Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

7 dicas de produtividade para seu negócio online

As dicas de produtividade são valiosas para qualquer pessoa ou empresa, afinal, quanto mais produtivo o seu negócio for, mais lucros ele terá.

Produtividade em nada tem a ver com a rapidez na execução de uma tarefa, mas sim, com a quantidade de coisas que você faz e de maneira bem-feita.

Ser produtivo é um requisito essencial para quem quer ter sucesso com seu empreendimento. Mas, essa tarefa nem sempre é fácil. Às vezes, você acorda mais cedo ou deixa algumas coisas de lado, mas patina nos afazeres o dia todo.

Os negócios que conseguem obter o máximo de resultados e cumprir suas metas, mesmo com recursos limitados, são as que mais obtêm resultados e que têm mais chances de ter sucesso.

Tudo isso está relacionado à produtividade e ela é importante não apenas para as pessoas e negócios físicos, como também para organizações on-line.

Pode ser uma loja, serviços de assessoria, enfim, a produtividade é essencial para chegar a algum lugar e conquistar os resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é ser produtivo, a importância do planejamento estratégico nesse contexto e dar algumas dicas de produtividade para os negócios on-line.  

O que é produtividade?

Produtividade é a capacidade que uma pessoa ou empresa tem, de realizar o máximo de atividades usando o mínimo de recursos. E dela depende o nível de sucesso que conseguimos ter.

Ela também é o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade de trabalho e o que foi necessário para que ele fosse realizado.

Esses dois fatores estão diretamente relacionados à natureza de uma tarefa, por exemplo, quando uma lanchonete prepara um hambúrguer artesanal diferente.

A questão, muitas vezes, é quantitativa, como quando essa lanchonete precisa preparar 10 hambúrgueres normais ou investir em recursos inovadores para que eles sejam “artesanais e diferentes”.

Dentre todos os recursos que a hamburgueria precisa investir, como carne de qualidade, pão artesanal, temperos diferentes, entre outros, o mais valioso de todos eles é o tempo.

Depois sim, ela pode pensar no dinheiro, nos ingredientes necessários e até na mão de obra qualificada para o preparo desse alimento.

Dentro de qualquer organização, a busca pela produtividade e por extrair o máximo de cada profissional é uma prática comum.

Só que não adianta produzir muito se a qualidade final está comprometida, pois é assim que uma marca perde em diferencial e abre espaço para a concorrência.

Dentro de uma fábrica de bolsas, a produção de suas mercadorias, como sacolas ecobag personalizadas, precisa ser alta e garantir a qualidade dos produtos. A produtividade garante isso e ainda:

  • Usa os recursos de maneira consciente;
  • Reduz custos;
  • Expande o mercado;
  • Aumenta o número de colaboradores;
  • Cria o diferencial competitivo.

Dentro dos negócios on-line a necessidade é a mesma, por isso, é preciso saber quais atividades estão sendo realizadas, acompanhar os resultados e saber como está o desempenho de cada membro da equipe.

Mesmo que uma loja virtual seja formada apenas por duas pessoas, o foco do trabalho não deve ser apenas a redução do tempo, apesar de ele ser o mais importante.

Devemos nos lembrar de que cada pessoa tem o seu próprio tempo, e aqui entra a necessidade de elaborar um bom planejamento estratégico.

Importância do planejamento estratégico na produtividade

Um bom planejamento estratégico direcionado à produtividade envolve a definição de alguns indicadores que serão acompanhados diariamente.

Dessa forma, tanto uma clínica veterinária popular quanto uma assessoria empresarial pela internet conseguem aumentar o seu faturamento.

O gestor passa a ter mais controle sobre os entraves que provocam atrasos e diminuição da produtividade, além de identificar os pontos positivos que podem ser estimulados.

Tudo isso requer um acompanhamento diário do negócio no que tange ao seu rendimento, incluindo o monitoramento da jornada de trabalho.

Tendo essas informações esclarecidas, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para que você melhore a produtividade do seu negócio on-line.

Dicas de produtividade para negócios on-line

Evitar estresse e excesso de esforço para cumprir com todas as obrigações de um negócio on-line, como uma imobiliária que alugue sala comercial compartilhada pela internet, pode ser mais fácil com alguns procedimentos, como:

1. Investir em tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada hoje em dia de qualquer tipo de empresa, mas para os negócios on-line ela é ainda mais importante, pois evita desperdício de tempo.

