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Posicionamento de Marca: entenda sua função e 4 benefícios

O posicionamento de marca pode transformar a sua empresa no centro das atenções e, com isso, alavancar as vendas. Isso porque ela passa a chamar a atenção das pessoas naturalmente.

Podemos até comparar uma empresa que conquista esse posicionamento com uma pessoa que tem uma presença forte, que atrai os olhares dos outros ao chegar em qualquer lugar.

São pessoas que conquistam a atenção das demais e fazem com que sua audiência as escute. O posicionamento de marca conquista algo parecido, ou seja, torna o seu negócio mais atrativo, de maneira positiva.

Portanto, ele é importante para que a companhia conquiste a admiração do público-alvo, e como consequência possa mostrar a ele as vantagens do que tem a oferecer.

Essa estratégia é muito usada por empresas que lideram o mercado em que atuam, uma vez que também ajuda a ter clareza acerca do tipo de negócio e moldar a maneira como ele será lembrado pelas pessoas.

Em linhas gerais, é um jeito de mostrar por que os consumidores devem escolher a sua marca. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito desse posicionamento, como ajuda as companhias e seus benefícios. Confira!

Afinal, o que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é a maneira como uma empresa quer ser lembrada pelos consumidores. Essa estratégia de branding não tem como foco a solução vendida, mas sim, a percepção que o cliente tem de uma organização.

A partir dessa estratégia é possível entender de que forma um negócio ocupa a mente dos clientes em comparação à concorrência.

Só que além de estabelecer um posicionamento, qualquer estabelecimento, seja uma loja que venda notebook novo ou um e-commerce de vestuário feminino, consegue mudar a maneira como é vista pelas organizações.

Para isso, é necessário decidir a imagem que a companhia deseja transmitir para o público e trabalhar para conquistar o espaço que deseja na mente das pessoas.

Para colocar isso em prática, é necessário considerar alguns fatores, e a ideia deve ser transmitida com clareza para os clientes. Além disso, todos os elementos da estratégia devem estar alinhados.

Uma das formas de fazer isso é estabelecendo a quem o produto se destina, principalmente tendo em vista que os consumidores gostam de comprar com marcas que compartilham dos mesmos valores que eles.

Aqui entra um passo importante: definir a sua persona. Esse personagem carrega características do seu cliente ideal, em relação a aspectos como:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Dores.

Quanto mais a empresa conhece a sua persona, melhor será o seu posicionamento de marca. Assim, é possível alinhar os valores da companhia aos dos clientes.

Também é fundamental saber que problema o produto soluciona, ou seja, quais são os diferenciais dele e de que forma pode ser útil para as pessoas.

Isso é importante, inclusive, para as prestadoras de serviço, como uma companhia com foco em avaliação de ativos. Além de que todos os benefícios devem estar refletidos no posicionamento da marca.

O consumidor moderno não está interessado apenas no produto ou serviço, mas na solução que ele pode trazer.

Além disso, é válido destacar os diferenciais do seu negócio em relação à concorrência, pois é dessa maneira que ele será posicionado como especialista no que faz.

Se a organização quer oferecer uma proposta diferenciada, precisa primeiro conhecer os seus concorrentes. Por exemplo, se eles oferecem garantia de 30 dias, você não vai se destacar oferecendo o mesmo tempo.

Os três pontos elencados aqui devem ser integrados, uma vez que é por meio deles que a marca cria uma personalidade única e atrativa.

A estratégia de posicionamento ajuda as empresas de muitas maneiras, e conhecer essas funcionalidades ajuda a trabalhá-la melhor.

Como essa estratégia ajuda uma empresa?

O posicionamento de marca ajuda empresas de qualquer nicho mercadológico, como uma fabricante de brinquedo estimulação sensorial porque seu foco é a caracterização e diferenciação dela no mercado.

Suas funcionalidades trabalham a segmentação do público, daí a necessidade de identificá-lo previamente. Então, é necessário analisar o comportamento do mercado e como ele se divide.

Antes de direcionar os consumidores para a marca, a organização precisa conquistar espaço no mercado. Em outras palavras, é necessário que ela seja conhecida por algumas pessoas e alguns concorrentes.

Para isso, é necessário trabalhar uma oferta que demonstre aquilo que se deseja que o público veja, sem abrir espaço para que ela seja comparada com outras opções da concorrência.

