Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Dicas

Dicas para escolher uma plataforma e desenvolver uma comunidade virtual exclusiva

Muito antes do conceito de rede social que conhecemos hoje, um dos principais meios de interação entre os internautas eram os fóruns. Verdadeiros palcos de debates e discussões, mesmo com o sucesso do Orkut e Facebook eles não perderam popularidade e ainda são muito utilizados, principalmente por empresas para relacionamento com o cliente.

redes sociais

Criar uma relação mais direta com o leitor do seu blog pode ser fundamental, ainda mais, em tempos de Facebook com alcance orgânico muito baixo, Google Plus que não decola e Twitter que não passa nem perto da popularidade que já teve no passado.

Confira algumas dicas para escolher a comunidade virtual perfeita, de acordo com suas necessidades:

Número de usuários

Este é um dos principais itens ao pensar em escolher uma plataforma de comunidade virtual. Para não desperdiçar recursos, tenha em mente o número de usuários que quer atingir, sempre fazendo uma leve projeção acima.
Algumas plataformas cobram pela quantidade de usuários. Quanto maior o número será mais caro para mantê-la.

Leia Também: Como Investir em ETF no Externor

 

Pesquise com o seu público

O Facebook pode ser um bom ponto de partida para descobrir o que seu público deseja. Faça enquetes para saber as funções que eles acham prioritárias. Se não souber o que os seus usuários querem, provavelmente quem está construindo a plataforma adicionará recursos aleatórios, dificultando a usabilidade.

Seja simples

Sem dúvida, a simplicidade é principal característica de comunidades online que deram certo. Lembre-se de como era fácil usar o Orkut. Criar comunidades, tópicos, postar comentários. Estava tudo ali, a distância de um clique. Quando optar por uma plataforma de comunidade virtual certifique-se que seja fácil utilizar todos os recursos. Fique atento a experiência do usuário. Certifique-se que, acima de tudo, sua plataforma seja a mais intuitiva possível.

Algumas plataformas recomendadas:

Discourse – open source tem como principal característica a simplicidade.
Jive – com mais recursos e paga, atende grandes empresas como a Reuters e Toshiba.
Ning – uma das pioneiras em autocriação de redes sociais, a Ning pode não ser funcional para grandes empresas, mas é ótimo para criação de comunidades locais.
Grupos do Facebook – Sim. O Facebook ainda pode construir uma comunidade muito mais ativa do que possivelmente você dispõe em sua fanpage. A ferramenta de grupos chega a lembrar as comunidades do Orkut, com a vantagem de que seus membros recebem notificações a cada novo post realizada na mesma o que ajuda a multiplicar o alcance dos seus links, enquetes e debates.

Por Ana Clara Nogueira



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. André Nascimento disse:

    São plataformas boas e tudo mais. Mas acredito que nenhuma delas supere a interação proporcionada pelo orkut em suas comunidades.

  2. A gente usa o ning como plataforma interna da empresa. Eu acho 10.

  3. Amanda Louveira disse:

    não sabia q dava prafazer issooo!! super interessante!!! vou pensar, quem sabe num tenho uma idea bacana!!!!

  4. Patricia Viena disse:

    curti muito as dicas!!! dá ateh pra fazer com grupo de amigos!!!

  5. Gustavo Dias disse:

    Já estava pensando em algo parecido com isso, gostei da paltaforma Discourse, as dicas me deram boas ideias.

  6. João Pedro disse:

    Sem dúvida, teria que ser algo parecido, com o Orkut. Nós criávamos comunidades, tópicos, postar comentários, tudo muito fácil, teria que ser algo assim uma plataforma na qual todos os recursos fosse utilizados com bastante facilidade.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.