As ferramentas de automação e otimização não podem ser ignoradas, visto que elas tornam os processos mais ágeis e garantem a segurança da informação.

Muitas tarefas repetitivas podem ser substituídas por essas ferramentas, garantindo que sejam feitas de maneira muito mais rápida e diminuindo o índice de erros.

2. Criar uma ordem de importância

Liste todas as tarefas que precisam ser feitas por ordem de importância, desde aquelas que são corriqueiras até as que aparecerem ao longo do dia.

Por exemplo, uma loja virtual que vende itens para viagem sabe que o saco de dormir para bebê é um dos mais vendidos, logo, ela precisa entrar em contato com os fornecedores para que o produto não falte no estoque.

Essa é a tarefa mais importante do dia e deve ser feita logo pela manhã. Além dela, outras mais complexas também precisam ser terminadas na primeira parte do dia, para que o restante seja mais tranquilo.

Começar pelo trabalho mais fácil é contraprodutivo, pois o dia rende muito mais quando as prioridades já estão resolvidas.

3. Fazer um planejamento

No final de cada dia, planeje o dia seguinte, também organizando as prioridades de cada tarefa. 

Faça a mesma coisa a semana toda, ou seja, planeje tudo o que precisa fazer e não deixe nada em cima da hora.

Analise o planejamento constantemente e anote tudo para que fique mais fácil gerenciar o dia a dia do seu negócio.

4. Controlar a jornada de trabalho

Os negócios on-line, assim como uma fábrica de peças plásticas, também possuem seus colaboradores. E mesmo que você seja o único que trabalha no empreendimento, é necessário saber se os horários estão sendo cumpridos.

O controle da jornada de trabalho é fundamental e uma obrigação, se você quer melhorar sua produtividade.

Se o seu negócio conta com outros colaboradores, você pode optar por usar um software de controle de ponto, que pode ser acessado mesmo em casos de trabalho remoto.

5. Evitar distrações

A internet é uma ferramenta importante para qualquer negócio, como uma empresa de automação de casa. Mas, para os negócios on-line, ela é indispensável.

Só que também pode ser uma maneira de distrair você e seus colaboradores durante o horário de trabalho. 

Por isso, o acesso às redes deve ser controlado, mas se seus funcionários trabalham em home office, o melhor a fazer é conscientizá-los.

Se você trabalha sozinho, separe um tempo para responder e-mails, mensagens em aplicativos e até dar uma olhadinha nas redes sociais. Fazer isso vai ajudar, e muito, a aumentar a sua produtividade.

6. Não adiar tarefas

Você resolveu todas as suas prioridades, como responder aquele e-mail de orçamento de espelho decorativo sala de jantar, e ainda dá tempo de realizar algumas tarefas.

Se você ainda está em horário de trabalho, faça, não deixe nada para amanhã. A procrastinação só serve para acumular mais coisas, afinal, amanhã você terá outras tarefas e as de hoje não vão caber na agenda.

Pior ainda, o que você deixou de fazer hoje pode se tornar um problema ou algo mais urgente lá na frente. Portanto, evite procrastinar e cumpra as tarefas no dia certo.

7. Fazer reuniões periódicas

Se você conta com apoio de uma equipe, realize reuniões periódicas com seus colaboradores para melhorar a produtividade.

É durante as reuniões que você consegue orientar os colaboradores e passar informações importantes para eles, como no caso dos feedbacks.

Também é o momento ideal para esclarecer dúvidas e melhorar a rotina, de modo que ela esteja alinhada às expectativas do seu negócio on-line.

Lembre-se de que, hoje em dia, mesmo que os seus colaboradores estejam em outros lugares, as reuniões podem ser feitas por videochamadas. 

Isso reduz a distância, melhora a comunicação, e claro, aumenta a produtividade.

Conclusão

Ser produtivo é uma necessidade hoje em dia, afinal, temos muito o que fazer e nossas responsabilidades exigem comprometimento.

Se para as pessoas isso é importante, que dirá para os negócios, físicos e virtuais. 

Portanto, devemos sempre investir em maneiras de sermos mais produtivos, cumprindo todas as tarefas e obrigações com qualidade.

Neste artigo, você aprendeu como melhorar a produtividade do seu negócio on-line e já está pronto para colocá-las em prática e conquistar ótimos resultados.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.