Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post Sem categoria

Vídeo institucional: por que investir para o seu negócio?

Poucos nunca ouviram falar em vídeo institucional, e alguns até têm se interessado pela forma como as empresas contam sua trajetória de superação e dedicação com o sonho de empreender e cumprir uma missão na sociedade.

Existem também aqueles vídeos que apresentam algo novo da empresa como um novo tipo de setor que está sendo construído ou alguma equipe que foi contratada para começar um projeto revolucionário.

Não podemos deixar de falar também de vídeos institucionais que não parecem se tratar de um deles, mas acabam por contar algo de maneira tão expressiva e interativa que aprendemos sobre o setor sem ao menos notar que aquilo era algo institucional.

Existem diversos motivos que fazem uma empresa investir em vídeos institucionais. 

Visto que eles não são feitos simplesmente por serem mais chamativos que um banner academico, mas fazem parte de algumas estratégias importantes para o andamento dos negócios.

Portanto, neste artigo falaremos sobre a importância de fazer um vídeo institucional e os motivos que farão você investir neles para o seu negócio.

Sendo assim, se estiver interessado em saber como divulgar melhor a sua marca, basta ler o artigo. 

O que é um vídeo institucional 

Os recursos audiovisuais são utilizados há muitos anos como forma de fazer propaganda de diversas empresas, marcas, produtos e até governos, ficando extremamente famosos na Segunda Guerra Mundial. 

Os vídeos institucionais buscam por meios dessa prática elaborar uma maneira humanizada e diferencial de atrair pessoas e investidores para o seu negócio mostrando um pouco da intimidade da empresa.

Diferente da televisão, onde se há muita criação de cenários e composição de narrativas que pouco se sustentam, esses vídeos buscam mostrar a realidade (mesmo que maquiada).

Uma grande empresa que investe em infraestrutura, qualidade de serviços e ambientes diferentes de seus concorrentes tem um objetivo: conquistar novos clientes. 

A questão é que nem sempre uma emissora de televisão ou um jornal dá espaço para elas.

Com o intuito de querer mostrar ao mundo o diferencial das empresas sem precisar contratar aqueles carros com uma alta caixa de som, é feito um vídeo mostrando todo o processo e ideia da empresa de ter a estrutura atual.

Todo esse processo exige um cuidado extremo para que seja feito de maneira profissional e com os objetivos muito bem definidos.

Nenhuma empresa é perfeita e por mais que exista a necessidade de ser transparente, não precisa mostrar tudo. 

Existe uma imagem a ser preservada e um objetivo a ser alcançado, por isso, profissionais do audiovisual estudam diversas maneiras de contar uma história com diferentes abordagens e maneiras de filmagem. 

Normalmente esses vídeos são publicados dentro dos sites dessas empresas e colocados na parte interna delas.

Assim os colaboradores também podem se sentir inspirados pelo oque estão vendo. É uma forma de endomarketing bem utilizada até hoje. 

Vantagens do vídeo institucional 

Existem diversas vantagens que podem ser obtidas pelas empresas que passarem a investir na criação de vídeos institucionais. 

Eles são obtidos logo após a sua divulgação e visualização de pessoas, sejam elas investidores, clientes, leads ou colaboradores.

Lembrando que quando falamos de leads estamos falando de clientes em potencial, ou seja, aquelas pessoas que conhecem a empresa acompanham o trabalho dela.

Entretanto, ainda não se tornaram cliente de fato, isto é, não efetivaram a compra dos produtos ou serviços.

Vejamos agora algumas vantagens que as empresas podem obter por investir em vídeos institucionais:

  1. Atrai novas pessoas para o negócio;
  2. Lança novos produtos ou serviços;
  3. Incentiva e inspira colaboradores dentro da empresa;
  4. Otimiza a comunicação dentro da empresa.

É interessante pensar que todos os pontos destacados no artigo fazem referência direta a forma como que o material é criado, e existem diversas maneiras de gravar vídeos institucionais. 

A questão é que nem sempre isso é voltado ao público externo, mas também para melhorias institucionais. 

Algumas empresas apresentam vídeos quando realizamos alguma compra ou estamos em negociação.

Também é bem comum vídeos serem mostrados quando colaboradores são recém contratados. 

Pense em uma empresa de conserto de celular, que acabou de emitir sua nota de número 10 mil em 5 anos. 

É uma conquista e tanto, isso quer dizer que ao menos 10 mil concertos foram feitos em um espaço de 5 anos. 

Um vídeo institucional pode ser feito por meio do uso das câmeras internas, mais os registros feitos ao longo dos cinco anos. 

Mostrando a evolução da empresa e como eram feitos os trabalhos antes até os dias atuais. Nesse caso é uma realização a ser comemorada.

O interessante é que esses vídeos tendem a ter deadlines extensos, isso quer dizer que podem ser repetidos por um longo tempo até que outra grande realização seja feita, mas isso quer dizer que o investimento é realizado apenas uma vez.  

