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4 benefícios para investir em influenciadores digitais

É sabido que a internet é, atualmente, um dos principais e melhores meios para divulgação de conteúdos, e é nesse campo que entram os influenciadores digitais, que fazem uma espécie de ponte entre a empresa e um possível cliente.

Não é novidade para ninguém que o marketing vem crescendo a cada dia que passa e buscando novas formas de atrair cada vez mais públicos para uma empresa ou marca, e com isso, vêm surgindo novas estratégias e práticas de mercado.

A internet influencia cada vez mais a vida das pessoas e mudou completamente a forma como todos enxergam diversos aspectos pessoais, empresariais e até mesmo sociais, ou seja, ocorreu uma mudança de hábitos e maneiras de se pensar de forma bastante drástica.

Até mesmo o modo como acontece uma entrega expressa de documentos mudou, sendo que diversos outros serviços podem ser feitos tanto de forma presencial quanto online, abrindo possibilidades para que qualquer ramo consiga se atualizar nesse aspecto.

Quando pensamos em marketing de influência, alguns pontos-chave podem vir à nossa cabeça e, certamente, os influenciadores, ou influencers, têm grande papel em promover diversos serviços e produtos, mostrando os lados positivos e negativos do mesmo.

No artigo de hoje, entenderemos um pouco mais sobre o que é marketing de influência, como os influenciadores digitais podem impactar no cotidiano e nas estratégias de sua marca e alguns benefícios que você pode ter ao investir nesse tipo de prática.

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O conceito de marketing de influência

Para que uma marca se expanda e comece a ser reconhecida no mercado nos dias atuais, ela precisa de uma forte estratégia de marketing de divulgação e influência, seja ela uma assistencia tecnica de informatica computador ou uma vendedora de camisetas.

O marketing de influência tem como principal objetivo montar sua estratégia de divulgação sobre alguém que tenha grande influência para o público-alvo, fazendo com que o mesmo seja o rosto daquele produto e ganhe a confiança e credibilidade dos leads.

Quando pensamos em influenciadores digitais, entende-se que são pessoas dos mais variados ramos e áreas de atuação que possuem uma certa relevância no meio digital por conta do conteúdo que produzem, o que é verdade.

Eles conseguem construir a opinião de diversas mentes sobre determinado assunto, como a qualidade de um mobiliario urbano em sao paulo, e possuem uma alta e constante atuação na internet, fazendo com que tenham muita relevância para um grande público.

Eles podem variar bastante, podendo ser desde jogadores de futebol até mesmo celebridades da música. O ponto chave é que, como o próprio nome diz, eles influenciam pessoas pelo mundo todo através da internet.

Como os influenciadores impactam o marketing?

Como mostramos até aqui, os influenciadores digitais tem um grande poder de movimentar uma comunidade, que seriam seus seguidores, a tomar determinada atitude ou criar uma linha de pensamento que eles irão refletir sobre.

Quando pensado na realidade do marketing, essas decisões e reflexões podem ser bastante importantes na hora que uma empresa começa a traçar a sua estratégia para venda e/ou divulgação de um produto ou serviços.

Os produtos podem ser qualquer um que tenha o influenciador envolvido, desde uma impressora colorida profissional até um novo par de chuteiras, assim como muitos jogadores de futebol fazem há tanto tempo.

Obviamente que, quando for pensar em utilizar um influencer para promover sua marca, tente fazer parceria com um que tenha mais relação ao que será comercializado.

Fazendo então com que a credibilidade sobre o produto seja maior e que o parceiro possa ter mais autoridade na hora da divulgação.

Algumas vantagens são obtidas ao se investir em influenciadores digitais, e dentre elas, destacam-se:

  • Maior alcance do produto comercializado;
  • Melhor engajamento das pessoas;
  • Resultados mensurados mais facilmente;
  • Atração de um novo público.

Claro que existem outras formas de atrair mais público e de se tornar mais relevante, mas a parceria com um influenciador digital pode alavancar muito a marca, independentemente se ela vende um armario de aco de escritorio ou um novo headset gamer.

Logo, utilizar um YouTuber focado em jogos digitais para promover o seu novo teclado pode ser uma boa ideia, o que pode não surtir o mesmo efeito se o mesmo influenciador promover a compra de acessórios de maquiagem, por exemplo.

