Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Códigos Blog WordPress

Como Criar um Site WordPress sem precisar entender de código

Você tem um projeto para criar um blog mas não entende absolutamente nada de programação? Fique tranqüilo, pois existe forma de como criar um site do WordPress sem precisar entender de código, apenas, continue lendo esse artigo e saiba como fazer isso.

 

Como Criar um Site WordPress

 

Para os programadores as siglas HTML, CSS, PHP ou Java Script são de fácil compreensão, mas vamos falar a verdade, pra quem não entende nada de códigos até parece outro idioma.

Sabe por que isso não preciso?

Porque o WordPress é uma ferramenta completa e já faz praticamente tudo por você. Confira como criar um site WordPress sem precisar entender de código agora mesmo.

 

1- Registre o seu domínio

O primeiro passo é escolher o nome do seu site, mas isso você já deve ter uma idéia. No entanto, é preciso averiguar se ele está disponível para registro ou se já possui outra pessoa utilizando.

O domínio pode ser www.nomedosite.com.br, ou também com outras terminações como: www.nomedosite.net, www.nomedosite.info, www.nomedosite.com, entre outros.

Agora que você já sabe o nome, deve registrar. Os lugares que você pode fazer isso são: O Registro BR, HostGator,entre outros. Você deve ter atenção, pois o pagamento é feito anualmente, mas você pode pagar por mais tempo se quiser, o que não pode permitir é o atraso, pois é passível de perda do domínio, isso seria grave já que se trata da identidade do seu negócio.

No momento do registro, os sites vão te informando se o nome já existe ou está disponível, para conseguir um nome que realmente te represente faça várias tentativas, o nome deve ser simples, fácil de escrever e de preferência curto com no máximo duas palavras.

 

2- Hospedagem

Agora, você precisa contratar um serviço de hospedagem, pois é nele que os todos os arquivos do seu site ficará disponível para todos os usuários da internet, ou seja, suas informações ficam armazenadas na hospedagem para ficar online.

Em algumas situações pode se registrar o domínio e contratar a hospedagem na mesma empresa como é o caso da GO Daddy.

Os planos de hospedagem são diversos, por isso, é importante avaliar qual a modalidade vai atender melhor o seu projeto.

 

3- Construção do site

Seguindo para o próximo de como criar um site WordPress sem precisar entender de código agora é a hora de iniciar o processo de construção.

Um boa dica é o uso do CMS, um sistema muito usado para administrar o site, bem como seu conteúdo e outros elementos indispensáveis para assegurar boa produtividade para o site.

Com o CMS você poderá fazer alterações no site ( imagens, conteúdos, títulos, meta descrição e novos posts). A boa notícia é que possível encontrar CMS grátis, mas também existem os pagos para atender tipos específicos de negócios que podem variar desde blogs, sites intitucionais ou lojas virtuais.

No geral, o WordPress.org é o CMS mais eficiente e mais fácil de instalar,pois não exige muito conhecimento de programação. A primeira coisa que você deve fazer é:

  • # Fazer download do pacote WordPress na linguagem desejada, para isso, clique aqui. Será preciso fazer a descompactação das pastas dentro do servidor, para isso acesse o Cpanel e vá na pasta file manager,mas antes opte se você prefere ter o WordPress diretamente acessível do seu domínio ou como uma área a parte. Se optar pelo WordPress direto, o endereço vai ser www.seusite.com.br ao invés de www.seusite.com.br\blog

 

  • # Cadastre um nome de usuário no banco de dados do WordPress através do painel do seu serviço de hospedagem. Pode ficar tranqüilo que o CPanel é bastante intuitivo, acesse o MySQL data base para iniciar o processo de criação.

É nesse banco de dados que todos os conteúdos do site ou blog ficarão hospedados.

 

  • #Faça a configuração do arquivo config.php nos arquivos do WordPress. Esse arquivo está dentro daquela pasta do WordPress que você fez a descompactação. Para isso faça o seguinte:

Vá até o local onde você baixou o WordPress no seu computador, depois crie a cópia do wp-config-sample.php. Renomeie para wp-config.php.

Agora, você abre o arquivo no WordPad e faça o preenchimento das imagens com os dados do banco de dados que você criou e envie o arquivo wp-config.php. para a pasta raiz juntamente com os arquivos do WordPress do servidor.

 

  • #Continue com a instalação do WordPress no seu site. Depois que você conseguir mandar o wp-config.php é dado o passo final da criação do seu blog ou site. Agora você só precisa ir ao painel de controle do WordPress e começar a personalização.

Crie um usuário, para isso, acesso a URL que o seu WordPress foi instalado ( www.seusite.com.br, se deixou ele na raiz), caso contrário, www.seusite.com\blog).

Se você fez tudo certinho, principalmente a edição do wp-config.php vai aparecer uma página de ” Bem vindo” com o seus dados. A partir daí é só começar a personalização e gerenciamento da sua página.

 

4- Template

Agora que você já está na fase de personalização do seu site, é preciso escolher um template, ele precisa:

  • Ser a cara do seu negócio;
  • Dever ser responsivo para o conteúdo e as imagens se adaptar a qualquer tela do navegador que está sendo usado pelo usuário;
  • Otimizar o carregamento do blog para facilitar a visibilidade nos mecanismos de busca;

O WordPress tem possibilidades de templates gratuitos, mas você optar pelos templates pagos para garantir mais exclusividade no layout do site do seu negócio.

Agora você já sabe como criar um site WordPress sem precisar entender de código, é claro que você vai precisar ter paciência para finalizar todo projeto de construção e design da página para que fique com a cara do seu negócio.  Não esqueça que é possível realizar ajustes ao longo do tempo para deixar o site conforme desejado, por isso, vá cumprindo cada etapa com calma.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.