Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Qual a melhor estratégia para o crescimento de um blog?

Qual a melhor estratégia de crescimento para blog? É bem comum que você já tenha ouvido falar muita coisa sobre o assunto. Até porque o marketing digital está realmente bombando nos últimos dias.

O que não falta por aí são promessas e técnicas incríveis. Sempre explorando algo novo e aparentemente surpreendente. Com muitas pessoas realmente querendo apresentar o seu próprio produto como sendo algo perfeito.

Foi se o tempo em que um curso de informática era algo simples e ensinava só a se mexer em um computador. Hoje é possível encontrar vários deles que te trazem noção de programação e até mesmo algumas informações que normalmente são tediosas para alguns.

De fato, aprender a se posicionar e a vender seu conteúdo na internet nunca foi tão importante. Digo isto porque praticamente tudo está migrando para um processo online, deixando com que você possa fazer escolhas realmente interessantes.

Então hoje gostaria de compartilhar um meio de fazer o seu blog crescer. Assim você também pode se beneficiar com este tipo de mídia.

Vamos conferir?

Qual a melhor estratégia de crescimento para blog?

Primeiramente é importante dizer que não existe nada de novo debaixo do sol. É muito importante analisar tendências, ver atitudes padronizadas e vários outros fatores. Entretanto é necessário também fazer o básico de sempre.

Trabalhar as bases do seu blog de maneira sólida é a melhor certeza que você vai ter de crescimento. Quando se faz tudo da maneira correta você consegue melhorar gradativamente os resultados.

Sempre crescer em uma direção, mesmo que pouco, faz com que você consiga atingir um bom resultado no longo prazo.

Vamos então olhar algumas das atitudes mais básicas para você crescer sempre o seu blog.

1 – Programe seu conteúdo

Um blog é na verdade uma mídia de dispersão de conteúdo, principalmente de forma escrita.

Através do blog as pessoas sabem que irão encontrar análises, e textos relacionados ao nicho local daquele assunto. Por isso, ao programar o conteúdo, é importante ter em mente que você jamais deve divagar sobre qualquer coisa.

Por muito tempo foi comum que os blogs tivessem conteúdos diários, às vezes até mesmo mais de um por dia. E tinham muitos que defendiam que isto auxiliava no SEO, ou seja, facilitava você aparecer na frente das pesquisas no Google e outras ferramentas de busca.

Entretanto, a grande verdade é que as coisas mudaram bastante. Primeiramente com a proliferação de sites que falam sobre qualquer tipo de coisa, as pessoas começaram a se cansar de opiniões puras em qualquer lugar.

Os blogs de nichos mais específicos, ou os que se mantinham à proposta inicial, continuaram crescendo e os outros ficaram para trás. E outro problema bastante comum que começou a aparecer foi exatamente o fato do Google penalizar este tipo de coisa.

As ferramentas de busca hoje procuram por sites que entregam uma qualidade melhor de conteúdo. E não algum site que está toda hora apresentando coisas menos do que medíocres.

Por isso é importante programar o que vai escrever, fazer tudo com calma e melhorar os conteúdos antes de postar.

2 – Tente trabalhar o SEO Off Page

Muitas pessoas também ficam completamente ligadas no SEO On Page, pensando em como podem aumentar ou diminuir a densidade de certas palavras chaves, e também fazer com que tenham resultados mais certeiros.

Entretanto, a grande verdade é que a maioria esmagadora dos resultados geralmente vem do SEO Off Page. Podemos até relacionar isto ao famoso princípio de Pareto, onde cerca de 80% dos resultados vêm por conta do Off Page e só 20% pelo On Page.

Mas isto também não significa abandonar um texto bem escrito, analisado nas outras páginas ao redor e trabalhado para se trazer resultados de verdade.

Mas de fato o seu esforço é conseguir encontrar bons backlinks, principalmente aqueles que possuem uma grande quantidade de autoridade. Pagar uma ferramenta como por exemplo uma SEMRush é uma excelente ideia para analisar isto.

Um curso de informática dificilmente vai te dar essas dicas. Por isso fique à vontade para sempre procurar.

3 – Trabalhe outras fontes de tráfego

Muitos dos iniciantes ficam viciados em pensar no SEO. Realmente, o SEO é uma excelente fonte de tráfego, e eu diria até mesmo que é a melhor das fontes que você pode encontrar por aí.

Entretanto uma coisa precisa ser dita, que é o fato de que as redes sociais também são uma excelente forma de se conseguir acessos e leitores. É impressionante o que ótimas campanhas podem fazer por você.

Muitas pessoas realmente conseguem levantar resultados quando encontram um bom produto e uma boa persona. Por que então não utilizar isto para trazer pessoas para o seu site?

Isto sem contar que as redes sociais fazem com que você conquiste mais seguidores, facilitando resultados e ajudando você a levantar ainda mais pontos positivos para seu blog.

É mais fácil anunciar conteúdos novos e manter todos os seguidores atualizados por lá, ao invés de simplesmente contar com o hábito deles de entrarem constantemente no seu site.

4 – Trabalhe a qualidade visual das suas postagens

Um blog não precisa ser totalmente focado em textos, você pode enriquecer o conteúdo apresentado utilizando imagens, que são as opções ideais e mais comuns.

Entretanto, utilizar qualquer imagem pode até atrapalhar seu desempenho. Se possível ilustre logicamente o texto para que você consiga ter resultados incríveis.

Entretanto, muitos estão apostando em uma abordagem onde se colocam vídeos também. Isto é incrível, pois não só melhora a qualidade do texto, mas facilita com que você tenha uma retenção maior de tempo com as pessoas no seu site.

Isto melhora bastante os seus resultados de SEO, já que o Google entende que seu conteúdo é importante para várias pessoas.

Conclusão

O trabalho para se colocar uma estratégia em funcionamento é muito maior do que realmente criar a estratégia em si.

Por isso é importante lembrar que um negócio online é resultado de uma vida de trabalho. Sendo que você precisa de muito foco e dedicação para chegar mais longe.

Por hoje é isso. Até mais!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.