Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Sem categoria

Whatsapp Business: benefícios e passo a passo para começar a vender

Que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas, disso ninguém duvida. Entre as muitas ferramentas disponíveis hoje, uma das que merece grande destaque é o WhatsApp Business.

Com os recursos presentes no aplicativo, é possível aprimorar de maneira especial o contato entre um estabelecimento e os seus clientes, otimizando a comunicação e permitindo que um suporte adequado seja prestado mesmo a distância. 

De fato, levando em consideração que os hábitos de consumo mudam constantemente, principalmente porque a tecnologia influencia de maneira especial nesse aspecto, atualizar os meios de interagir com os clientes é fundamental para o crescimento de uma marca.

Diante disso, o uso do WhatsApp Business se torna importante para empresas que atuam no segmento de pintura de residência, do mesmo modo que é essencial para restaurantes ou consultórios médicos. 

A ideia principal do aplicativo, que possui a versão convencional e a especializada para negócios, é justamente a de otimizar os meios de comunicação das pequenas e médias empresas, garantindo que elas aprimorem os seus recursos. 

Assim, ao utilizar o WhatsApp Business, a quantidade de pessoas que consegue falar com o estabelecimento ao mesmo tempo é ilimitada, e os meios de responder a elas se tornam práticos e funcionais.

Isso porque o programa permite uma comunicação dinâmica, agilizando a troca de informações e otimizando a maneira de atender ao público. Por isso, conhecer os benefícios e o passo a passo para usar o aplicativo é fundamental para as empresas. 

Se você quer entender melhor as vantagens de utilizar o aplicativo e não abre mão de oferecer uma companhia cada vez mais tecnológica e atualizada para o público, esse artigo é para você. Por isso, siga na leitura e saiba mais sobre o WhatsApp Business

O que é o WhatsApp Business?

Hoje é praticamente impossível não utilizar a tecnologia nas mais diversas necessidades do dia a dia. Quem utiliza os serviços de conserto apple watch de uma assistência, por exemplo, já mostra o quanto os recursos mais atuais fazem parte da sua rotina. 

No entanto, não é apenas na vida pessoal que esses impactos podem ser vistos. No mundo empresarial, eles também conquistaram o seu espaço, sendo o WhatsApp Business uma amostra disso. 

Afinal, ele se trata de um aplicativo disponível de forma gratuita para estabelecimentos comerciais, indispensável para o crescimento e expansão dos negócios. Ele possibilita uma interação eficaz e rápida, o que garante um suporte completo para o público. 

Assim, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta de grande relevância para as companhias, oferecendo ferramentas como:

  • Envio e recebimento de mensagens de texto e áudio; 
  • Encaminhamento de arquivos;
  • Respostas automáticas;
  • Criação de um perfil com informações comerciais;
  • Verificação das estatísticas de mensagens.

Justamente por causa de recursos como esses, o WhatsApp Business deve ser adotado pelas empresas, tanto para aquelas que oferecem sala de reunião para alugar quanto por uma loja que vende roupas femininas, otimizando o seu atendimento. 

Isso porque o cliente pode enviar uma mensagem de texto ou de áudio, solicitando informações. Os mesmos formatos podem ser disparados com a resposta, o que deixa a comunicação mais simples e eficaz. 

Além disso, um catálogo de produtos ou as fotos de um espaço podem ser compartilhadas com esses contatos sem dificuldades, agilizando as etapas de uma negociação. 

Outro ponto que merece destaque é o disparo de respostas automáticas, que pode ser configurado facilmente no aplicativo. Elas são fundamentais para uma comunicação mesmo após o período comercial, e não deixam um contato sem retorno por muito tempo. 

O WhatsApp Business também oferece a criação de um perfil com informações comerciais, o que ajuda a divulgar dados como telefone, e-mail, endereço e horário de atendimento aos clientes, deixando-os sempre visíveis para os contatos. 

Por fim, outro recurso da versão Business é a verificação de estatísticas de mensagens, que são fundamentais em ações de marketing e publicidade. 

Assim, uma loja que queira comunicar uma oferta de notebook novo e faz a comunicação por meio do aplicativo para uma grande quantidade de pessoas, pode verificar a abrangência e a efetividade do anúncio. 

Por todos esses recursos, além de vários outros como a marcação das conversas com os clientes por meio das tags do aplicativo, o uso do WhatsApp Business se mostra cada vez mais necessário para os vários tipos de empresas do mercado. 

