Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

5 dicas para montar uma sala de estar estilo minimalista

Saiba como mobiliar e decorar com o orçamento reduzido.

O minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que tiveram ascensão em diversos momentos do século XX, após o acontecimento da Segunda Guerra Mundial, período histórico em que muitas famílias perderam tudo.

Ele se expressa a partir das ideias de simplicidade, clareza e singeleza, em que o “menos é mais”. Tornou-se um estilo de vida, chegando aos lares e influenciando o design, a arquitetura, a decoração e o modo de organização das pessoas. 

Saiba como adotar o estilo minimalista na sua sala de estar. Neste artigo, ajudaremos desde a escolha do seu sofá, até a iluminação adequada e objetos de decoração, deixando seu ambiente bonito e altamente funcional.

1. Observe sua sala atual

O princípio da decoração minimalista é usar apenas aquilo que é fundamental, não sobrecarregando o ambiente com objetos e móveis em demasia. Então, nossa primeira dica é você observar com cuidado e atenção a sua sala de estar, de modo a excluir excessos e adotar somente o essencial. 

Preserve os espaços de circulação das pessoas e alie a estética à funcionalidade. O preceito do minimalismo é valorizar a qualidade das coisas em vez da quantidade. Pense nisso para fazer as escolhas ideais para a montagem de sua sala de estar.

2. Adote cores neutras na sua paleta 

Priorize na composição da sua decoração cores neutras como branco, cinza e preto. Você pode incluir cores vivas na sua paleta, mas elas devem aparecer em elementos pontuais, como uma parede, ou objetos de decoração de destaque. Isso para criar um ambiente harmônico e visualmente mais clean.

3. Escolha uma mobília confortável e funcional

O minimalismo propõe que os ambientes sejam decorados com pouca mobília, usando apenas aquilo que é essencial. Invista em móveis de qualidade, duráveis, de design simples e cores neutras, que sejam versáteis e funcionais.

O sofá segue sendo o coração da sala, espaço fundamental para reunir a família e receber convidados. Num espaço minimalista ele não sai de cena, mas na hora de escolhê-lo deve-se priorizar a qualidade e o conforto proporcionado no lugar do tamanho. Um sofá grande não é necessariamente o melhor. Compre aquele adequado para o tamanho da sua sala, pensando no espaço livre que deve deixar para a boa circulação das pessoas e para inserir outros móveis necessários.

É interessante que o sofá tenha formas geométricas simples, como linhas retas, o que traz um aspecto também de modernidade. Isso também deve ocorrer com os demais móveis do espaço. Lembre-se de não exagerar na quantidade, opte por uma mobília multifuncional.

4. Decore o ambiente com equilíbrio

Um ambiente simples não é o mesmo que um ambiente sem vida, sem cor, sem graça, ou sem personalidade. Você pode e deve colocar adornos no espaço, para decorá-lo e trazer beleza e requinte. Um bom exemplo de decoração é colocar quadros na parede, com pinturas, impressões ou fotos da família.

Porém, vale ressaltar que a sala minimalista contém o essencial para trazer conforto e funcionalidade. Ou seja, deve-se ter cuidado para não encalhar objetos sem intenção decorativa ou usabilidade. 

5. Adote uma boa iluminação

Um ambiente minimalista é bem iluminado e arejado. Tente aproveitar a iluminação e ventilação natural, não obstruindo a passagem delas com móveis. Às vezes apenas a reconfiguração dos móveis já deixa a sala mais ventilada e clara, trazendo sensação de harmonia e equilíbrio ao espaço.

Para a iluminação noturna, dê preferência às lâmpadas de LED que são mais claras e econômicas. Você pode adotar luminárias e pendentes para obter uma iluminação difusa, que deixará o ambiente mais aconchegante. As luminárias e pendentes também são peças decorativas, você pode escolher designers mais modernos e clean que conversem com os demais elementos que compõem o cômodo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.