Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Códigos Blog

Ergonomia correta para quem trabalha em casa: entenda a importância

Montar o escritório em casa, mesmo que seja mais cômodo e confortável para uns, pode apresentar problemas. Isso porque nem todo mundo está preparado para criar um ambiente de trabalho dentro da própria casa.

Com isso, é importante estar atento a alguns pontos simples que estão relacionados à ergonomia para quem trabalha em casa e a maneira correta de colocar isso em prática.

Por conta da pandemia relacionada a Covid-19, muitas empresas tiveram que adotar o Home Office, ou seja, o trabalho remoto

Por consequência disso, a importância da ergonomia correta para quem trabalha em casa tem sido considerada cada vez mais.

No Blog Veiga Gestão, existem alguns pontos cruciais para colocar em prática algumas dessas dicas importantes.

Mesmo que essa modalidade tenha se tornado comum, o home office não faz parte do dia a dia de muitas empresas.

Essa opção veio como uma tentativa de sobrevivência, visto que a economia vem sofrendo grandes impactos pelo coronavírus, e as empresas veem necessidade de se reinventar para se adaptar ao atual momento.

Mas, não imagine que trabalhar deitado em sua cama com o notebook apoiado em seu colo vai ser benéfico à sua saúde. Além de pensar na sua disciplina e no foco, sua saúde precisa estar em primeiro lugar.

Hábitos como esse podem trazer sérios problemas para a coluna, caso você esteja sentado em uma posição incorreta, por exemplo.

Para que o seu ambiente de trabalho, mesmo que em casa, seja saudável para você, trouxemos algumas dicas e informações para melhorar isso e colocar em prática a ergonomia correta para quem trabalha de casa. Confira:

O que é ergonomia?

A ergonomia é um conceito que foi estabelecido por meio de normas regulamentadoras. A chamada NR-17 estabelece objetivos a fim de garantir parâmetros necessários para dar boas condições ao ambiente de trabalho.

Com isso, cabe ao empregador a obrigação de analisar ergonomicamente o ambiente de trabalho e a empresa.

Essa norma regulamentadora é obrigatória para todas as empresas, e se não cumprirem as regulamentações, problemas podem ser acarretados tanto para empresa quanto para os colaboradores.

O principal objetivo da ergonomia é adaptar o ambiente de trabalho e torná-lo saudável, a fim de gerar saúde e bem-estar aos colaboradores.

Bem como contribuir para aumentar sua produtividade, já que muitas das doenças ocupacionais acontecem por erros no ambiente, como por exemplo:

–      Esforços repetitivos

–      Má postura

–      Ficar em pé durante muito tempo

–      Carregar pesos constantemente e outros.

Alguns dos fatores citados acima podem afetar tanto a saúde física quanto a mental do trabalhador, resultando em infelicidade, insatisfação e produtividade diminuída.

Por esses motivos é importante que as empresas mantenham os funcionários motivados, garantindo um bom ambiente de trabalho, para que suas funções sejam desempenhadas com excelência.

Afinal de contas, um bom líder deve cuidar e se preocupar com a ergonomia dos seus funcionários.

Com isso, é possível evitar vários problemas de saúde dos funcionários e diminuir cada vez mais os prejuízos para a sua empresa.

Infelizmente, não são todas as empresas que se preocupam com isso e que adotam essas práticas, seja por falta de conhecimento ou por não entender muito do assunto, sem saber por onde começar.

Veja a seguir alguns exemplos de medidas ergonômicas que podem ser tomadas e implementadas na sua empresa:

–      Formar equipes de comitês com gerentes, líderes e representantes da empresa para debater sobre as normas relacionadas à ergonomia no trabalho.

–      Executar ações que possam colaborar com a informação aos funcionários como e-mails, informações, avisos, cursos e treinamentos para relatar sobre a importância da ergonomia mesmo em Home Office.

–      Atividades para prevenir problemas relacionados a postura e lesões, a fim de evitar esse tipo de doença.

Como aplicar a ergonomia no trabalho em casa

No atual momento em que estamos vivendo, muitas empresas adotaram o trabalho remoto por consequência do coronavírus. Com isso, é preciso conscientizar os funcionários sobre a importância da ergonomia no Home Office.

É importante que práticas sejam adotadas para que a boa postura seja uma realidade dentro de casa, até porque essa situação não está sob nosso controle e não sabemos por quanto tempo iremos viver isso.

Existem empresas que estão disponibilizando materiais para melhorar o ambiente de casa, como cadeiras do escritório.

Tudo isso porque a ergonomia realmente é muito importante para todo o desenvolvimento de atividades relacionadas ao trabalho, mesmo que em Home Office.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.