Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Conheça algumas profissões do futuro

Quem aqui tem mais de 30 anos de idade deve ter ouvido falar daquela célebre frase: “Sem um curso de datilografia você não terá uma vaga no mercado de trabalho!”.

Isto era dito em uma época em que computadores pessoais já existiam, embora não fossem tão populares e acessíveis.

O fato é que, para pessoas comuns, se tornava praticamente impossível imaginar uma queda do uso das máquinas de escrever. Isto não só era absurdo, como muito improvável.

Mas, independente da crença popular, o progresso da tecnologia acaba por tornar tudo mais fácil, rápido e econômico, tornando as máquinas de escrever verdadeiras relíquias do passado.

Hoje podemos estar enfrentando situações parecidas, onde novas ferramentas e tecnologias estão a um momento de tornar o seu trabalho completamente obsoleto.

Sendo assim, podemos hoje ter algum vislumbre de profissões do futuro. Aquelas que irão de fato tomar conta do mercado pelos próximos anos.

A ideia não é que você largue tudo ou desista de se aprimorar na sua área. Você precisa mesmo é se adaptar, procurar cursos online e outras opções que tornem seu currículo relevante ainda hoje.

No mais é isso, vamos conferir?

Principais profissões do futuro

Primeiramente é importante dizer que o futuro ainda não aconteceu, então não é raro que ainda possam haver desvios.

E claro, são profissões que já existem hoje, mas que provavelmente se tornarão extremamente requisitadas e bem avaliadas no futuro.

Mas lembre-se o sucesso é ir com disciplina e foco, porém não apostando todas as fichas de uma vez.

1 – Programador

Claro, a programação de computadores já tem um foco central em praticamente tudo o que fazemos hoje. Mas a verdade é que poucos sabem que há uma grande dificuldade em encontrar profissionais no mercado hoje.

As empresas estão migrando para a informatização, enquanto várias outras estão focando em aplicativos e outras ações que exigem profissionais capacitados.

Isto gera um efeito de mercado já conhecido a muito tempo, que é o aumento do preço por conta da procura. Se há uma grande procura por profissionais, então obviamente haverá uma melhor oferta de salários, boas condições e benefícios.

Afinal de contas, se uma empresa não entregar um bom acordo, outra que precisa mais irá fazer.

E um dos melhores pontos desta profissão é que muitos hoje trabalham sem necessariamente terem feito algum curso superior. A maioria do conhecimento pode ser obtida em cursos online com preços muito acessíveis.

2 – Marketing Digital

Provavelmente você já deve ter visto algum amigo seu trabalhar com algum tipo de consultoria de redes sociais. Parece que tudo virou uma febre e existem centenas de milhares de especialistas na área.

O fato é que onde há fumaça, há fogo. Milhares de pessoas escolheram este caminho porque este caminho efetivamente permite uma profissão que é ao mesmo tempo livre e em segundo lugar bem remunerada.

Claro, nem todos têm o mesmo resultado, e vários falham miseravelmente. Entretanto é justo dizer que quem resolve aprender todas as técnicas e se dedica de verdade, acaba tendo um valor interessante no final.

Outro ponto interessante é que não existe uma só área para se trabalhar, você pode ter excelentes resultados como um gestor de tráfego, consultor de SEO, especialista em redes sociais, e por aí vai…

Quanto mais você conseguir se especializar, melhor. Até porque novas empresas surgem a todo momento, e além delas, várias outras procuram se estabelecer no marketing digital.

Além de pessoas que desejam o status de influencer e querem conquistar seu lugar ao sol através desta ferramenta.

3 – Gestor de resíduos

Por mais que pareça desconhecido e desagradável, a profissão de gestor de resíduos se tornou uma necessidade dos nossos dias. Esta profissão tem como objetivo ajudar a administrar um dos problemas urbanos mais graves, que é a própria produção de lixo.

Então, para se livrar da maioria dos riscos e problemas envolvidos neste processo, a melhor maneira de se conquistar bons resultados é através de um profissional dedicado a esta tarefa.

Embora em um primeiro olhar parece ser uma função diretamente ligada a um órgão público, vale lembrar que grandes empresas, principalmente as fábricas e indústrias, precisam de alguém que saiba como separar tudo corretamente.

Principalmente no caso de se terem agentes químicos perigosos ou lixo que possa ser contaminado.

4 – Profissionais de estética

Parece uma coisa um tanto quanto antiga, e realmente a maioria das pessoas se tornou um pouco mais desleixada com os isolamentos sociais durante a pandemia.

Mas a exposição que antes era ao vivo se tornou agora virtual, e não só isso, ela costuma ter horário para acontecer.

Por isso, estar bem apresentada é uma das principais preocupações de várias pessoas que trabalham com a exposição através de aulas ou vídeo.

Para se ter uma ideia, a procura por qualquer curso de automaquiagem disparou nos últimos meses.

Mas além disso, há uma falta de profissionais qualificados no mercado para ir até o local que o cliente está e que está sempre seguindo rigidamente regras de higiene e saúde.

5 – Analista de Dados e Profissionais em BI

Hoje em dia a busca por economizar dinheiro e melhorar os processos de uma empresa está mais em alta do que nunca. Exatamente por isso se deve esperar uma grande demanda por profissionais que consigam avaliar os dados colhidos em ferramentas específicas.

Embora muitos foquem em programadores como sendo os principais analistas de dados, a grande verdade é que não são eles que colocam em prática as ações que estes dados indicam.

Até porque é necessário conhecer as regras de negócio da empresa e se preocupar em colocar tudo da melhor maneira para se extrair os melhores resultados.

Quem investe neste caminho provavelmente terá sucesso.

Conclusão

Estas são apenas algumas das opções mais certas que eu encontrei. E como você mesmo pode ver, a maioria delas já está em grande demanda hoje, tendendo a aumentar com o tempo.

Como a experiência é fundamental para se ter bons resultados, eu recomendaria que você tivesse em mente que hoje é o melhor dia para começar a se preparar.

No mais é isso, qualquer dúvida estamos à disposição.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.