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Análise SWOT: 7 benefícios para aplicá-la

A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA, é essencial para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões para suas empresas.

Esse método de planejamento tem como foco a análise de cenários internos e externos, para que com isso possam ter mais previsibilidade e estratégia.

Por meio dessa prática, é possível melhorar o planejamento estratégico, resolver crises e até melhorar o posicionamento do negócio em seu mercado.

Muitos fatores podem interferir no dia a dia de uma empresa, assim como podem interferir em nossas vidas. Supondo que você precise mudar de cidade para trabalhar em um novo emprego, alguns fatores precisam ser levados em conta.

Você pensa em seus interesses e objetivos, como está sua vida no momento e com base nessas e em outras informações, avalia quais são os prós e contras. É dessa forma que nossas escolhas se tornam mais assertivas.

A mesma situação se aplica a uma organização, e para ela, essa análise tem um peso maior, tendo em vista que sua continuidade depende dela.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de análise SWOT, dar dicas de como aplicar esse método e mostrar seus benefícios. Então, se você tem alguma dúvida, acompanhe a leitura até o final.

Mas, o que é a análise SWOT?

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda as empresas a analisarem cenários para que possam tomar boas decisões. Costuma ser usada antes que algum projeto de impacto seja implementado.  

Por meio dela, fica mais fácil saber como está a situação atual da organização e de fatores que a rodeiam, diminuindo seus riscos e aumentando suas oportunidades.

Vem sendo aplicada pelas companhias, como uma confecção de camisa gola polo personalizada, desde os anos 1960. Até os dias de hoje, ela passou por várias reformulações, para que possa se adaptar a diferentes necessidades.

Sua popularidade se deve à sua simplicidade e rapidez, que mesmo assim consegue trazer resultados surpreendentes.

Antes de nos aprofundarmos mais, é necessário entender que sua sigla se refere a quatro palavras em inglês, sendo:

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

As forças e fraquezas estão relacionadas a aspectos internos do negócio, que em outras palavras, podemos dizer que são os pontos fracos e fortes dele. Portanto, são situações que estão no controle da companhia, por exemplo uma empresa para sonorizacao de sala planejada.

As oportunidades e ameaças, por sua vez, estão relacionadas ao ambiente externo, como o mercado em si, concorrentes, fornecedores, situação econômica do país dentre outras situações.

Com base nelas, fica mais fácil embasar as decisões, reduzindo os riscos que podem atrapalhar a organização. O gestor identifica melhor as fraquezas e as oportunidades que aparecem no dia a dia.

Em linhas gerais, quando um fabricante de etiqueta adesiva branca multiuso sabe quais são os fatores positivos e negativos ao seu redor, tem acesso a um panorama completo do que determina o seu sucesso.

Como elaborar uma análise SWOT?

Sabendo o que é análise SWOT, torna-se mais fácil entender como ela pode ser aplicada em um negócio, e vamos falar um pouco mais sobre isso neste tópico.

Para usar essa ferramenta, é necessário seguir algumas estratégias simples. O primeiro passo é fazer um brainstorming com a sua equipe, pois essa reunião permite levantar muitas informações.

Todas as forças levantadas devem estar de acordo com a realidade da empresa, para não mascarar os resultados da análise.

Feito isso, analise os fatores internos, tanto os que estão relacionados às forças quanto às fraquezas, e algumas características que devem ser levadas em conta são:

  • Materiais e equipamentos;
  • Localização;
  • Matéria-prima acessível;
  • Tempo de mercado;
  • Capacidade de operação.

Uma fabricante de armario de aco de escritorio também deve verificar como está sua reputação no mercado, os recursos humanos e financeiros que possui, suas estratégias de marketing e sua gestão.

Quanto aos fatores externos, veja quais deles podem impactar no negócio e como você pode lidar com eles. Esse conhecimento permite que sua organização esteja mais bem preparada para possíveis cenários.

Alguns dos principais fatores externos que devem ser considerados são clientes, fornecedores, concorrentes, novos entrantes, entidades de classes, substitutos e intermediários.

Feito isso, é o momento de montar a matriz de maneira objetiva, para que você possa visualizar todas as informações que precisa.

Faça uma lista por ordem de relevância, priorizando aquilo que tem mais impacto para seu projeto. Nos quadrantes superiores, inclua os fatores internos, e nos inferiores, os externos.

