Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Guest Post

Entenda um pouco mais sobre planilhas de Excel

As planilhas de Excel são recursos altamente úteis, que podem ser utilizados tanto em âmbito profissional, quanto no dia a dia.

Mas, para que estas se mostrem realmente relevantes, devem ser elaboradas da forma correta, já que o programa conta com muitos recursos, que não devem ser subutilizados.

Por isso, no material de hoje estamos trazendo informações que auxiliem no entendimento sobre esse maravilhoso recurso, além de mostrarmos algumas dicas para utilizá-lo.

Desse modo, se você deseja dar os primeiros passos no domínio do Excel, basta continuar a sua leitura!

Qual a relevância das planilhas de Excel para o mercado profissional?

Todos que iniciam na vida profissional escutam uma recomendação em comum: se prepare com cursos extras, principalmente nas áreas de idiomas e informática.

Embora esse pareça um conselho corriqueiro e ultrapassado, na verdade faz todo o sentido, já que um bom profissional deve conseguir se comunicar, além de utilizar recursos tecnológicos.

Mas, infelizmente ainda são poucos os que realmente compreendem sobre essa importância, focando apenas na parte geral, e se esquecendo que existem alguns conhecimentos muito úteis.

Para exemplificar, basta observar que muitos profissionais têm curso de informática, mas nunca pararam para pensar em um curso de Excel avançado, o que os atrapalha na elaboração de boas planilhas.

A verdade é que as planilhas de Excel são recursos profissionais muito úteis, já que permitem a criação de qualquer tipo de organização e administração.

É por essa razão que atualmente profissionais especialistas nessa área tem passado na frente nas entrevistas, sendo os melhores colocados nos processos de seleção.

Por isso, se deseja tornar o seu currículo relevante, saiba que esse tipo de curso certamente poderá te ajudar!

Em quais outras áreas esse tipo de recurso é útil?

Mas, se você acredita que as planilhas de Excel não sejam úteis para o seu dia a dia profissional, especialmente se trabalha bem distante se setores administrativos, saiba que não é apenas nesta área que recurso se aplica.

Talvez você não tenha parado para pensar ainda, mas as planilhas de Excel podem até mesmo ser utilizadas para organizar as finanças domésticas, pois permitem a comparação e registro de todo tipo de movimentação.

E, por que não usar uma planilha para avaliar os seus gastos pessoais mensais? Ou então, para verificar quais foram suas principais compras ao longo do ano?

Perceba que as possibilidades são inúmeras, de forma que o Excel pode te auxiliar em praticamente tudo, não sendo direcionado apenas para a administração.

A verdade é que o mais importante certamente é utilizar a criatividade, pois de todo modo as simples células do Excel podem tornar sua vida muito mais prática e organizada!

Como criar boas planilhas de Excel

Nos tópicos anteriores você conseguiu notar que as planilha de Excel são úteis para diversas finalidades, de forma que este tipo de conhecimento já se tornou básico.

Mas, para quem ainda está começando, pode ser difícil entender com facilidade sobre essa produção, já que o Excel é um programa único, que conta com recursos próprios.

Com isso, pode ser que no começo você acabe produzindo apenas planilhas simples, o que até pode ser motivo de frustração, especialmente se resolver comparar seus trabalhos com outros mais avançados.

Se este é o seu caso, saiba que não há motivos para se preocupar, já que tudo pode ser resolvido com um pouco de prática, e com algumas dicas simples.

Por isso, a seguir estamos trazendo uma seleção de dicas básicas, que podem auxiliar na produção de planilhas ainda mais interessantes e atrativas.

1. Comece pelo aprendizado básico 

Ao visualizar uma planilha de Excel avançada é natural que você queira fazer igual, afinal de contas, quem não deseja fazer algo cheio de recursos e com aparência única?

Mas, o que poucas pessoas contam é que esse tipo de planilha leva um certo tempo para ser aprendida, necessitando até mesmo de conhecimento técnico.

Para isso, a alternativa mais simples é investir em um curso de Excel Avançado, que disponha de todo o conhecimento necessário para evoluir neste setor.

No entanto, lembre-se que para conseguir acompanhar esse tipo de curso você já deve possuir o conhecimento básico sobre o programa, que se resume na identificação dos recursos e no uso básico dos mesmos.

De todo modo, ao investir em um aprendizado evolutivo, certamente será muito mais simples de atingir o nível dos trabalhos que tanto almeja, portanto, siga esse caminho!

2. Aposte no visual e na praticidade da planilha 

Certamente você já deve ter escutado alguém dizer que detesta planilhas, e as justificativas geralmente se resumem em “planilhas são chatas” ou “não consigo trabalhar com planilhas”.

Isso não acontece por culpa da planilha de Excel em si, já que esta é uma ferramenta muito interessante, e que tem tudo para tornar o dia a dia mais prático.

O grande problema está no trabalho feito, que não levou em consideração a produção de um bom visual e de praticidade.

Do que adianta uma planilha super avançada, que conta com recursos secretos, se o seu público final dificilmente saberá como mexer nela com facilidade?

Ou então, como você espera que alguém se interesse por seu trabalho no Excel, se este se resume à células em preto e branco?

Perceba que o visual e a funcionalidade são fundamentais para a produção de uma boa planilha de Excel, já que isso a torna atrativa.

Vale ressaltar que muitas dessas melhorias podem ser aprendidas por meio de um curso de Excel avançado, então não deixe de procurar!

3. Explore os recursos 

Por fim, a última dica para produzir boas planilha de Excel, certamente diz respeito ao máximo aproveitamento de recursos, pois só assim é possível sair do óbvio.

O Excel não serve apenas para incluir dados, já que ele é praticamente uma plataforma de possibilidades infinitas na produção de planilhas.

Por meio dele você pode comparar dados, criar gráficos e produzir trabalhos exclusivos, basta saber como acessar todos esses recursos.

Então, se deseja produzir boas planilhas, comece pelo conhecimento, e certamente a parte de execução será muito mais simples!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.