Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Notícias

Gestão de equipes em tempos de pandemia: como ter bons resultados

Com a chegada da pandemia do Covid-19 (Coronavírus), as empresas precisaram se reinventar e, a grande maioria precisou adaptar a equipe em sistema de home office. Porém fazer a gestão das pessoas na atual situação pode ser um pouco complicado, até que possam estabelecer a melhor maneira de trabalhar e gerar bons resultados.

Segundo a legislação brasileira, cabe a empresa fornecer os meios para o trabalhador poder exercer sua função. Contudo, uma medida provisória determinou que o funcionário deve receber os aparelhos emprestados pela empresa, apenas se ainda não os tem. Caso contrário, deve usar os próprios meios.

Por exemplo: se precisar apenas de um celular para exercer a função, deve usar o próprio. Ou se precisar de um computador e não tiver, a empresa deve emprestar um aparelho.

Dicas para administrar a equipe na pandemia

Além dessa questão de equipamentos para desenvolver o trabalho, existe a logística para administrar a equipe. Cada empresa vai acabar lidando com isso de uma maneira. Se você tem uma empresa de masterbatch, você pode ter práticas totalmente diferente de uma agência de publicidade, por exemplo.

Mas vamos falar sobre algumas dicas para ajudar você a fazer essa gestão para que sua equipe tenha sucesso e bons resultados.

Instrua seus funcionários sobre ergonomia

Ter as condições mínimas de ergonomia no local de trabalho é de extrema importância para que não haja lesões e dores durante a jornada.

Nesse caso diga aos colaboradores para preferirem, se possível, trabalhar em uma boa cadeira com regulagens de altura. Além disso, existem outros equipamentos como suporte para os pés, elevação para monitor do computador, para que a postura fique correta e dores sejam evitadas.

Além da ergonomia, lembre-os de deixar um frasco de álcool gel no home office e manter uma boa rotina de higiene.

Sobre horários e flexibilidade

Depende da empresa a forma como ela lidará com a carga horária do trabalhador e a forma como isso vai ser feita. Existem formas de fazer com que o funcionário bata ponto, mas você precisa ter em mente que nem sempre ele conseguirá estar 100% presente.

Os filhos, por exemplo, tem ficado em casa e isso fará com que, em alguns momentos as pessoas tenham que parar para auxiliar a criança, dando um suco, fazendo almoço, ajudando em alguma tarefa.

Nessa época de pandemia, as coisas estão diferentes, e todos precisarão se adaptar à nova rotina para que mantenham a cabeça o mais tranquila possível, e assim, possam obter os melhores resultados. Tenha empatia e confiança pelas pessoas que trabalham com você para que não sejam gerados desconfortos e falta de produtividade.

Porém é importante deixar claro os horários de trabalho e também respeitar os horários de descanso.

Se você é gestor de um projeto de válvula de retenção, deixe alinhado com a equipe sobre as reuniões, prazos e atividades a serem realizadas por cada colaborador.

Faça reuniões de acompanhamento e palestras

Por meio de aplicativos, você pode reunir-se com a sua equipe uma ou duas vezes na semana para dar feedback e restabelecer metas. Uma dose de motivação também será de grande ajuda para incentivá-los e melhorar os resultados com o passar do tempo. Por isso faça uma palestra corporativa mesmo online, informando e incentivando os colaboradores.

Utilize ferramentas de nuvem

Para que todos recebam as atualizações e tarefas da empresa de maneira mais rápida, use aplicativos, banco de dados em nuvem e outras soluções que estão disponíveis na internet.

Todo o tempo novas soluções estão aparecendo e com certeza, alguma dessas tecnologias, irá ajudar a sua empresa se adaptar da melhor maneira.

Estabeleça metas e diga as prioridades

Algumas pessoas podem ter dificuldade de se concentrar trabalhando em casa, com todas as distrações do dia a dia e notícias um tanto quanto assustadoras. Por isso, quando começar a semana, é válido você deixar claro o que é prioridade na semana, e quais as metas devem receber atenção para serem batidas.

No meio da semana, você pode marcar reuniões para ver como está o andamento do trabalho.

Verifique a possibilidade de rodízio de funcionários

Em alguns tipos de trabalho não é possível de fazer home office. Nesse caso, você pode montar um rodízio entre os colaboradores para que não haja aglomeração de pessoas na empresa. Isso evitará que haja uma maior proliferação de Covid-19 na sua equipe.

Quando montar o rodízio, faça um questionário com todas as pessoas e verifique:

  • Ele ou alguém da família é do grupo de risco?
  • Como o colaborador acha que a empresa está lidando com a pandemia? Alguma sugestão para ajudar com a prevenção?
  • O colaborador está tomando os devidos cuidados de prevenção?
  • E principalmente, veja como ele está se sentindo e se precisa de algum tipo de ajuda para superar esse momento complicado.

Fique disponível

A sua disponibilidade para ajudar e tirar dúvidas é de extrema importância. Você será a figura referência da empresa e precisa estar disposto a auxiliar a equipe. Além disso é bom verificar se todos estão bem de saúde tanto física como mental, já que o estresse aumenta a procrastinação e falta de produtividade.

Lembre-se sempre que a empresa precisa de você e dos colaboradores para superar esse momento de crise mundial. A ajuda de todos é imprescindível!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.