Para compor a matriz, posicione os fatores positivos (forças e oportunidades) à esquerda; e os negativos (fraquezas e ameaças) à direita.

Uma gráfica de banner impressao, ao analisar sua matriz, deve verificar a viabilidade do projeto diante das fraquezas e ameaças. Assim, ela saberá se este é o momento mais adequado para colocar uma ideia em prática.

Se o problema está relacionado a uma característica interna, como uma falha no atendimento, é a oportunidade de resolvê-lo. Agora, se o problema é externo, é necessário adotar medidas que reduzam seus impactos.

Depois de fazer isso, então é dado o momento de traçar suas estratégias, com base nas informações coletadas na análise SWOT.

As forças devem ser potencializadas, as fraquezas controladas e corrigidas, as oportunidades aproveitadas e as ameaças amenizadas.

Além disso, realize um cruzamento das análises para saber os quadrantes que se relacionam. É dessa forma que você terá acesso às vantagens dessa ferramenta, que veremos a seguir.

Benefícios da análise SWOT

Usar a análise SWOT traz muitos benefícios para uma assistencia tecnica de informatica computador ou muitos outros tipos de empresa. Dentre os mais notáveis estão:

1.    Melhora dos produtos e serviços

Quando você analisa os ambientes e levanta todas as características da empresa, consegue identificar de qual forma pode melhorar seu portfólio.

Muitos ajustes são simples e fáceis de serem feitos e fazem toda a diferença para os clientes. Contudo, eles só não são identificados porque falta uma visão mais analítica da organização. A análise SWOT mostra quais são e gera insights para desenvolvê-los.

2.    Oportunidade para criação de novos produtos

A inovação sempre será uma vantagem competitiva, e as empresas que investem nela saem na frente da concorrência.

É necessário inovar até mesmo quando se trata do seu endereco comercial virtual, e a ferramenta em questão ajuda a mapear tendências para a criação de novas soluções para o mercado.

Nem sempre inovar demanda investimentos altos ou tecnologias de ponta. Desenvolver uma boa solução, por mais simples que seja, já mostra que seu negócio é capaz de inovar.

3.    Priorizar ações que demandam atenção

A matriz SWOT também ajuda a desenvolver planos e a priorizar atividades que precisam de mais atenção para atender às expectativas dos clientes.

Para atender às necessidades do seu negócio, as ações podem ser organizadas, de modo que demandas mais importantes sejam priorizadas.

4.    Conquistar posição estratégica

Fazer um levantamento completo das características de uma empresa de entrega expressa de documentos e analisar o ambiente ao qual ela está inserida, permite que seu gestor saiba mais sobre a posição estratégica dela.

Se você sabe como seu negócio está posicionado no mercado, e com isso consegue comparar a atuação dele com os principais concorrentes, pode encontrar meios de melhorar sua posição.

5.    Solucionar problemas

Quando você fizer sua análise SWOT, vai identificar uma série de problemas que antes nem imaginava, e isso se dá, principalmente, quando começamos a analisar os pontos fracos da companhia.

Tanto em processos internos, como na distribuição de tarefas, toda dificuldade detectada pela matriz pode ser solucionada por meio de ações específicas.

6.    Tomada de ação estratégica

Se uma empresa, como uma loja de impressora colorida profissional, quer abrir uma filial, mas ainda não sabe se é o momento certo, pode usar a análise SWOT para visualizar um panorama de seu cenário atual.

Além disso, outros dilemas relacionados à gestão precisam do respaldo de uma boa tomada de decisão, para serem ou não colocados em prática ou resolvidos, e a matriz SWOT oferece um excelente embasamento.

7.    Conquistar parcerias valiosas

Se você identifica com clareza quais são suas fraquezas, pode encontrar parcerias para que elas sejam superadas.

Por exemplo, se um negócio identificou a necessidade de oferecer serviços complementares aos seus clientes, ou então que precisa expandir sua atuação, pode buscar parceiros comerciais para essa empreitada.

Conclusão

Para que sua empresa cresça e conquiste um espaço maior no mercado com novos projetos, é essencial conhecê-la bem. A análise SWOT é a ferramenta perfeita para isso, visto que ela mostra com transparência os aspectos positivos e negativos da companhia.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre seu conceito, como aplicar e seus benefícios, e com isso, poderá enxergar o seu negócio sob novos ângulos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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