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Entenda a importância da automação de marketing para otimização de processos

Qualquer agência de marketing online sabe a importância da automação de marketing para otimização de processos. Afinal de contas, para muitas estratégias é justamente essa ferramenta que permite resultados positivos ou, no mínimo, tão bons quanto os atuais. Isso porque a automação apresenta uma nova camada para poder fazer marketing e trazer melhores resultados para a empresa.

A automação de marketing consiste em utilizar ferramentas específicas para fazer com que certas tarefas ou processos sejam feitos de maneira automática. Na prática, ela pode ser usada em praticamente qualquer plataforma de marketing que seja digital, como as redes sociais, os blogs, sites e contatos via e-mail. Essa flexibilidade garante que ela seja de fácil implementação e possa trazer resultados bem significativos desde o primeiro dia.

Quer saber qual é a importância da automação de marketing para otimização de processos? Então siga a leitura do artigo abaixo!

A importância da automação de marketing para otimização de processos em 5 pontos

1. Redução de custos

A primeira grande vantagem do uso da automação de marketing é a redução de custos nos processo daquela estratégia, empresa ou agência. Isso porque a automação toma conta de uma série de tarefas que, outrora, seriam feitas por algum profissional ou teriam algum tipo de gasto extra com aplicativos ou outros recursos.

Portanto, a automação ajuda a otimizar os processos internos da campanha ao reduzir os custos e torná-la mais eficaz. Isso melhora as métricas de análise de resultados, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ROI (Retorno sobre Investimento), que tendem a ser métricas essenciais para a avaliação do desempenho da estratégia.

2. Otimização de tempo

A automação de marketing permite que diversas ações sejam realizadas de forma automática, sem a necessidade de um input humano constante. Isso significa que essas tarefas podem ser realizadas instantaneamente a qualquer momento, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Na prática, esse recurso libera das costas dos profissionais do seu time de marketing muitas ações que consumiam tempo e tinham baixo retorno. Eram ações ineficientes, portanto.

Por causa da utilização da automação, esses profissionais podem dedicar essas importantes horas para lidar com outras questões, aumentando a produtividade das ações e garantindo um melhor aproveitamento do tempo disponível.

3. Nutrição de leads

A automação é uma das ferramentas mais eficazes para a nutrição de leads, pois permite uma estratégia pessoal e automática. Basicamente, com o uso de diversos gatilhos dentro de um site, é possível identificar o contexto de cada lead e passar a oferecer conteúdos de valor que sejam personalizados.

Por exemplo, suponha que a sua empresa é uma corretora de investimentos e, via um ebook, conseguiu coletar milhares de leads. Então, com o uso de gatilhos na sua página, consegue entender quando um desses leads acessou uma informação sobre um investimento de Renda Fixa.

Nessa hora, é possível enviar um conteúdo especializado para essa pessoa, dependendo do estado de nutrição do lead. Por exemplo, suponha que aquela pessoa já ativou gatilhos sobre o mesmo assunto antes. Agora pode ser a hora de enviar um texto mais persuasivo, com casos de sucesso de quem investiu em Renda Fixa. Se não ativou nenhum antes, talvez seja um iniciante e vale a pena enviar um ebook sobre o básico da Renda Fixa.

Com esse tipo de estratégia, é possível nutrir leads até que eles estejam mais prontos para comprar da sua empresa.

4. Atendimento mais leve

A partir do momento que uma estratégia de marketing começa a dar certo, é vital ter uma estrutura de atendimento pré e pós-venda. Isso, no entanto, é uma carga que é colocada em cima do time de comunicação.

No entanto, a automatização ajuda nessa parte também. Afinal, é possível usar chatbots nas redes sociais e no WhatsApp (que, lembrando, está presente em 99% dos smartphones no Brasil e pode ser o veículo ideal para estabelecer contato com os leads) e tirar as dúvidas mais básicas que as pessoas têm.

5. Melhoria em métricas

Por fim, como deu para perceber, a automação de marketing gera uma melhoria geral em métricas para a empresa. Isso porque ela diminui custos, melhora a conversão e torna a estratégia muito mais coesa no geral. Portanto, elementos como o CAC, ROI, taxa de conversão e outros estarão mais otimizados, com resultados mais interessantes.

É claro que só a automação não faz milagres, mas garante aquele desempenho extra que toda empresa precisa.

Agora que você já viu esses 5 importantes pontos que mostram o valor da automação de marketing para otimização de processos, é hora de começar a cogitar colocar essa ferramenta em prática na sua empresa. Lembre-se de que os processos automatizados corretos dependerão do seu contexto, claro. Portanto, não dá para colocar em prática uma solução “única” para qualquer negócio.

E aí, se interessou em começar a trabalhar com a automação de marketing? Conte a sua opinião em um comentário abaixo!

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