Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

SEO

Carreira de SEO: como começar e quais cursos são os mais importantes

Você já pensou em seguir carreira de SEO? Se considerou a hipótese, saiba que essa é uma área que terá bastante impacto nos próximos anos. Aliás, já é uma área vital hoje e só tem a crescer no futuro.

A razão disso é bem simples. O Marketing Digital segue em amplo crescimento e com perspectiva de aumentar ainda mais. O Google, por sua vez, tem parte vital nisso.

Com mais de 80 mil buscas por segundo, o Google é o principal movimentador de tráfego da Internet. No entanto, para usar essa ferramenta ao máximo é importante dominar técnicas avançadas de SEO.

Quer saber como começar a trabalhar nessa área e quais cursos fazer? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como começar na carreira de SEO?

A carreira de SEO, assim como várias outras do Marketing Digital, é relativamente recente. Praticamente não há uma estruturação formal da profissão uma vez que os primeiros profissionais de SEO do mundo ainda são bem jovens hoje.

Por ser uma área em desenvolvimento, ainda não há uma graduação de SEO dentro de uma universidade. Mesmo no programa de Marketing, a otimização para motores de busca é apenas um tópico dentro do subassunto do Marketing Digital.

A parte positiva disso é que as exigências para entrar no mercado são menores. Se você tem o conhecimento e consegue colocá-lo em prática, então achará oportunidades de trabalho dentro do setor.

Para poder trabalhar como otimizador de motores de busca, no entanto, é importante que você tenha um conjunto de habilidades específicas. São elas:

  • conhecimento avançado sobre as melhores técnicas de SEO;
  • capacidade de trabalhar com orientação de dados;
  • organização e proatividade;
  • curiosidade e vontade de aprender.

Depois disso, o ideal é começar a trabalhar na construção de um portfólio para mostrar as suas habilidades. Normalmente, diz-se que em casa de ferreiro, o espeto é de pau, para sinalizar que costumamos usar nossas especialidades com outras pessoas e não com nós mesmos.

No entanto, é interessante que você tenha um site otimizado e com excelente desempenho de SEO para poder mostrar sua capacidade aos clientes.

Além disso, é bom registrar avanços de métricas e ranqueamento dos seus primeiros trabalhos para poder provar aos potenciais clientes que vale a pena contratar os seus serviços.

Que tipo de cursos fazer para iniciar nessa área?

Se você quer seguir na carreira de SEO, precisará investir bastante em conhecimento, especialmente porque as novidades do setor são muito dinâmicas.

Todos os anos o Google lança um novo algoritmo que muda alguns dos parâmetros do trabalho e é preciso se atualizar para poder seguir apresentando os melhores resultados possíveis para os seus clientes.

Confira abaixo alguns dos cursos básicos que você precisa fazer!

Curso de Marketing Digital

O primeiro dos muitos cursos que você terá de fazer para dominar o SEO é o de Marketing Digital. Isso porque a otimização para motores de busca não vive isolada de outras estratégias.

Pelo contrário: o SEO potencializa todas as ações e, ao mesmo tempo, é dependente delas. Por isso, é importante dominar o Marketing Digital e entender o que fazer para obter os melhores resultados.

Curso de Programação

O curso de programação é um importante curso de informática que você terá de fazer para entrar na área de SEO. Não tanto para ser capaz de desenvolver softwares e aplicativos, mas sim para ser capaz de fazer ajustes em sites.

Isso porque grande parte do SEO será otimizar o código de uma página, aprender a torná-lo mais enxuto, mais rápido e com menos problemas.

Curso de SEO

Depois de ter as duas ferramentas básicas para o seu trabalho, que é o conhecimento em Marketing Digital e o de programação, você finalmente estará pronto para aprender os específicos da carreira de SEO.

No curso de SEO, você entenderá como funcionam os motores de busca e quais as principais estratégias para conseguir posicionar uma página no Google.

Curso de produção de conteúdo

O ranqueamento no Google é ultra-dependente do conteúdo produzido. Por isso, será de extrema importância que você domine os pormenores da produção de conteúdo.

Isso significa entender como funcionam todos os passos do projeto, como o planejamento de palavras-chave, a estrutura lógica das ações, a otimização on-page e muitos outros detalhes.

Em muitos casos, inclusive, você terá de assumir a produção de conteúdo dos projetos e, portanto, é essencial dominar esses conhecimentos.

Curso de análise de dados

Grande parte do trabalho de um profissional de SEO consiste em analisar desempenhos, ver métricas e ter insights para melhorar os resultados dos clientes.

Por isso, um profissional da área precisa se especializar na análise de dados para poder tirar o máximo de proveito do seu trabalho, propor ações e ranquear melhor as páginas dos seus clientes.

E aí, se interessou de verdade em seguir a carreira de SEO? Então deixe um comentário abaixo contando qual parte desse trabalho você considera mais interessante!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.