Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

5 dicas para motivar seus funcionários

Tornar o ambiente de trabalho positivo e motivador é uma das maiores dificuldades dos líderes

A motivação de uma equipe depende de inúmeras variáveis, que vão desde a gestão de pessoas até o espaço físico de trabalho. Da maneira de dar um feedback até os itens de escritório oferecidos: tudo isso pode impactar o dia a dia de trabalho e a satisfação dos colaboradores. 

Em tempos de home office, motivar os funcionários torna-se algo ainda mais desafiador, já que os relacionamentos mudaram, assim como o formato de trabalho. Por isso, algumas dicas de como motivar os funcionários podem ajudar, seja no trabalho remoto ou no presencial.

1. Dê espaço para novas ideias e decisões

Em meio à correria do dia a dia, muitos líderes podem ter dificuldade em abrir espaço para novas ideias vindas da equipe, mas isso é um dos principais pontos quando se fala em motivação. Ouvir o que a equipe tem a dizer, inclusive em momentos de tomada de decisão, é primordial, pois mostra a importância deles para o crescimento da empresa.

No home office, reuniões de alinhamento de estratégias podem ser uma das formas de fazer isso acontecer, mas vale lembrar que esses encontros precisam ser objetivos e apenas quando houver necessidade. Outra coisa que pode promover isso é incentivar a troca de ideias entre a equipe e valorizar isso na rotina.

2. Preze pelo ambiente saudável na empresa

Ambiente pesado, estressante e que não passa confiança para os colaboradores é um prato cheio para desmotivação da equipe. Ter uma comunicação clara, com feedbacks empáticos e educados, e evitar atrito entre os colaboradores é essencial para um espaço de trabalho colaborativo e positivo.

A liderança tem grande papel na construção disso e precisa prezar pela transparência e boa convivência de sua equipe. Afinal, ninguém se sentirá motivado em um ambiente em que não se sente bem. 

3. Dê o suporte de equipamentos necessários

Partindo para a parte prática, dar todo o suporte para os colaboradores é essencial e isso também vale para os equipamentos e itens de escritório. Sem o suporte técnico para realizar seu trabalho, tanto a motivação quanto os resultados tendem a diminuir.

Além de sentirem-se desvalorizados, a própria produção pode se tornar mais difícil e lenta caso os colaboradores não tenham o necessário para realizá-la. Vale dizer também que ter os itens adequados para o trabalho tornam o processo mais confortável e menos estressante, o que contribui com um ambiente de trabalho saudável.

4. Estimule a capacitação dos funcionários 

Colaboradores que têm sempre novos conhecimentos a agregar para a empresa são sempre bem-vindos e precisam ser valorizados. Por isso, incentivar a capacitação é uma maneira de motivar os funcionários a sempre melhorar em sua produção. É preciso, claro, valorizar o que foi aprendido e abrir espaço para que participem das ideias e decisões.

Outra questão importante sobre isso é que valorizar a capacitação dos colaboradores contribui com o crescimento da empresa e com a manutenção de uma equipe de qualidade, evitando a chamada “fuga de talentos” para outras empresas e até mesmo outros países. 

5. Incentive o feedback 

Um bom feedback, que leva em consideração tanto os pontos positivos quanto negativos, pode ser um bom motivador para os colaboradores, pois norteia os próximos passos de cada um deles. Claro, o feedback precisa ser dado da melhor maneira possível, ponderando a rotina de trabalho, o momento do home office e outros pontos que podem ser sensíveis no momento.

Além disso, abrir espaço para o diálogo é a melhor maneira de tirar o máximo proveito do feedback, pois dá a chance para o entendimento mais geral de como está a produção e quais as dificuldades tanto de um funcionário específico quanto de toda a equipe. 

Motivar funcionários pode ser não uma tarefa fácil, mas quando é feita com intenção de tornar o trabalho mais positivo como um todo, os resultados aparecem.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.