Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1502927375
Vida do cache: 1502970575
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Dicas

8 dicas para melhorar a leitura do seu blog

Todo mundo que produz conteúdo espera que esse conteúdo seja visto, não é mesmo? E se for visto por muuuitas pessoas, melhor. Mas, com o mundo ‘voando’ do jeito que está, as pessoas estão cada vez mais criteriosas com o que ocupará o tempo delas, e textos que não dão ao usuário prazer na leitura, tenderão a ser abandonados na metade, ou nem clicados.

Então, pensando em te ajudar a melhorar legibilidade do seu blog, resolvi trazer hoje oito excelentes dicas dessa área que as vezes é esquecida e deixada de canto em seu blog a tipografia, deixando assim o mesmo muito mais agradável . Acompanhe.

Altura da linha

Um dos erros mais comuns da maioria dos blogs hoje em dia é definir uma altura da linha incorreta. Para saber o tamanho de linha ideal para o seu blog baseie-se no tamanho da fonte que você utiliza. Para ficar legal, eu sempre adiciono a altura da linha uns 7 a 10 pixels maior que o tamanho da fonte. Você pode fazer essa alteração adicionando, ou alterando a tag ‘line-height’ dentro da sua folha de estilos (style.css). Como no exemplo abaixo:

{
font-size: 14px;
line-height: 21px;
}

Corrigir margens título

Outro erro comum que a maioria dos blogueiros comete é ‘isolar’ o título das postagens colocando uma margem muito grande entre ele e o texto. O título deve estar junto a postagem, com uma margem normal, o espaço maior deve ser dado na parte de cima para separar o titulo do texto de qualquer outra coisa que atrapalhe visualmente quem vai ler.

Não use muitas fontes diferentes

A fim de manter seu site legível e profissional, você deve tomar muito cuidado quando quiser diferenciar fontes dentro da sua área de postagens, o ideal é usar apenas uma fonte, tanto para o titulo quanto para a postagem, de forma que se crie uma identidade em seu site, o que é muito importante e é um dos pilares do marketing. Mas usar mais de uma fonte pode não ser de tudo, tão ruim assim, caso você não goste da sua fonte de texto no título, não vai fazer mal mudar, mas que pare por aí, mais de duas fontes em uma mesma postagem já torna-o confuso e bagunçado. Uma dica é utilizar o negrito e itálico, caso queira dar destaque a algum trecho do texto (e não uma fonte diferente).

Destaque de forma correta códigos dentro dos artigos

Se você for um desenvolvedor provavelmente vai querer mostrar alguns trechos de código em seu blog, uma dica para fazer isso com estilo é utilizando fonte momoespaçada. Pra quem não sabe, fonte monoespaçada é aquela que exibe a mesma quantidade de espaço para letras e caracteres, elas são utilizadas pela maioria das plataformas de criação de sites para exibir códigos, inclusive aqui no Códigos Blog. ( Exemplo de fonte monoespaçada). Para fazer este trabalho a Courier é de longe a mais famosa, mas você pode optar também pela Consolas, ou a Monaco.

Você também pode utilizar o ‘bloquote’ para destacar os códigos do restante do texto, deixando o artigo ainda mais organizado.

Preocupe-se com as cores

Mesmo tendo uma excelente tipografia, o seu site continuará estranho se as cores não colaborarem com a leitura. Um exemplo prático, é você ter uma cor de fundo preta e utilizar uma fonte azul para seus textos, com certeza não será uma experiência agradável para o usuário ler isso. Utilize-se de cores claras (preferencialmente branco) para o fundo e dê um contraste com uma fonte escura (preta ou cinza escuro), dessa forma a leitura será tranquila.

Diferencie links do restante do texto

Desde que a internet é internet, links são sempre destacados em um texto, a forma básica de fazer isso, sempre foi dar uma cor azul e sublinhado ao trecho, mas você não é obrigado a manter isso, a cor do seu site pode não combinar com o azul, é uma escolha sua, todavia o sublinhado, já esta muito associado a links, o seu leitor poderá ter dificuldade em identificar como link um trecho que não esteja sublinhado. Essa dica também vale para o inverso, não sublinhe qualquer parte de texto que não seja link, se quer dar destaque use o negrito.

Hierarquizar títulos e texto

A fim de melhorar a legibilidade é legal criar uma hierarquia entre as partes do texto, é importante pois permite que seus leitores com uma rápida olhada tenham uma noção do que se trata o texto, observe este artigo, quando escrevi, tive o cuidado de dividir as dicas em seções e por um título em cada uma delas. Permitindo ao usuário saltar entre uma ou outra que mais lhe interesse, outra coisa importante é dar uma introdução antes de iniciar qualquer assunto, isso também incentiva o seu leitor mais apressadinho que lê apenas o começo do texto a se interessar e ler o restante.

Não tenha medo de espaços em branco

A minha visão sobre espaços em branco dentro de um layout se ampliou bastante depois desse artigo da Natália, aqui mesmo no Códigos Blog. Realmente, deixar um espaço um branco, não significa ter um espaço perdido em seu blog, apenas esse espaço em branco está servindo pra dar mais destaque a outro. É muito interessante esse conceito e vale muito apena você fazer alguns testes retirando algumas coisas que não farão falta dentro de seu template.

 



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

8 Comentários

  1. Excelente dicas, gostei bastante Jonas!

    Realmente vão me ajudar muito com o meu blog!

  2. Talysson disse:

    Muito bom o artigo, mas achei estranho o fato de você dizer que o artigo e o título dele devem ficar próximos, quando, aqui no seu blog, o título do post fica separado do texto por um anúncio, botões sociais e o autor…

  3. Patricia disse:

    Olá, sei que não tem a ver com seu texto, mas tenho 82 seguidores que sumiram, não aparecem mais no blog. Já excluí o gagdet, retornei, e nada. Eles estão lá ainda, mas as fotos deles sumiram.Obrigada…

  4. Olá Jonas!

    Parece bobagem para alguns, mas são dicas importantíssimas. É muito chato entrar em um artigo, mesmo que seja um ótimo conteúdo, mas tendo o texto desorganizado, muito negrito, vários tamanhos, cores e backgrounds que praticamente impossibilita a leitura correta do texto.

    Abraço!

  5. Max disse:

    A formatação é muito importante para facilitar a leitura. Principalmente o espaçamento entre linhas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.