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Marketing na indústria em 2021: dicas essenciais

Você sabe como trabalhar o marketing na indústria em 2021? Se pensa que basta usar as técnicas e conceitos normais de todos os anos, se enganou. Isso porque nem só o ano atual é igual aos outros, como a situação também é igual e o cenário do marketing mudou bastante nos últimos tempos. Por isso, é essencial se adaptar para poder coletar os melhores resultados possíveis.

Para começo de conversa, é importante compreender que o Brasil vive um processo de desindustrialização acentuado. Nosso país tem a terceira maior desindustrialização entre 30 países analisados por um levantamento do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). A pandemia do novo coronavírus, claro, piorou a situação. Além disso, o marketing em si passa por muitas novidades e mudanças.

Portanto, se você quer saber como trabalhar o marketing na indústria em 2021 e se adaptar a todos esses cenários, siga a leitura do artigo abaixo!

4 dicas de como trabalhar o marketing na indústria em 2021

1. Saiba comunicar seus diferenciais

O marketing para indústrias é naturalmente diferente do marketing para serviços ou comércio. Isso porque as ideias e conceitos por trás da tomada de decisões dos consumidores desses dois núcleos são bem diferentes.

Por exemplo, uma indústria vende para um gestor de compras ou alguém em processo de tomada de decisões em alguma empresa. Já um comércio ou serviço vende para o consumidor “comum”.

Por isso, é importante entender o que o gestor de compras ou alguém nessa posição importante em uma empresa quer. Nesse caso, é importante saber como comunicar seus diferenciais.

Pense, por exemplo, em uma empresa como a Braniva, que vende equipamentos e maquinários para produção de indústrias. Ela deve produzir estudos, análises e outros tipos de pesquisas para poder comprovar para os leads como seus produtos podem ajudar aquelas empresas a ter mais produtividade ou maior qualidade na produção.

O ponto dessa estratégia é saber como se comunicar com um público que toma decisões muito mais racionais do que o normal.

2. Invista em Marketing de Conteúdo eficaz

Uma das melhores ferramentas de marketing para indústrias é o Marketing de Conteúdo. Explicando de maneira simples, essa estratégia consiste em produzir conteúdo de qualidade para atrair leads e educar o mercado, gerando autoridade para a marca.

Em uma indústria, essa estratégia é vital para poder explicar o que a fábrica faz, como seus produtos ou materiais funcionam e quais são os diferenciais. Isso é importante pois o consumidor de uma fábrica pensa mais antes de fechar negócio. A decisão é mais racional, mais pensada. Por isso, há mais espaço para o Marketing de Conteúdo brilhar.

3. Planeje ações de marketing interativo

Em 2021, uma das grandes tendências publicitárias é o marketing interativo. Ele serve para puxar uma interação com o público e, dessa forma, conseguir tirar insights para otimizar as campanhas ou, mesmo, conseguir vendas diretas.

Por exemplo, suponha que sua empresa venda máquinas. São 10 modelos diferentes, cada um com requisitos bem específicos. Normalmente, seus vendedores perdem muito tempo explicando cada variação para os leads ou, em muitos casos, os clientes compram o modelo errado e querem devolver.

Uma boa solução seria criar um checklist no seu site, pedindo para o cliente inserir alguns dados. Essa ferramenta interativa apresentaria para o visitante a máquina certa com base naquelas informações. Pouparia tempo dos vendedores e evitaria erros dos clientes.

4. Use as Lives no Instagram do jeito certo

As lives do Instagram se tornaram grandes ferramentas de marketing no período da pandemia. Ainda que tenham perdido a força daquelas primeiras semanas, elas ainda são muito poderosas para campanhas publicitárias e gerar engajamento. No entanto, devem ser feitas do jeito certo.

Para uma indústria, uma live deve contar com conteúdos realmente imperdíveis para o seu público, normalmente relacionados aos seus produtos ou serviços. Imagine que a sua empresa produz capas de nylon que são usadas em caminhões, depósitos e outras estruturas. Uma boa live seria sobre os principais riscos para o armazenamento de commodities no transporte e antes dele. Então, a empresa poderia convidar muitas pessoas especializadas e realmente apresentar um cenário científico.

Para completar, é importante saber como divulgar a live do jeito certo. É necessário criar realmente aquele desejo de assistir ao conteúdo, deixando o público-alvo empolgado como se fosse a estreia de um filme.

Para isso, promova a ideia da live com frequência, vale do valor que a live terá e utilize os gatilhos mais importantes para o seu público-alvo.

Pronto! Essas são as principais dicas de marketing na indústria em 2021. Com elas, você estará melhor munido para enfrentar os desafios de um setor que sofre com a situação macroeconômica atual, mas que pode virar o jogo e conseguir bons resultados neste e nos próximos anos. Para isso, basta conseguir se posicionar do jeito certo e mirar o público ideal.

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