Isso quebra a narrativa de que fazer vídeos institucionais é algo extremamente caro e que o retorno é insuficiente, mas é exatamente o contrário. 

Você está praticando a adesivacao de veiculos de propaganda, no caso, o veículo é sua empresa.

As pessoas precisam ver que você está investindo em seu negócio. A velha expressão, “só acredito vendo”, se faz muito real nesse sentido.

Dê às pessoas a possibilidade de ver todo o investimento realizado e mostre que sua empresa está em constante evolução.

Talvez nenhuma outra estratégia de marketing possa ser tão impactante quanto esses vídeos. 

Lembrando que estamos falando de marketing, a qualidade dos produtos e da prestação de serviço são obrigatoriedade de todo empreendimento.

Montar é mais fácil do que imaginamos 

Agora que vimos os benefícios de investir em vídeos institucionais, vamos provar que é relativamente mais fácil criar esse tipo de conteúdo do que imaginamos. 

Começando pela possibilidade de poder fazer a contratação de todos esses serviços. 

Existem empresas que trabalham com esse tipo de produção e são especializadas em utilizar do material já existente dentro da empresa, ou seja, sem a necessidade de contratar atores caros, a não ser que assim seja de interesse da empresa.

Toda a ambientacao cenario pode ser feita exclusivamente com o que a empresa tem de melhor.

Já as câmeras e iluminação podem ser trazidos pela empresa contratada que tem obrigação em garantir a qualidade da imagem e som. 

Tente visar sempre algo que esteja de acordo com a sua realidade, portanto, se a sala do dono da empresa for bonita e bem ambientada, porque não usá-la no momento de pegar algum depoimento?

Todos os personagens dentro do vídeo já estão dentro da empresa, além de que clientes e pessoas que queiram participar podem ser previamente chamadas e brifadas.

Portanto, é tudo questão de organização e planejamento para se adequar aos objetivos estipulados. 

Fazendo meu próprio vídeo 

É comum entre os empreendedores desejarem fazer suas próprias produções e com a tecnologia que temos hoje é possível criar excelentes trabalhos. 

Estamos falando desde o início da realidade de cada empresa e se for do seu desejo fazer o seu, por que não fazer.

Será preciso fazer investimentos em microfones de lapela, gravacao a laser de caneta em metal, câmeras de alta qualidade, além do conhecimento de edição e trilha sonora.  

Todo esse conteúdo existe na internet com tutoriais e programas de edição de alta performance.

Não esqueça que será preciso criar um roteiro, eles são essenciais para que tudo ocorra de acordo com o planejado. 

A possibilidade de poder gravar várias vezes faz com que o produto possa ser entregue com alta qualidade.

O roteiro em si deve ter um objetivo definido e tudo o que ocorrer deve ser anotado no que é chamado de “decupagem”.

Isso é, tudo o que ocorre durante a primeira visualização deve ser escrito em um papel de forma organizada para os editores organizarem o conteúdo.

Tente gravar com mais de uma câmera e se possível drones (porque estão na moda), assim a visualização será mais intuitiva e chamativa para as pessoas que querem ver de diversos ângulos. 

Se todos esses processos forem realizados, você praticamente tem o “controle de acesso biometrico” na estrutura principal de qualquer vídeo institucional. 

Existem até aplicativos que fazem diversos cortes e junções de vídeos para montar algo mais profissional.

O tempo desses vídeos não precisa ser extenso. É até comum diversos vídeos serem feitos explicando diferentes coisas do que algo mais produzido que leva vários minutos. 

Lembre que o consumidor atual não tem muita paciência em ver algo muito extenso.

Cuidado com o som 

Se precisamos ser exigentes com algo, é especificamente com o aúdio. 

Não faça seu cliente precisar de um aparelho auditivo devido agudos muito altos ou chiados desnecessários. 

As pessoas até assistem algo com a imagem prejudicada, mas jamais escutam um som ruim.

Seja insistente com a qualidade de som e tenha em mente que ela é crucial para o andamento e sucesso do vídeo. 

Considerações finais

Vídeos institucionais são extremamente importantes para que a empresa seja mais vista, eles dão a alma do negócio e expõe a identidade da sua empresa. 

Por isso, precisam ser bem feitos e terem muito bem definido a mensagem que querem passar.

As pessoas querem saber quem trabalha por trás dos bastidores, quem são os operadores, gerentes e se há espaço para elas dentro daquela “família”. 

Há também curiosidade para saber quem é o fundador, a pessoa que idealizou tudo aquilo, sempre é algo legal de saber.

Se você tem necessidade e demanda, porque não investir para aproveitar de todos esses benefícios.

Aproveitar oportunidades é algo que todo empreendedor consegue e essa é uma dessas ocasiões, para aumentar a visibilidade da sua empresa com um vídeo institucional. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.