Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Dicas

Marketing para concessionárias: saiba o que realmente funciona

Se você quer vender mais carros, precisa aprender como usar o marketing para concessionárias a seu favor. Afinal, existem estratégias específicas de publicidade que são feitas para que possam atrair os consumidores para as concessionárias, de modo a aumentar as chances de vender mais automóveis. É até possível aumentar a sua meta mensal agindo dessa forma.

Atualmente, o mercado brasileiro vende ao redor de 2,787 milhões de automóveis por ano. Claro que esse foi o resultado pré-pandemia do novo coronavírus, já que toda essa crise teve um impacto significativo no segmento e provavelmente deve reduzir bastante o número total de vendas de veículos em 2020. No entanto, aos poucos, o padrão do mercado retornará para os resultados antes da pandemia.

Enquanto isso, é essencial montar uma estratégia para poder direcionar os ganhos dessa retomada para o seu negócio. Isso é feito com as estratégias de marketing para concessionárias que realmente funcionam. Quer saber quais são? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como trabalhar com marketing para concessionárias?

Invista em uma abordagem omnichannel

O primeiro passo para poder trabalhar com o marketing para concessionárias do jeito certo é usar uma abordagem omnichannel. O termo é complicado, mas o conceito é bem simples de entender: trata-se de uma abordagem coerente em todas as plataformas de contato com os consumidores, ou seja: a mesma linguagem, ideia e conceitos devem ser trabalhados em todas as frentes de contato com o consumidor, incluindo sua loja, suas redes sociais e mais.

Além disso, é importante que todas elas trabalhem juntos e centralizem dados para futura análise. Por exemplo, sua campanha de anúncios em redes sociais deve coletar dados sobre todas as pessoas atingidas e leads gerados. Depois, esses leads serão atendidos em seus múltiplos canais (presenciais ou não) e o resultado das interações deve ser contabilizado no mesmo sistema para melhor entendimento dos dados.

Tenha parceiros de qualidade para sua concessionária

Um dos elementos que mais direciona a demanda em qualquer área, inclusive na automotiva, é a percepção de valor – quanto mais os consumidores enxergam valor em um negócio, maior é a possibilidade de abordá-lo.

Na prática, isso significa que quanto mais valor você inserir em suas ofertas, maior será o número de pessoas interessadas nelas.

Uma das melhores formas de aumentar a percepção de valor que o público tem dos seus automóveis é ter parceiros de qualidade. Isso garante que a compra do automóvel não seja feita pensando apenas no veículo em si, mas em todo o ecossistema ao redor.

Por exemplo, você pode firmar parcerias com uma loja de pneus para que o consumidor tenha descontos nas compras dos itens e também com lojas de produtos automotivos para adquirir um óleo sintético ou algo do tipo. Ao mesmo tempo, pode firmar acordos com seguradoras, bancos e muitas outras empresas que podem fazer com que os negócios sejam mais vantajosos.

Invista em uma estratégia integrada entre tráfego orgânico e pago

Atualmente, a Internet é a principal plataforma de marketing para concessionárias do mundo, por dois fatores básicos: ela conta com praticamente todo o seu público e tem as ferramentas ideais para encontrar as pessoas certas.

No mercado automotivo, a Internet é essencial para fazer negócios. Segundo o Google, 95% de todos os consumidores automotivos começam a sua jornada fazendo pesquisas na Internet. Na prática, eles já chegam na concessionária mais ou menos certos do que querem.

Por esse motivo, é essencial que você invista em uma estratégia conjunta de tráfego orgânico e pago. Construa um blog com bastante autoridade e ajude o consumidor a fazer as suas decisões em relação ao carro que ele vai comprar. Enquanto isso, alimente esse blog com tráfego pago em plataformas como o Google ou o Facebook. Assim, você irá atrair consumidores que são mais bem informados e menos resistentes ao processo de venda.

Tenha uma plataforma de conversão online

Atualmente, é essencial que a sua concessionária não fique limitada a apenas um meio de conversão – a venda física. É importante expandir esse horizonte e criar cada vez mais modelos de conversão para poder fechar mais negócios.

É essencial estar em pelo menos uma plataforma de vendas de carros online, como Olx, Mercado Livre ou outras. Isso fará com que seu negócio seja encontrado mais facilmente e, dessa forma, baterá metas com mais tranquilidade.

Além disso, vale a pena criar um sistema de vendas digitais próprio. Você pode até aproveitar que o WhatsApp está em 99% de todos os celulares brasileiros e usá-lo como ferramenta de conversão.

Agora que você já sabe os pilares básicos do marketing para concessionárias, pode usar essas ferramentas para conseguir vender mais automóveis, especialmente em um momento tão crítico quanto o atual. Lembre-se de que se fiar em um método único pode ser complicado para a sua estratégia mercadológica, uma vez que torna o seu negócio mais vulnerável.

E aí, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.