Dicas para garantir a segurança do seu blog
Você já se questionou em algum momento se o seu blog está seguro contra as inúmeras ameaças existentes? Certamente você investe horas do seu tempo diário na construção de conteúdo atraente e de qualidade e precisa protegê-lo, assim como, você protege suas propriedades e a privacidade na internet.
Hoje, vamos tratar dos quatro assuntos que mais preocupam os criadores de conteúdo quando a questão é a segurança do blog. Siga as dicas abaixo e mantenha-se a salvo:
1 – Faça backups regularmente
Aqui no Códigos Blog já destacamos técnicas para fazer cópias de segurança do seu blog no WordPress e Blogger. Esta é a dica mais simples e a que é a mais ignorada por todos. Um backup do seu blog é como fazer um seguro do carro, você o faz torcendo para que não precise, mas é de suma importância ter um.
Qual foi a última vez que você fez uma cópia do seu blog? Não deixe tudo a mercê da sorte o do seu provedor de hospedagem. Esse procedimento é fundamental para fazer uma restauração do seu conteúdo em caso de invasão ou falha grave do servidor. Por isso, programe-se para criar uma rotina de backup com o seu conteúdo.
Leia também: Como Investir em Ações
2 –Proteja seu blog de invasões
Proteger seu blog de invasões é uma questão que envolve uma série de pequenos procedimentos, mas que combinados, são eficazes. O primeiro (e mais simples deles) é proteger seu painel utilizando um perfil de ADM diferente do autor. Proteja o administrador com cuidado extremo e utilize o autor para pequenas operações no seu blog.
Outra dica fundamental é pesquisar mais sobre os plug-ins que você instala no seu WordPress. Um plugin mal intencionado pode redirecionar seu visitante para outros sites, espalhar códigos maliciosos e identificar seu blog como uma ameaça no filtro de navegadores como o Google Chrome.
Outro risco é a de uma invasão gerada por meio de um vírus direcionado ao seu computador. Neste caso, vale o mesmo conselho empregado ao usuário comum. Atualize seu antivírus com frequência, tenha um navegador protegido de phishing e outras pragas virtuais, além de prestar atenção nos seus hábitos de navegação e no que você compartilha e indica ao seu visitante. Conheça também, o Site Blindado, um serviço que presta a blindagem de sites e tem um serviço gratuito para verificar malwares no seu blog.
3 – Declare guerra aos plagiadores
No passado, já escrevemos um artigo sobre o assunto. Neste link, você confere três ferramentas muito eficazes para evitar o plágio e qual é o procedimento que você deve seguir para solicitar a exclusão do conteúdo plagiado.
Vale 1 clique: Mãe de Menino
Boas dicas, galera. Vivo fazendo backup no pc e queria muito que tivesse um esquema que eu pudesse fazer isso de uma forma mais fácil ou automatizada, sei lá tipo um aviso ou que eu pudesse configurar de alguma maneira para um hd externo…Se souberem de algo assim façam um post sobre…Abs
Eu sempre esqueço de fazer backup mas to bem protegido com antivirus! No momento, to usando o psafe!
Periodicamente faço backup,de tudo que tenho, nunca tive problemas de perder nada, mas realmente é um saco!!
Essas são excelentes dicas para proteger um blog ou site.
Excelentes dicas. Realmente tenho que passar a ter mais atenção nesse quesito.
Eu estou usando o Dropbox no meu site e fico tranquila porque sei que ele atualiza todos os dias.
Já tive um blog no passado que sofreu ataque, e depois de 1 ano de trabalho tive que abandonar o projeto porque o Hostgator não conseguiu tirar o vírus. Foi tenso!
Ótimas dicas.
Excelente artigo! Segurança é algo muito importante para quem possui um blog e essas dicas são realmente muito boas. Sempre procuro me atualizar sobre novas dicas para ter o máximo de proteção possível para meu blog. Obrigado por compartilhar!
Acho que isso e primordial a segurança do blog
Excelente post. Garantir a segurança é essencial.