Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Dicas

WordPress vs Drupal e Joomla! Qual CMS é o melhor?

Hoje vamos falar sobre criação de sites e sistemas próprios para gerencia-los. Obviamente, não basta você ter apenas a ideia do que você vai oferecer, seja serviço, produto ou conteúdo, mas principalmente como fará para tocar as pessoas. E assim, falamos desde a criação da sua plataforma virtual, até o conteúdo.

Uma opção interessante é o uso de um gerenciador de conteúdo, também conhecido como CMS. Mas para a escolha do CMS é necessário identificar qual melhor se adequa a necessidade da sua página e da capacidade das técnicas que são suportadas.

A questão mais importante não é a definição de qual é o melhor, mas sim quais dos 03 que melhor atende ao que você precisa naquele momento. E para ajudar nessa escolha, separamos uma explicação para que você conheça as principais características de cada um deles.

O que fazer após escolher seu domínio?


Após o registro do seu domínio, e encontrar a melhor hospedagem, de acordo com as necessidades do seu projeto, é necessário iniciar a construção da sua página, e lembre-se de adicionar seu logotipo. No entanto, existem diversas opções que podem ser utilizadas, como páginas de portfólio, páginas personalizadas ou mais direcionadas.

Lembre-se que a logo será a “face” do seu projeto. Há muitos fatores que indicam que grande parte do sucesso das empresas, deve-se ao fato de serem bem quistas e vistas por seus clientes.

Agora que você sabe que o Design é importante, vamos para o cerne do nosso assunto de hoje:

CMS: O que é?

CMS – Content Management System, é um gerenciador de conteúdo que tem o funcionamento parecido com um motor, onde ele fornecerá tudo que é necessário para o pleno funcionamento. Ele auxilia na criação dos elementos bem como sua edição, através de uma interface.

Dependendo do sistema escolhido e do seu uso, não é necessário a edição de linhas de código, o que torna uma opção muito mais viável e de rápida execução.

A principal característica desse tipo de sistema são os plugins que otimizam o funcionamento, permitindo uma facilidade na implementação de novos recursos. Existem diversos plugins que são necessários para melhorar o funcionamento da página, como plugins de SEO, para ranqueamento de conteúdo, para captação de leads, entre outros.

Sendo possível ainda escolher templates variados e novos temas, que são personalizáveis, de acordo com a sua marca e posicionamento.

O mercado dispõe vários sistemas de gerenciamento de conteúdo, mas existem 03 que são os principais: WordPress, Joomla e o Drupal. Eles são gratuitos, e são instalados de maneira simples e rápida, e ainda possuem planos de hospedagem, simplificando bastante a vida dos usuários. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

WordPress: o CMS mais popular

Atualmente, o WordPress é o mais popular dentre os CMSs atuais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Website Setup, mais de 40% de todos os sites que estão no ar atualmente, incluindo os blogs, utilizam o WordPress para gerenciamento de todo o seu conteúdo.

Sua criação aconteceu em 2003, e era utilizado primordialmente para blogs. Hoje em dia, ele é utilizado em larga escala, em sites, blogs, graças a sua facilidade de uso e edição.

Dos 03 CMS que citamos anteriormente, o WordPress é que possui mais plugins e temas disponíveis para utilização. Outra vantagem é que a comunidade é bem ativa, onde a resolução de problemas e dúvidas acaba sendo muito mais rápida do que os demais CMS.

Joomla: indicado para e-commerces

O Joomla é fruto da separação dos desenvolvedores do Mambo e do Miro, que era a empresa que tinha os direitos sobre o sistema Mambo. Ele pode ser considerado como um meio termo, a nível de recursos, entre o WordPress e o Drupal.

Já que ele possui características dos dois CMS, ele é de fácil edição e conta com recursos mais avançados. Ele é indicado para que estão buscando mais recursos avançados, que não estão disponíveis no WordPress e para quem entende que o Drupal é um pouco mais complexo.

Bem como o WordPress, o Joomla possui inúmeros plugins e temas disponíveis, e conta como uma comunidade disponível para auxílio de dúvidas e questionamentos sobre seu uso. Ele é indicado para quem está criando um e-commerce, pois seus recursos facilitam bastante essa criação. Além disso, também é indicado para a construção de intranets e sites institucionais.

Drupal: indicado para projetos mais complexos

O Drupal é um CMS que conta com uma plataforma mais robusta, que permite alterações de back-end, dos 03 sistemas de gerenciamento de conteúdo, o Drupal é o que necessita de mais conhecimentos específicos para que as edições sejam realizadas.

Ele foi criado em 2001, portanto é o mais antigo entre os CMS, e por ser muito mais robusto do que os demais, tem uma versatilidade maior, suportando projetos de maior porte, com uma complexidade mais alta.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.