Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

SEO

Como configurar o Google Search Console no seu site: conheça o passo a passo

O Google Search Console é a ferramenta que mostra como o Google enxerga o seu site. Com ele você pode extrair dados e informações para otimizar suas páginas.

Se o Google Analytics já é uma ferramenta indispensável para monitorar o comportamento de usuários em sites, o Google Search é outra peça fundamental para saber como seus usuários chegaram até você.

Com o uso dessa ferramenta você irá fazer as melhorias necessárias para seu site. Mas você sabe como usar essa ferramenta?

Pensando nisso, nesta publicação reunimos as principais informações e um passo a passo para que você saiba como extrair as melhores informações através dessa ferramenta. Vamos começar?

O que é o Google Search Console

O Google Search é um instrumento disponibilizado gratuitamente pelo Google. Antes chamado de Webmaster Tools, em 2018 foi relançado e surgiu com o novo nome. Algumas ferramentas da antiga versão não estão mais disponíveis, mas a interface continua muito acessível.

Apesar das mudanças o seu objetivo continua o mesmo, apresentar relatórios e funcionalidades, que te ajuda a analisar o tráfego e desempenho do seu site em pesquisas.

Assim, se o desempenho estiver ruim, ele fornece formas para melhorar suas páginas em pesquisas. Além disso, a interface mostra qual o caminho para corrigir as situações que causam a performance ruim. Sendo assim, ele é muito utilizado por profissionais que trabalham com SEO.

Confira 4 passos para configurar o Google Search Console

Neste passo a passo, você aprenderá como realizar a configuração do Google Search Console para que o seu site tenha uma indexação nas buscas orgânicas do Google. Então, confira a seguir o passo a passo para começar usar essa ferramenta.

Passo 1 -Login

Antes de começar a usar a ferramenta, você deve ter uma conta no Google. Para realizar o seu cadastro, acesse o site do Google Search Console e crie sua conta, após isso para acessar a sua conta clique em iniciar e faça o login.

Passo 2 — Propriedade

Após realizar o login, adicione seu prefixo do URL ou domínio.

Passo 3 — Verificação da propriedade

Para que o Google Console Search funcione corretamente, após a inclusão da propriedade o Google exige que você escolha um dos métodos disponíveis para garantir que você é realmente o dono daquele endereço.

Dessa forma, as opções são divididas em duas: Método de verificação recomendado e Outros métodos de verificação. Ao escolher o método recomendado, é preciso que você faça um upload de um arquivo HTML para o seu site. Para realizar esse upload basta clicar em Arquivo HTML e enviá-lo para a raiz da sua página.

Após isso feito, acesse o link que será disponibilizado, confira se todos os dados estão corretos e clique no botão Verificar.

Caso você já use a ferramenta Google Analytics, há outra maneira simples de realizar a verificação da página no Google Search Console. Acesse a aba outros métodos de verificação, escolha a opção Google Analytics e acompanhe as instruções.

Não podemos esquecer, que para o Google search Console consiga sincronizar suas contas, é preciso que você use o mesmo e-mail para às duas interfaces.

Passo 4 — Uso

Agora que você já configurou e confirmou sua conta acesse a página inicial. Dessa forma, no topo esquerdo você poderá navegar por suas páginas, adicionar ou excluir páginas novas.

Ao acessar o menu lateral, do lado esquerdo, você verá todas as funções do Google Search Console que te ajudarão a entender melhor como funciona a indexação da sua página, assim como, tráfego, qualidade de links e problemas localizados pelo buscador.

Como você viu, o Google Console Search recebe bem novos usuários, principalmente para quem trabalha com o SEO técnico. Dessa forma, o Google recomenda aos usuários avançados estudar e aplicar as informações na guia de iniciantes, já que lá há muitas informações úteis para tirar o melhor da ferramenta.

Por fim, também é importante estar atento as diretrizes que o Google Search Console oferece. Lá você encontrará orientações técnicas e estratégicas. Nela estão inclusas as quantidades adequadas de links por páginas, orientações sobre tags e outras atitudes recomendadas.

Além desse passo a passo, você deve explorar o Google Search Console para aprender na prática como usar cada ferramenta para melhorar o desempenho do seu site. Se você gostou de apender a configurar o Google Search Console, deixe o seu comentário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.