Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

SEO

Como aumentar o tráfego orgânico do seu blog: entenda o que realmente funciona

Procurando saber como aumentar o tráfego orgânico do seu blog? Então veio ao lugar certo. Afinal, estar na primeira página do Google não é tarefa fácil, embora seja possível.

Com cerca de 100 bilhões de buscas realizadas todos os meses no Google, é claro que é seguro afirmar que há tráfego de sobra na Internet para todo mundo. No entanto, apenas aqueles nas primeiras páginas dos resultados obtém um número aceitável de visitas.

Por isso, se você quer saber como aumentar o tráfego orgânico do seu blog, precisa entender como aparecer com destaque no Google. Veja a seguir o que realmente dá resultados e aumentará o seu número de visitas!

Estude como aumentar o tráfego orgânico do seu blog de acordo com o Google

O Google é o maior especialista nele mesmo que existe. Por mais dicas que qualquer guru do Marketing Digital ou do SEO possa oferecer, são as diretrizes do Google que mais devem ser seguidas.

É claro que alguns especialistas em SEO realizam pesquisas e estudos para chegar a conclusões bem confiáveis sobre o funcionamento dos algoritmos do Google e, nesse caso, possuem dicas de valor.

No entanto, caso um guru sugira fazer algo que vá contrário ao que o Google afirma, então corra! Afinal, se o Google disse, é lei.

Produza conteúdo de qualidade inquestionável no seu blog

Uma das principais dicas para quem quer aumentar o fluxo de tráfego em seu blog é produzir conteúdo de qualidade inquestionável.

Um bom conteúdo para ranquear no Google deve ter algumas preocupações “numéricas”, como o número de palavras (um assunto específico deve girar ao redor de 1000 e um assunto mais genérico pode ir até 3000 palavras), densidade da palavra-chave (ao redor de 1% é o ideal) e até mesmo seu posicionamento no artigo.

No entanto, o principal foco deve ser em um conteúdo que traga valor real para o leitor e solucione os seus problemas. Ou seja: quem ler o conteúdo deve sair de lá com a informação que procurava.

É isso que o Bert, novo algoritmo do Google, procura. E é isso que ele recompensará nas páginas de resultados.

Invista em parcerias com sites estratégicos para ganhar autoridade

Uma coisa que não mudou e provavelmente nunca irá mudar dentro dos algoritmos do Google é a necessidade de construir autoridade no seu domínio.

Por isso, se você quer saber como aumentar o tráfego orgânico do seu blog, precisa aprender como ganhar autoridade perante o buscador.

Uma das maneiras de conseguir autoridade é ser recomendado por sites que são grandes nomes do seu segmento.

Um blog sobre moda, por exemplo, poderia receber links de grandes blogueiras fashion, sites sobre estilos e roupas, marcas de tecidos e outros nomes de impacto no setor de roupas e moda.

Assim, busque pelos sites de grande autoridade no seu segmento e tente obter links com eles. Pode ser por via de um guest post ou algum outro tipo de parceria.

Utilize as redes sociais para ganhar cumprimentos sociais

Um elemento importante para fazer o seu site se popularizar e ganhar mais visitas do Google é o número de cumprimentos sociais recebidos.

Podemos definir cumprimentos sociais como o reconhecimento do público pela qualidade do seu conteúdo. Isso significa likes e comentários em redes sociais como o Facebook ou Twitter.

Portanto, lembre-se de montar uma estratégia para usar as mídias sociais de forma a gerar cumprimentos sociais ao redor dos seus artigos e ganhar mais autoridade no processo.

Otimize seu site para ser recomendado mais facilmente no Google

Existe toda uma série de ações e estratégias que devem ser utilizadas para melhorar o seu conteúdo e garantir mais acessos. No entanto, existem outras coisas que devem ser feitas no seu site e que terão o mesmo efeito.

O seu site deve ser otimizado para obedecer ao que o Google pede. Eis alguns exemplos de ações a serem feitas:

  • tenha um site responsivo;
  • otimize o código para que o carregamento seja rápido;
  • diminua ao máximo o tamanho das imagens;
  • tenha um site map;
  • otimize a URL do site;
  • faça bons SEO titles e meta descriptions;
  • monte uma estrutura clara para os robôs compreenderem a organização do site.

Anuncie o seu site no Google com alguma frequência

Você sabia que anunciar o seu site no Google ajuda a aumentar o tráfego orgânico do seu blog? Parece contra intuitivo, mas é verdade.

Quem explicou a lógica foi Neil Patel, um dos principais nomes do Marketing Digital do mundo. Ele realizou uma campanha com grandes influenciadores com os dizeres “Quem é Neil Patel?”.

A ideia da campanha era fazer as pessoas buscarem no Google pelo termo no Google e caírem no site dele.

No entanto, quando perguntado sobre a lógica da ação já que o público-alvo da campanha não era qualificado para o seu segmento, ele explicou que, entre dois grandes nomes de um mercado (como a BMW ou a Mercedes), o Google favorece aquele que tem mais visitas.

Assim, se ele estava recebendo milhões de visitas por causa da campanha, eventualmente seu site seria mais recomendado pelo Google em outras pesquisas.

Por isso, investir em anunciar o seu site no Google gerará aqueles visitantes extras que serão a diferença entre o primeiro e o segundo lugar das pesquisas

E aí, gostou das nossas dicas de como aumentar o tráfego orgânico do seu blog? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.