Tente juntar o útil ao agradável e busque ser criativo na forma como a propaganda é feita, talvez mostrando o dia a dia do influenciador, usando termos que ele normalmente usa, misturando o seu trabalho com algum meme da internet, entre muitas outras possibilidades.

Em meio a essa tempestade de variações, a que você achar mais criativa e que faça sentido tanto para o negócio quanto para a divulgação em si pode ser a que mais funcione, desde o marketing sobre etiqueta adesiva branca multiuso ou qualquer produto.

Portanto, para que não fique dúvidas sobre o quanto é importante e benéfico investir em influenciadores digitais.

A seguir, conheça alguns dos benefícios de se aplicar esta estratégia de marketing no seu negócio.

Vantagens de se investir no marketing de influência

Assim como qualquer prática empresarial que visa ganhar mais público, lucro ou busque se beneficiar de algo, o investimento em influenciadores não é diferente e pode trazer algumas vantagens para você e sua marca:

1 – O engajamento do público é bem maior

Seja o produto divulgado um banner impressao ou o mais novo e potente aparelho celular criado, os influencers tem um poder de persuasão bastante grande e, mesmo que não seja sua intenção, ele consegue formular opiniões e conceitos nas pessoas.

Quando pensamos que ele está divulgando e promovendo algum produto, muitos dos seus seguidores irão comprar sem nem pestanejar, pois aquela pessoa que eles convivem na internet todos os dias indicou. Portanto, para o comprador, o item tem qualidade.

Mesmo os seguidores não tão engajados podem tirar um tempo para pesquisar sobre o produto e saber um pouco mais sobre o mesmo, e isso repercute tanto no marketing quanto nos mecanismos de pesquisa e redes sociais.

Em outras palavras, se o influenciador conseguir mobilizar que 50% do seu público compre o produto e o restante pesquise ou ao menos reflita sobre o mesmo, já é algo louvável e digno de atenção, afinal, é tudo o que uma empresa quer.

2 – Público melhor definido e segmentado

Embora muitos influenciadores até tenham diversos tipos de negócio, como administracao de restaurante corporativo e outras marcas, muitos dos seguidores o seguem e gostam do trabalho por dois motivos principais: se interessam pelo conteúdo e por quem o cria.

Ou seja, as pessoas são muitas vezes de um nicho específico ou atendem um tema principal, tornando muito mais fácil direcionar e promover o produto ou serviço, além de ouvirem e gostarem do influenciador que leva este conteúdo para eles.

Dessa forma, fica mais fácil para as empresas contratantes criarem algumas estratégias que visam o influenciador como centro, afinal, eles já têm um público-alvo muito bem definido para a sua campanha, auxiliando muito no resultado e no andamento do projeto.

3 – Resultados mensuráveis

Com o investimento em influenciadores digitais, se torna muito mais simples conseguir verificar quanto capital foi adquirido ao longo do tempo, podendo assim provar à companhia se a escolha daquele influenciador foi a melhor para a campanha.

Para isso, é necessário mensurar constantemente os resultados para que a decisão seja tomada sobre dados e fatos, não achismo. 

É bastante possível fazer isso com URLs nas redes, vídeos ou sites do influenciador que direcionam para o produto, para que assim os seguidores realizem a compra.

Dessa forma, é possível saber quantas pessoas compraram através do link do influenciador, dando as informações necessárias para que a empresa continue com as campanhas ou não.

4 – Parceria com custo negociável

Uma das vantagens de se trabalhar com influenciadores digitais é que negociar o custo do marketing e dos lucros, podendo escolher alguns que são maiores do que outros, dependendo do seu objetivo e do alcance da campanha.

Em alguns casos, vale mais a pena investir em um influenciador menor e que tenha um público bastante engajado, que sua campanha atingirá os níveis necessários e você gastará menos com o investimento. Tudo dependerá do objetivo e como será realizado.

Considerações finais

O artigo de hoje abordou alguns benefícios de se investir em influencers digitais, além de um conceito de como funciona o marketing de influência e como essa estratégia pode impactar o mercado e o seu ramo de atuação.

Pensando nisso, utilize as orientações e dicas disponibilizadas e adapte à realidade da sua empresa, afinal, ninguém conhece o seu produto ou serviço melhor do que você mesmo. Com o influenciador digital, é possível dar aquele up que o seu negócio precisa.

Existem diversos públicos a serem descobertos, portanto, comece a pesquisar os que mais tem relação e afinidade ao seu produto, para assim investir desde já nessa prática de mercado que só tem a crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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