Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Notícias

Entenda a importância da embalagem no fortalecimento da marca

Poucos empreendedores entendem a importância da embalagem no fortalecimento da marca que comandam. No entanto, por mais que não entendam ou não usem essa ferramenta, ela existe e pode trazer bons ou maus resultados, dependendo de como é usada. Por isso, é importante que a empresa domine a forma de embalar seus produtos para obter o melhor resultado possível.

O contexto atual faz com que as embalagens sejam importantes não apenas para empresas com pontos de venda físicos, como lojas em shoppings e similares, mas também para quem vende em e-commerce. Com a pandemia do novo coronavírus incentivando o e-commerce a bater os R$100 bilhões de vendas em 2020, a perspectiva é que qualquer tipo de vantagem que uma loja digital possa ter será importante perante seus concorrentes, além de fortalecer sua marca.

Quer saber qual a importância da embalagem no fortalecimento da marca no ponto físico ou digital? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual a importância da embalagem no fortalecimento da marca?

Uma boa embalagem pode ajudar a sua marca a se fortalecer em três elementos diferentes. São eles:

  • reduz os custos da operação;
  • melhorar a conexão com o cliente;
  • aumenta a percepção de valor do produto.

Os itens 1 e 3, quando aplicados em conjunto, passam a aumentar o lucro da empresa. Isso permite que a empresa possa vender mais, ter mais dinheiro e reinvestir esses ganhos em sua própria marca.

Já o item número 2 é o mais importante na solidificação da marca pretendida na percepção do consumidor. Por isso, todos os itens são importantes. Veja mais sobre eles a seguir!

Redução de custos

Uma boa embalagem pode ajudar a empresa a reduzir custos. Isso porque um dos principais gastos na hora de vender um produto, seja em um ponto físico, seja em ponto digital, é a embalagem para proteger o item.

Além da embalagem, é essencial ter um processo interno muito bom para isso. Nesse caso, é possível reduzir consideravelmente os gastos, especialmente usando uma boa máquina de embalar.

Dessa forma, a empresa cria um processo automatizado, que reduz os custos internos e gera mais lucro a cada venda realizada.

Conexão com o cliente

A conexão com o cliente é conquistada de muitas maneiras atualmente. Se o seu produto é bom e resolve um problema do consumidor, ele passa a ter uma conexão mais profunda.

No entanto, a embalagem também ajuda a criar uma conexão ainda maior com o consumidor. Isso porque ela pode fazer parte da experiência que o cliente quer com aquele produto, especialmente na venda digital.

Isso acontece por causa de um fenômeno chamado “unboxing”. Esse fenômeno consiste em aguardar a compra chegar pelos correios e, então, poder abrir a encomenda em casa.

O que a empresa pode fazer é criar uma boa embalagem, com cheiros, recados e toda uma experiência de abrir o pacote. Isso aproxima o consumidor do seu produto e marca, fazendo com que a experiência de compra seja realmente algo único e diferente.

Percepção de valor

Por fim, vale mencionar que a embalagem trabalha com a percepção de valor que o consumidor tem do produto. Se a embalagem for simples, até um pouco frágil e dissonante do resto do produto, então essa será a impressão que o consumidor terá do produto.

No entanto, uma embalagem completa, com caixa, papel de embrulho e fita, das cores certas e com o material correto, ajuda o consumidor a ter uma percepção muito melhor do produto. Na prática, isso aumenta a percepção de valor que ele tem.

Isso é positivo porque não existe um produto que é caro ou barato. O que existe é um produto cujo preço é incompatível com a sua percepção de valor. Ou seja: o consumidor vai “reclamar” ou “gostar” do preço de um produto de acordo com a sua percepção de valor. Se a embalagem aumenta a percepção de valor, então o preço pode subir também.

Dessa forma, a embalagem ajuda a sua marca a subir de “setor” no mercado. Ou seja: sua empresa pode ir de negociar com o público da Classe D, por exemplo, para o público da Classe C ou B. Isso porque a embalagem ajuda a mudar a percepção de quão valiosa é aquela marca e seus produtos.

É claro que somente a embalagem não é capaz de fazer isso, mas ela ajuda na transformação de mercado que a empresa tenta fazer.

Agora que você já sabe qual a importância da embalagem no fortalecimento da marca, é hora de colocar essas estratégias a seu favor. Por isso, pense em como uma boa embalagem pode ajudar a sua empresa a conseguir mais vendas e tornar a sua marca mais fortalecida com o seu público-alvo. Assim, seu negócio tende a crescer mais e com mais estabilidade.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.