Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

8 dicas para atuar no mercado de informática

Você gosta de mexer com aparelhos, configurar as coisas, gosta de matemática e lógica?

Essas características citadas são essenciais para um bom profissional dentro da área da informática. Ultimamente o mercado da tecnologia busca por novos e bons profissionais, e a ascensão dentro dessa área é muito grande, e a necessidade por bons profissionais está cada vez maior.

No Brasil a área de informática vem abrindo vários empregos. E os profissionais que entram nessa área verão que existem poucos concorrentes qualificados, e consequentemente se você for um profissional com um bom currículo certamente conseguirá um bom emprego.

Neste artigo abordaremos oito dicas sobre como atuar no mercado de informática. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

1 – Escolha um curso adequado

Você sabia que o Curso de Informática, seja ele técnicos, de tecnólogo e superior podem ser uma ótima opção para aprender mais sobre a área com professores capacitados?

Após você obter o diploma de um ensino superior, é possível fazer aperfeiçoamento em outro curso de TI e assim eliminar algumas dúvidas que ainda ficam, além, se conseguir uma especialização em uma determinada área.

Com um curso adequado você pode dedicar boa parte do seu tempo para aprender as linguagens da programação, como por exemplo o Java. O enriquecimento do seu currículo pode ser fundamental para que você venha a se destacar dentro do mercado de trabalho.

2 – Procure um estágio na área

É muito interessante procurar já na faculdade estágios em grandes empresas de informática. Os estágios vão aumentar a sua visão sobre determinado assunto e ainda mostrar como é a prática da teoria que você estuda.

Sempre se lembre, você está iniciando no mercado, o objetivo é ganhar experiência. O estágio vai lhe proporcionar uma grande experiência para o seu futuro, com ela você conseguirá um grande emprego.

3 – Acompanhe outros profissionais

Buscar sempre acompanhar profissionais renomados é uma ótima forma de se manter cada vez mais atualizado. Esses profissionais vão compartilhar com você dicas úteis que vão lhe trazer inúmeros benefícios.

Busque sempre procurar por seguir bons profissionais, estudem eles e veja como você poderá chegar no nível deles. Com a diversidade de profissionais vão lhe trazer inúmeros benefícios, e com esses benefícios você irá expandir a sua mente e abrir novos horizontes.

4 – Estude línguas

Você sabia que aprender uma nova língua é extremamente fundamental hoje em dia para qualquer profissão?

Aprender outras línguas, principalmente o inglês é essencial para a atuação em informática. Existem muitas informações, livros e artigos técnicos que são escritos em inglês, e não existe tradução para o português, e ter a capacidade de ler estas informações vai fazer com que você já dê um passo à frente da grande maioria dos concorrentes.

5 – Tenha afinidade com tecnologia

Como em qualquer outra profissão, os profissionais escolhem tal profissão por ter um perfil correto para tal atividade, se por um acaso você optou em seguir a carreira de trabalhar em TI, é por que você realmente tem afinidade com tecnologia.

O próximo passo é decidir em qual área você deseja atuar, como por exemplo: programação web, programação desktop, web design, analista de sistemas, administrador de sistemas operacionais, analista de suporte, entre outros.

6 – Busque certificações

A certificação é o que vai comprovar o seu conhecimento, a certificação vai provar se você é capaz de provar tal afinidade. Aconselhamos você a buscar por Cursos de Informática, com o curso certo você irá aperfeiçoar o seu currículo além de conseguir uma ótima base teórica.

Se por um acaso, o cargo que você almeja exige realmente uma certificação é por que você deve ter os conhecimentos adequados para trabalhar em tal área.

Sempre busque aprimorar as suas habilidades com cursos e conferências corretas, sempre estude e recicle os seus conhecimentos a todo momento.

7- Curiosidade não mata

Umas das características principais que o iniciante deve possuir é a curiosidade.

Muitos entrevistadores dispensam muitos candidatos quando eles dizem que nunca programaram pois nunca tiveram uma oportunidade de fazer tal atividade.

Atualmente, existem inúmeros cursos online, tutoriais, apostilas, além de videoaulas no YouTube. Estas são ótimas oportunidades para melhorar o seu conhecimento.

8 – Prefira empresas que oferecem treinamentos

Muitas empresas procuram contratar jovens que ainda não possuem muita experiência na área dentro da área de informática.

Essas empresas tem o objetivo de aumentar a capacitação dos alunos promovendo treinamento e palestras. 

Depois de ler sobre 8 dicas para atuar no mercado de informática, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.