O impacto e as vantagens de usar o WhatsApp Business 

Há várias vantagens para quem deseja implementar o uso do WhatsApp Business na rotina do seu negócio, de forma que é possível impactar os resultados obtidos de forma prática e eficiente. 

De modo geral, o primeiro benefício está na ampliação da capacidade de atendimento. Enquanto o contato telefônico, por exemplo, se limita a uma ligação por vez, o aplicativo permite o atendimento simultâneo de vários clientes. 

Além disso, deixar os dados de contato sempre acessíveis agiliza uma série de necessidades. Assim, quem quer conhecer uma escola que ofereça aula particular de piano pode consultar o endereço comercial e se dirigir ao local de forma prática. 

Levando em consideração que as pessoas gostam de visualizar os produtos oferecidos por uma empresa antes de tomarem a decisão de compra, outro benefício encontrado no WhatsApp Business é o de montar um catálogo e disponibilizar para visualização. 

Ali, o cliente poderá verificar diversos itens oferecidos pela empresa, como por exemplo um carimbo empresarial, e fazer uma encomenda diretamente pelo aplicativo, otimizando o pedido e agilizando o processo. 

Para as empresas que possuem um alto fluxo de mensagem e de procura pelos seus serviços, mais um dos recursos que impacta na agilidade é a possibilidade de cadastrar as respostas rápidas. 

Isso porque é comum que as mensagens enviadas por uma empresa para os seus potenciais clientes sejam bastante parecidas, uma vez que os serviços oferecidos são sempre os mesmos. 

Assim, ao receber um pedido de orçamento de motoboy pequenas encomendas, é possível selecionar uma resposta padrão na lista de mensagens rápidas, o que torna o atendimento mais eficaz e rápido. 

Todos esses recursos se mostram fundamentais dentro da usabilidade do aplicativo por estabelecimentos comerciais, o que acaba gerando muito mais negócios, otimização de processos e melhorias de atendimento.

Etapas do uso do WhatsApp para captação e vendas

Para quem já se convenceu de que o uso do WhatsApp Business é de suma importância para o dia a dia da empresa precisa saber como utilizá-lo de forma estratégica em ações de captação e de vendas. 

Sendo assim, após fazer o download do aplicativo em um smartphone, o primeiro passo é criar o perfil comercial, sem deixar de montar o catálogo dos produtos oferecidos pela empresa. 

Ali é fundamental inserir dados como o endereço, o horário de funcionamento, o e-mail e qualquer outro detalhe que facilite o contato do público com o estabelecimento. 

A próxima fase é justamente a de configurar as mensagens automáticas, que são enviadas sempre que algum usuário faz contato com a empresa. Isso ajuda a disparar respostas mais rapidamente, garantindo uma captação adequada de novos clientes. 

Além disso, ajuda a manter os potenciais compradores engajados até que seja possível realizar um atendimento mais personalizado. 

Na sequência, o próximo passo requer a organização das conversas, deixando o aplicativo devidamente ordenado e de fácil administração. 

Os promotores para eventos, por exemplo, podem usar o recurso de tags do WhatsApp para sinalizar cada um dos seus contatos. 

Isso ajuda a identificar quais já viraram clientes, quais estão em processo de negociação e quais são leads recentes, o que faz com que eles sejam atendidos com maior assertividade no dia a dia. 

Por fim, a empresa ainda pode fechar vendas mais facilmente, enviando links para pagamento de pedidos e despachando os produtos a distância, o que amplia a sua atuação de atendimento para várias áreas do país.

Com toda essa gestão, o WhatsApp Business pode ser uma ferramenta de grande importância para que a empresa consiga se manter disponível para o público, atender a todos com eficiência e administrar de modo mais fácil todos os contatos necessários. 

Considerações finais

A tecnologia é um elemento indispensável na rotina das pessoas e das empresas, de forma que utilizá-la a favor do seu negócio é uma questão urgente e indispensável. 

O WhatsApp Business é um dos recursos mais importantes do momento, e deve ser implementado o quanto antes para garantir um bom atendimento comercial para o público, independentemente do dia ou horário do contato recebido. 

Sendo assim, aproveitar cada funcionalidade do aplicativo é uma forma promissora de otimizar a interação da marca com os seus contatos e de conquistar bons resultados, tanto na captação de clientes quanto nas vendas pela ferramenta. 

Por isso, não deixe de seguir os passos mencionados neste conteúdo e tenha a certeza de aprimorar o seu relacionamento com os clientes de maneira prática e eficaz.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.