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Marketing Digital para e-commerce: Como garantir resultados

Está com dificuldade de otimizar suas vendas e gerar lucros no seu e-commerce? Veja algumas dicas valiosas para garantir resultados positivos e ganhar credibilidade no mercado!

As estratégias de marketing digital para e-commerce são muito amplas. Cada ação, possui um objetivo específico para otimizar o domínio da empresa e atrair mais clientes.

Conhecer dicas práticas do que fazer e por onde começar é essencial para garantir resultados a médio e longo prazo.

A internet alterou completamente a maneira que as pessoas se relacionam com as marcas. São muitos os que optam por adquirir produtos na web ao invés de ir até uma loja física.

Isso faz com que o mercado de e-commerce venha se expandindo cada vez mais, e, investir neste tipo de negócio pode ser primordial para o faturamento de uma empresa.

Aqui vão algumas dicas para você aplicar o Marketing Digital no seu e-commerce e conseguir se destacar em meio ao mercado das vendas:

Tenha um plano de negócios

Planejando é a palavra-chave quando falamos em negócios de modo geral. O plano de negócios é o guia das ações estratégias do seu e-commerce. Ele vai te proporcionar um direcionamento do negócio para adquirir resultados promissores.

Um planejamento é essencial para definir seus principais objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo.

Quando falamos de e-commerce, é fundamental definir esses objetivos e ações referentes ao estudo da sua persona, ou seja, seu público-alvo, e quais os produtos e serviços que mais se adequam a essas pessoas.

Também é de suma importância planejar os investimentos que serão feitos ao longo do tempo, tanto em relação ao orçamento, quanto na questão do tempo dedicado para executar diferentes ações de planejamento.

Valorize seu produto

Por mais que a relação de compras na web seja de grande facilidade aos usuários, ela não oferece a mesma experiência que as lojas físicas. Ou seja, onde o cliente pode analisar o produto, tocá-lo, experimentá-lo, etc.

Por tanto, é importante valorizar o produto em questão ao máximo. Disponibilize fotos em diferentes ângulos, forneça uma descrição completa e com todas as recomendações de uso.

Um exemplo bem simples que podemos citar é o seguinte: Seu e-commerce é voltado para as vendas de diversos modelos de aparelho odontológico. Como fazer com que a experiência do cliente seja tão favorável ao ponto dele querer comprar um aparelho invisível, por exemplo?

Para otimizar as vendas deste produto e atrair clientes, use o espaço do seu site para falar sobre os benefícios de determinado aparelho, quais as vantagens dele em relação ao molde convencional, coloque fotos, relatos, e assim por diante. Tudo para fazer com que o cliente se sinta o mais próximo possível do seu produto.

Uma boa dica também é fornecer um canal de comunicação de fácil acesso para o cliente, como um chat ou e-mail. Assim, ele consegue eliminar todas as dúvidas referentes ao produto em questão.

Invista em Marketing de Conteúdo

Quando falamos em ações de marketing digital para e-commerce, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado.

Você pode aplicar estratégias de SEO em seu domínio para que os mecanismos de busca possam rankear a loja da melhor maneira na busca orgânica. Como isso funciona?

Existem várias maneiras de otimizar um domínio nos mecanismos de busca da web, como por exemplo, utilizar palavras-chave nos seus conteúdos. Por exemplo:

Para atrair potenciais clientes para a venda de um aparelho para bruxismo, utilize essas palavras como suas palavras-chave. Ou seja, coloque-as em seu conteúdo de forma que ele agregue informações relevantes e consistentes aos usuários.

Assim, sempre que alguém pesquisar na barra de busca pelo assunto, facilitará o encontro para com o seu e-commerce.

Outra forma de investir em marketing de conteúdo é na produção de materiais de apoio, você pode disponibilizá-los em um blog, por exemplo. Assim, você mostra que a empresa entende daquele determinado assunto, produto ou serviço, dando maior credibilidade ao seu negócio.

Se o seu domínio é especialista nas vendas de uma bisnaga de clareamento, tenha em seu blog um conteúdo voltado aos benefícios do clareamento dentário, por exemplo. Isso faz com que o cliente perceba a relevância do seu site em relação ao assunto, de maneira que supra as necessidades dele.

