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Como fazer marketing para negócios locais: conheça alguns exemplos

Uma preocupação comum de quem empreende em micro ou pequenas empresas é como fazer marketing para negócios locais. Afinal, é comum a gente ver notícias de que empresas de grande porte gastaram x milhões de reais em ações nacionais de branding ou outras estratégias. Por exemplo, o BBB20 teve 24 anunciantes que pagaram milhões pela exibição da sua marca em horário nobre, em um dos programas mais assistidos do país. Todas essas empresas coletaram resultados positivos com uma exposição nacional tão grande assim.

No entanto, nem toda empresa tem capital para isso. Na verdade, considerando que 99% das empresas no Brasil são de micro ou pequeno porte, ter condições para um investimento desses é algo para a minoria, para menos do que 1% das empresas que atuam por aqui. Ao mesmo tempo, essas ações nem mesmo interessam a maior parte dos negócios. Por exemplo, suponha que você tem uma oficina mecânica em Campinas, São Paulo. Valeria a pena investir em uma propaganda em um programa de TV nacional? Não. Afinal, de que adianta aparecer para o espectador de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) ou Manaus (AM)? Esas pessoas não estão na sua região e não se tornarão clientes do seu negócio.

Por isso, é importante saber como fazer marketing para negócios locais. É essencial dominar esse nicho da publicidade e saber trabalhar os detalhes específicos desse tipo de negócio. Veja a seguir algumas dicas e exemplos de como fazer isso!

Como fazer marketing para negócios locais: 5 dicas e exemplos

1. Interação nas redes sociais com público focado

Mexer nas redes sociais pode ser um pouco avassalador para quem acredita que basta ter carisma que o público vem. Hoje em dia há milhões de contas nas redes, e chamar a atenção não é mais tão simples assim.

Focar seu público na região que seu empreendimento se encontra já é um ótimo começo. Você pode fazer isso utilizando hashtags específicas da região, como cidade, bairro ou usar a localização ativada que aparece no momento de fazer o post.

Coloque bastante conteúdo relevante também, relacionado ao local que se encontra, para atrair moradores da região e fazer com que mais pessoas conheçam a existência de seu negócio.

2. Tenha um site recheado de informações

Ter um site é essencial para aumentar a relevância de seu negócio com o google e garantir que ele apareça em primeiro lugar no campo de pesquisa. Seu site deve conter todas as informações importantes como local, telefone para contato, redes sociais, e-mail e outras formas de contato, e precificação.

Além destas informações, escolha um design interessante, que passe confiança ao consumidor, coloque fotos de seus produtos, serviços ou estabelecimento, e faça textos descritivos utilizando da técnica de SEO para melhorar o ranking da busca. O aconselhável para esta última parte, é contratar um profissional com experiência e que garanta resultados, ao invés de fazer por conta própria.

Um bom exemplo disso é a Oficinox no seu site https://oficinox.com.br/. A empresa trabalha no setor local, focada na venda de produtos de aço inox. Sua página é recheada de boas informações sobre o material e otimizada para ter bom desempenho no Google.

3. Use o Google Maps ao seu favor

Já se sabe que o google é a maior ferramenta de pesquisa que existe, e ele oferece inúmeros recursos gratuitos para empresas, como o Google Meu Negócio. Nele você consegue inserir o endereço de seu negócio local no Google Maps, além de acrescentar dados como horário de funcionamento, telefone e website.

Estar no Google Maps garante um retorno rápido de ação, pois consumidores em potencial podem verificar o endereço e visitar seu negócio no mesmo dia. Outra vantagem é que essa ferramenta habilita avaliações feitas diretamente na página do google, que serão exibidas para todas as pesquisas que tiverem como resultado o seu local. Por isso, caprichar no atendimento é vital para render boas avaliações, que não poderão ser apagadas ou alteradas da internet.

4. Converse com seu público

Ter um negócio transparente é a melhor dica do mercado. O consumidor sempre irá reconhecer um local que trata bem seus clientes, de forma justa e educada. Seja nas redes sociais, ou fisicamente, a comunicação é a melhor forma de medir o que é necessário mudar e o que deve permanecer.

Peça feedback sempre que possível, e compartilhe as avaliações positivas em seus principais meios de comunicação. Comunique seus clientes fidelizados que seu negócio opera online também, e que eles são bem vindos para comentar e compartilhar experiências positivas que tiveram em seu local.

5. Seja criativo

Utilize todas as formas de mídia possíveis que caibam dentro do seu modelo de negócios. Fotos, vídeos, depoimentos são coisas que enriquecem a experiência para o possível consumidor. Embarque nas últimas tendências das redes sociais e mantenha seu negócio sempre atualizado nas novidades, assim seu público saberá que sua empresa está ativa e pronta para atender.

Agora que você já viu como fazer marketing para negócios locais, é hora de se inspirar nessas dicas e exemplos e colocar o ensinamento em prática. Lembre-se de direcionar seus esforços somente para quem pode ser um cliente do seu negócio, de modo a não desperdiçar recursos.

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