Tudo isso é feito por meio das funcionalidades dessa estratégia. A primeira é atingir o público-alvo. Isso se dá após defini-lo, visto que mostra como a empresa deve se comunicar com ele.

Além disso, define quais canais de distribuição serão utilizados, para aumentar ainda mais a eficiência desse alcance.

Outra funcionalidade é diferenciar-se da concorrência, o que acontece quando uma empresa de motoboy pequenas encomendas se posiciona com cuidado, atenta aos detalhes e às suas próprias características.

O posicionamento de marca também funciona quando a comunicação é feita com maior precisão. Ou seja, a organização escolhe determinada linguagem, para que possa ser compreendida por seu público-alvo.

Todas essas funcionalidades ajudam a empresa a se posicionar de maneira efetiva no mercado, e com isso, ela passa a ter acesso a uma série de vantagens, que veremos no próximo tópico.

Principais vantagens do posicionamento de marca

Se pararmos para pensar nos benefícios dessa estratégia, não fica difícil imaginá-los. Mas para que você se convença, alguns deles são:

1. Aumenta a visibilidade da marca

Um posicionamento bem feito tem como missão aumentar a visibilidade do negócio. Quanto mais investimos na promoção dele, maior será o alcance de suas ações.

Existem muitas maneiras de fazer isso, como por exemplo, investindo em boas estratégias de marketing digital. Ele possui ações que maximizam o alcance da empresa, como no caso do SEO e links patrocinados.

Contudo, é necessário fazer como uma fabricante de carimbo empresarial e pensar a longo prazo, visto que isso ajuda a criar uma cultura de consumo e manter bons padrões de excelência.

É com eles que o seu negócio vai conseguir conversar com os clientes antigos e atrair novos, chegando a qualificar melhor o perfil de pessoas que procuram a sua marca.

2. Melhora o crescimento da empresa

As estratégias de posicionamento impulsionam o crescimento do negócio porque tornam sua atuação mais consistente. Logo, é muito importante manter o foco nisso.

Ações bem estruturadas elevam o patamar da companhia e replicam seu modelo de atuação. Por meio dessa estratégia, uma empresa de aluguel de telão aumenta suas vendas, tem possibilidades de abrir novas unidades e pode chegar a franquear sua marca.  

3. Aprimora a percepção do público

É necessário alimentar a percepção do público constantemente, pois ela não é uma condição estática, e isso acontece porque gostos e preferências podem mudar com o tempo.

Isso acaba por tornar o posicionamento uma estratégia de ação contínua, que demanda monitoramento constante, melhorias e estudos.

É dessa maneira que o negócio entende o funcionamento dos resultados, o que possibilita melhorá-los por meio da adoção de novas estratégias.

Ao trabalhar dessa forma, uma empresa de pintura de residência minimiza uma série de riscos, além de sincronizar melhor várias ações, como publicações no blog e nas redes sociais, produção de conteúdo, dentre outras.

4. Transmite o propósito da marca

Um posicionamento bem elaborado também transmite o propósito da marca, contudo, eles devem ser definidos antes de colocarmos as estratégias em prática. Feito isso, é possível pensar em maneiras de transmiti-los para o público.

Para entendermos melhor esse contexto, vamos supor que uma companhia de promotores para eventos tem como foco a sustentabilidade, então, ela deve investir em maneiras de educar o seu público quanto a isso.

Dessa forma, as pessoas compreendem melhor a relevância dessa pauta e entendem como os serviços da organizam se encaixam a esse propósito.

Esse tipo de ação favorece o processo comunicativo, fazendo com que a marca se posicione como autoridade nas pautas que defende. Além disso, entrega o valor dela como diferencial dentro da sociedade.

Conclusão

O posicionamento de marca é um dos pilares para um negócio construir uma imagem positiva da empresa perante o público consumidor.

Além disso, trata-se de um conjunto de estratégias que oferecem experiências positivas para os clientes, o que faz com que eles a enxerguem sob uma perspectiva melhorada.

Se o seu negócio almeja o sucesso, precisa trabalhar seu posicionamento de marca com cuidado, visto que ele pode afetar o desempenho da companhia em longo prazo.

Sendo assim, esse trabalho precisa evitar erros durante toda a sua jornada, que como falamos, é contínua e muda com o passar do tempo.

Neste artigo, você compreendeu todo o funcionamento dessa estratégia, facilitando sua implementação. Assim, certamente, os seus resultados serão muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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