesa: moagem grossa (parecida com a de trigo para quibe);
  • Moka Express / Italiana: moagem média fina (parecida com areia fina);
  • Café Turco: moagem extra fina (parecida com farinha de trigo);
  • Frenchpress: moagem grossa (parecida com sal grosso);
  • Globinho ou Sifão: moagem de média para grossa (um pouco mais grosso que o açúcar cristal);
  • Aeropress: nesse método, qualquer tipo de moagem vai bem, porém, o resultado pode variar.

Não tenho um moedor. E agora?

Caso você não possua um moedor, há uma solução bem simples: você pode utilizar um mixer, processador ou liquidificador. No entanto, é importante ressaltar que o resultado não será tão satisfatório quanto o dos moedores, visto que os grãos ficarão mais grossos e irregulares do que o ideal.

Felizmente, também há uma solução para este problema: peneire os grãos que foram moídos para fazer a classificação da moagem.

Como moer o café no liquidificador?

Antes de tudo, o copo do liquidificador precisa estar muito bem higienizado e você precisa ter o cuidado de secá-lo bem para evitar que parte do café moído se perca para a umidade.

Feito isso, despeje a quantidade de grãos no copo do liquidificador que pretende moer (no mínimo 160 g). Deixe bater por cerca de 20 segundos e, em seguida, agite o copo do liquidificador para que os grãos sejam moídos por igual. Depois, bata mais uma vez. Por fim, repita esse processo até que a moagem dos grãos esteja como você deseja.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.