Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Por que aprender informática nos tempos de hoje? [Qual a importância]

Por que aprender informática nos tempos de hoje? Você realmente já se fez esta pergunta?

Quem tem 30 anos de idade ou mais com certeza lembra da explosão dos computadores perto da virada do milênio. Embora eles ainda fossem para muito só artigos de luxo, eram cada vez mais importantes.

A demanda sendo superada pela grande oferta de marcas permitiu que os valores acabassem diminuindo ao máximo. O que permitiu a propagação de vários meios de informática por aí.

Você deve ter se lembrado de eventos como o bug do milênio e outras situações que realmente deixaram todos atônitos. A própria indústria de jogos também contribuiu para que os PCs se tornassem algo mais do que ferramentas opacas e sem graça para se usar no escritório.

Em pouco tempo o que era um ou outro curso de informática de empresas especializadas, se tornou uma variedade muito grande de opções para quem desejava se adequar no mercado.

Acredite você ou não, mas só conseguimos chegar onde estamos em todo o nosso auge de tecnologia graças aos computadores. Seria praticamente impossível fazer uma transação bancária, por exemplo, utilizando um celular.

Talvez seja uma surpresa para você, mas um celular em si é um computador. Principalmente os smartphones, que chegam até a utilizar sistemas operacionais.

Sendo assim hoje gostaria de mostrar por que aprender informática é tão importante. Vamos conferir?

Por que aprender informática hoje em dia?

Primeiramente é importante dizer que estes são alguns dos motivos que eu julgo serem mais importantes para o seu crescimento pessoal. Entretanto cada pessoa tem suas necessidades pessoais, e algum fator pode se sobressair a outro.

Então ao invés de se preocupar tanto com a ordem, tente passar por cada conteúdo e ver se ele estará realmente de acordo com o que você precisa. Assim será mais fácil te convencer da importância deste tipo de recurso.

E claro, aprender informática não necessariamente vai significar que você precisa trabalhar como um técnico ou mesmo um programador. Mas sim que você estará apto a utilizar soluções informatizadas para o seu trabalho atual ou futuro.

Informática está em todo lugar

Você pode tentar evitar, porém já deve ter percebido que a maioria dos canais de informação migrou para a internet.

Quem é mais sofreu mudanças com certeza foram os jornais impressos, que até uma década atrás era extremamente popular.

Podíamos dizer que havia uma certa estratégia de deixar com que eles fossem o principal veículo de informação. Era através dele que você recebia as notícias, e poderia começar bem o dia.

Entretanto ele só saia uma vez por dia, normalmente de manhã muito cedo, comentando as situações do dia anterior. Ou seja, se algo de importante acontecesse você teria que acompanhar as primeiras edições no jornal televisivo.

E a internet transformou tudo isso. A partir do surgimento dos primeiros portais de notícia você conseguia descobrir o que estava acontecendo exatamente no mesmo momento.

Pense bem, as recentes reviravoltas polêmicas na política, seja de um julgamento ou de apuração de votos estão sendo acompanhadas majoritariamente pela internet. Assim como as principais descobertas da ciência.

Até mesmo os governos e bancos estão migrando completamente para meios digitais. Em breve seus documentos não devem estar mais disponíveis em versão impressa.

É necessário para se trabalhar

Praticamente nenhuma empresa que não seja de trabalho braçal puro vai exigir algum tipo de interação com um computador. Você pode acreditar que desde o advogado até o caixa de supermercado estão todos ligados diretamente com a informática.

Não saber operar o básico de um computador, ou mesmo ter experiência com aplicativos de celular, irá hoje te custar as melhores vagas do mercado. E em momentos de recessão é muito comum que as únicas vagas disponíveis sejam exatamente as que estão precisando deste tipo de profissional.

Sendo assim a minha principal recomendação é que você utilize toda a sua capacidade para conseguir aprender, seja através de um curso de informática ou com algum amigo.

A ideia principal de se fazer um curso é a possibilidade de ganhar um certificado que faz toda a diferença na hora da entrevista.

E por último ainda preciso dizer que uma das respostas para a pergunta “por que aprender informática?” é exatamente a disponibilidade enorme de empregos na área de tecnologia em si.

Hoje os mercados que mais crescem são os de programação e TI. Ambos requerem um nível adicional de conhecimento de computadores. Sendo vários os cursos de graduação que você precisa fazer.

Por que aprender Informática? Porque ela te ajuda na vida

O que não falta hoje são soluções disponíveis através de meios digitais. O que antes só poderia ser feito através de um meio convencional e demorado, provavelmente pode ser feito através de um simples celular.

Pense bem, até pouco tempo atrás várias opções de ações bancárias só poderiam ser feitas diretamente na agência. Era normal ficar alguns minutos na fila, às vezes até por algumas horas.

Afinal de contas o atendimento iria andar de acordo com a disponibilidade de atendentes, e seria impossível contratar um atendente para cada cliente.

Sendo assim é normal hoje fazer transferências rápidas com apenas alguns cliques. Como é o caso do PIX, onde você pode fazer envio de valores em qualquer dia da semana e em qualquer hora. Muitas vezes demorando frações de segundo.

Também é possível hoje fazer um curso completo de graduação utilizando somente seu tempo livre e um Smartphone. Existe informação e conhecimento de sobra nas palmas de suas mãos. E vários deles ainda são gratuitos.

E então é possível sim sair ganhando com o uso da tecnologia de informação. Saiba você ou não, mas em breve poderá chegar o tempo em que qualquer uma dessas tecnologias se tornará simplesmente indispensável para quem quiser ter uma vida normal.

Comece hoje buscando um curso de informática completo e eficaz para sua capacitação.

Então por hoje ficamos por aqui, espero que essas orientações tenham sido motivadoras e úteis. Mas se ainda houver alguma dúvida é só entrar em contato, estou à disposição para te responder nos comentários.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.