Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

É possível viver de blog? Como ganhar dinheiro sem ter uma audiência grande?

Cada acesso, cada clique, cada interação de um usuário pode trazer resultados financeiros para quem tem um blog bem feito e investe em marketing digital. Mas, e se você não tem uma grande audiência, será que é possível viver de blog?

A resposta é sim. O que não significa que você possa ficar aí parado sem fazer nada, só esperando que o blog rentabilize sozinho. Por esse motivo, vamos te apresentar algumas ideias, táticas e estratégias para você ganhar dinheiro com seu blog mesmo sem ter muito tráfego. Boa leitura!

1. Defina um nicho de atuação

É comum vermos grandes sites falando de tudo um pouco, de moda à inteligência artificial. Mas, quando não temos todo o poderio financeiro dessas grandes marcas, o melhor é nichar o blog. Em outras palavras, escolher um segmento único para atuar.

Mas por que ter um blog de nicho, e não um portal que fale sobre tudo? Basicamente, porque o esforço para manter um portal multidisciplinar é enorme. Você teria que publicar mais de um conteúdo diariamente e contar com escritores com ampla experiência em cada segmento.

Por outro lado, quando você escolhe um nicho de mercado para atuar, fica mais fácil focar seus esforços em atrair uma audiência qualificada.

Primeiramente, porque o blog ganha autoridade mais rápido, sendo especializado em um único segmento.

Em segundo lugar, os visitantes se identificam mais facilmente com a proposta editorial e passam a segui-lo e recomendá-lo para outras pessoas como referência.

2. Invista em conteúdo de qualidade

Para rentabilizar seu blog, você precisa atrair visitantes, certo? E como os internautas são atraídos? Por meio de conteúdo de qualidade.

Sem conteúdo relevante, seu blog não aparece nos mecanismos de buscas. Consequentemente, não gera tráfego. Nesse sentido, considere desenvolver conteúdos alinhados com as dificuldades que seus potenciais clientes têm.

Por exemplo, se você está buscando ganhar dinheiro como mentor de empreendedores, precisa falar de empreendedorismo. Mas, mais do que isso, precisa abordar as dificuldades que os empreendedores têm no decorrer de suas atividades.

Isso requer um profundo conhecimento sobre a área, além de pesquisa, para abordar diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.

O conteúdo também precisa estar conectado ao passo seguinte, isto é, encaminhar a pessoa para a próxima etapa na sua jornada de descoberta. Desse modo, você a mantém conectada por mais tempo em seu blog, aumentando as chances de que ela clique em um banner ou anúncio patrocinado, por exemplo.

3. Use técnicas de SEO

Se você quer viver de blog, quanto mais tráfego qualificado tiver, mais chances de ganhar dinheiro. Por isso, é importante ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Ao otimizar seus conteúdos para os mecanismos de buscas, eles atrairão mais visitantes interessados no que você tem a dizer. E quanto mais pessoas chegam até o seu blog, mais bem-visto ele é pelos algoritmos do Google.

Nesse sentido, vale a pena contratar um profissional especializado em SEO para orientar o que pode ser otimizado na sua página.

4. Comece pelo marketing de afiliados

Os três itens anteriores — nicho, conteúdo e SEO — são a base de um blog de sucesso. Sem eles, fica muito difícil ganhar dinheiro com um blog. Tendo esses três pilares, então você pode realmente começar a trabalhar na sua rentabilização. E a nossa primeira dica nesse sentido é o marketing de afiliados.

Mesmo que você não tenha uma grande audiência, é possível trabalhar com o marketing de afiliados. Essa estratégia consiste em vender produtos e serviços de outras pessoas no seu blog, em troca de uma porcentagem da remuneração.

Imagine que você tem um blog sobre cartuns japoneses e tem pouco tráfego, mas os visitantes são altamente qualificados. Ao inserir um anúncio ou banner de um evento sobre cartuns japoneses de um parceiro, as chances de que as pessoas se interessem pelo evento são muito altas.

E, se de cada dez visitantes do seu blog, um se inscrever para o evento, você já tem uma pequena renda garantida pela parceria.

Existem várias plataformas que conectam infoprodutores e afiliados. Faça uma pesquisa e selecione aquela que tem mais a ver com seu perfil!

5. Desenvolva seus próprio infoprodutos

Outra forma de ganhar dinheiro com um blog é desenvolver seus próprios infoprodutos e disponibilizá-los em seu blog. Podem ser e-books, infográficos, planilhas, templates, cursos, entre outros.

Tenha em mente que, para que seus infoprodutos sejam procurados pelas pessoas, você precisará atrair uma audiência interessada neles. Portanto, antes de dedicar horas e horas a desenvolvê-los, faça uma pesquisa para saber o que o seu público realmente valoriza.

Depois de ter um infoproduto bem formatado, você pode até disponibilizar seus infoprodutos para que alguns afiliados os vendam em seus próprios sites, diversificando suas fontes de renda.

6. Venda seu conhecimento

Qual é seu melhor talento? E como ele poderia ajudar outras pessoas a derrubar barreiras, mudar de vida ou simplesmente resolver um problema?

Se você conseguir identificar algo em que você é muito bom, uma das melhores formas de transformar isso em dinheiro é vendendo esse conhecimento por meio do seu blog.

E a mentoria é a melhor maneira de colocar esse conhecimento à disposição de potenciais clientes, pois você atua como um facilitador. Ou seja, você expõe sua experiência aos seus mentorados de forma estruturada, para que eles possam aprender com seus erros e acertos e assim resolver seus problemas por si mesmos.

A vantagem da mentoria é que você não precisa sair correndo para fazer dezenas de cursos. Você pode começar hoje mesmo, basta identificar uma competência sua que é bastante requerida no mercado e poderia se transformar em um programa de mentoria.

Bom, agora que você já sabe que dá para viver de blog, mesmo com pouca audiência, que tal saber como aumentar essa audiência? Leia o post Qual a melhor estratégia para o crescimento de um blog!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.