Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Segurança

5 maneiras de evitar ataques de hackers em um blog

Os ataques de hackers em um blog são mais comuns do que certamente imaginamos. Nos últimos anos houve um crescimento abrupto de sites e blogs na internet e por isso, a invasão e os acessos sem autorização também aumentaram.

Evitar ataques de hackers

É um grande erro pensar que somente grandes blogs correm o risco de serem invadidos. Muitos hackers preferem atacar sites menores devido a facilidade de conseguir o acesso. Geralmente, grandes portais possuem mais recursos de segurança e acabam sendo menos atingidos.

Se você tem um blog e quer evitar invasões indesejadas, continue lendo  esse artigo e saiba como fazer isso:

 

5 maneiras de evitar ataques de hackers em um blog

 

Imagine você acordar um dia e ver que seu trabalho de muitos anos foi prejudicado ou até perdido? Infelizmente, isso pode acontecer se o seu blog não estiver protegido de ataques maliciosos.

Na maioria das vezes, os hackers atuam somente pelo desafio de conseguirem invadir aquele ambiente virtual ou porque tiveram a ” oportunidade”.

Existem algumas maneiras de evitar ataques de hackers em um blog:

 

1- Preste atenção nas suas conexões

O computador para acessar o blog é seguro? Porque não adianta você usar boas senhas se o seu dispositivo eletrônico tem vírus.

Recentemente a Agência onde trabalho fez uma proteção em um cliente, a Raiz Nativa que trabalha com produtos orgânicos. O resultado foi um sucesso, pois este cliente nunca teve um relato de invasão de hackers e hoje é um dos líderes no mercado de produtos orgânicos.

Nunca descuide dos programas de anti vírus, somente eles são capazes de impedir que programas que captam as senhas do seu blog, bancos e outros sites  sejam instalados no seu computador.

Geralmente os serviços de hospedagem permitem uma conexão via HTTPS, onde os dados trocados entre o computador do usuário e a hospedagem passam por um processo de criptografia que impede a ação dos hackers. Dê preferência para usar esse serviço na hora de entrar no painel de controle do seu blog.

 

2 – Mantenha os plugins do seu blog atualizados

Não descuide dos plugins do seu blog, deixem eles sempre atualizado, especialmente os de segurança. Eles sofrem alterações constantes, pois os programadores estão sempre aprimorando suas versões com o objetivo de evitar falhas e manter o seu blog sempre seguro.

Não esqueça de instalar temas  e plugins no seu blog de fontes confiáveis.

 

3- Permissão de colaboradores

Atualmente é uma tendência os blogs terem colaboradores, editores e outras pessoas ajudando a manter o site atualizado.

Entretanto, o seu blog fica mais exposto a invasões já que ele é acessado em outros computadores.

E como você não sabe se esse computador é seguro a melhor maneira de garantir que nenhum hacker mal intencionado se aproveite disso é especificar todas as permissões do novo integrante.

No painel de controle, ao clicar em ” adicionar usuário” é preciso especificar a função da pessoa ( editor, autor, colaborador, etc.). Cada uma dessas atividades possui um tipo de permissão detalhando o que ela pode fazer no blog.

Algumas dessas funções são bem limitadas, caso ocorrer alguma invasão oriunda do computador dessa pessoa, não haverá muitos problemas no blog.

O dono do blog deve orientar seus colaboradores a cuidar das senhas e também do computador que geralmente trabalham para evitar ataque de hackers.

 

4- Faça Back up

Se alguma coisa acontecer com o seu blog é preciso estar preparado para não perder tudo o que você fez durante muito tempo. O back up é uma forma de manter uma cópia de todos os arquivos e configurações.

Entretanto, é preciso descobrir de onde os ataques vieram para eliminar as  falhas de segurança e evitar novas invasões. Em alguns casos, o serviço de hospedagem pode ajudar nessa  missão.

 

5- Fique de olho em qualquer alteração no seu blog

As vezes a alteração pode ser sutil e você nem perceber logo de início. Uma delas é a alteração dos conteúdos, imagens e redirecionamento do blog para uma página desconhecida.

Se notar alguma coisa atípica, é importante alterar todas a senhas e rever todas as questões já citadas acima.

Em resumo, as maneiras de evitar ataques de hackers em um blog são: Mantenha seus plugins de segurança e temas sempre atualizados, tenha uma rotina de back up, deixe o wordpress sempre atualizado para a ultima versão, use senhas seguras, use anti vírus em seu computador e atribua funções para seus colaboradores.

Seguindo todas essas dicas as probabilidades de invasão de hackers diminuem. Mas, nunca é hora de relaxar, é preciso ficar sempre de olhos abertos para proteger o seu blog.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.