Utilize e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais valiosas para o e-commerce. Isso porque, o e-mail ainda é um dos principais canais de relacionamento da web.

É importante se relacionar com a sua base de leads e clientes com frequência, assim, o seu negócio não será esquecido.

Essa ferramenta é ótima para auxiliar na distribuição de conteúdo relevante ao usuário.

Para obter um bom desempenho nesse processo, é necessário segmentar a base de contatos de acordo com os interesses que os usuários já demonstraram em interações anteriores com o seu e-commerce

A partir daí, é possível estabelecer uma linha de comunicação focada somente nos interesses daquele usuário em questão, tornando as chances de conversão mais reais.

Deve-se ter em mente que para uma boa campanha de e-mail marketing, o título deve ser atrativo. Ele que vai despertar curiosidade no cliente em abrir o e-mail e verificar o conteúdo em questão.

Mostre que o seu e-commerce é confiável

Apesar da alta demanda das vendas online estarem crescendo cada dia mais, grande parte dos usuários que compram na internet ainda são muito desconfiados na hora de concretizar uma compra.

Por isso, é de extrema necessidade que para o bom funcionamento do seu e-commerce, ele traga segurança e confiabilidade ao cliente.

Para isso, ofereça o máximo de instruções possíveis em relação a compra e seu modo de efetivação. Optar por um layout amigável também é uma ótima dica para trazer segurança aos usuários.

Tenha as redes sociais como melhores amigas

As redes sociais são ferramentas que não podem ser deixadas de lado quando falamos de marketing digital para e-commerce.

São nelas que você garante uma interação entre empresa/cliente, além de esclarecer possíveis dúvidas dos usuários em relação ao seu produto e divulgar conteúdos de relevância que aumentem a credibilidade do seu domínio na web.

Essas ações são valiosas e se bem utilizadas, fazem com que a sua persona reposte o conteúdo, podendo inclusive atrair novos clientes.

Manter uma boa relação com o público de forma constante é essencial para o desenvolvimento e sucesso de qualquer e-commerce de diferentes segmentos do mercado.

Invista em anúncios pagos

Anúncios pagos são uma ótima estratégia para atrair clientes em potencial para o seu e-commerce.

Isso porque quando se investe em anúncios pagos em uma determinada plataforma, a sua página será mostrada à aqueles que fizerem pesquisas com tópicos semelhantes ao seu segmento de atuação.

Ou seja, essas pessoas já se encontram qualificadas como seu público-alvo. Quando divulgado o seu site à elas, a chance se interessarem e entrarem no seu domínio é alta.

Entre as plataformas mais usadas para essa estratégia se encontram:

  • Rede de pesquisa e Display do Google;
  • Google Shopping;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Linkedin Ads;
  • Youtube Ads.

Otimize a versão mobile

Para se ter um e-commerce de sucesso, deve-se ter em mente que o uso de dispositivos mobile é uma crescente na vida das pessoas. A maioria dos clientes opta por acessar os domínios da web através de celulares, tablets e afins.

Por tanto, ter um site responsivo com um bom layout para esses dispositivos é fundamental.

Além de investir em um bom layout mobile para o seu e-commerce, estratégias como a criação de um aplicativo para a sua loja, por exemplo, são coisas que podem ser levadas em consideração.

Ofereça benefícios

Disponibilizar condições especiais na primeira compra de um cliente sempre vai aumentar as chances de adquirir novos compradores.

Frete grátis e cupons de desconto são algumas estratégias que podem te ajudar nessa questão.

Essas ações mostram a disposição que o seu e-commerce têm de levar o cliente a conhecer os produtos e serviços e assim, você garante uma boa primeira impressão e uma ótima experiência do cliente, aumentando as possibilidades de retorno.

Essas estratégias colocadas lado à lado, se tornam aliadas valiosas na hora de garantir o sucesso para o seu e-commerce. Sempre preze a interação com os clientes, fazendo com que a experiência dele no domínio seja a melhor possível. Assim, você passa confiança, credibilidade e aumenta cada vez mais as chances de conseguir futuros compradores!

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