Os assinantes FEED do meu blog sumiram depois da migração do Blogger para WordPress, e agora?

Quando migramos um blog do Blogger para o WordPress é normal o número de assinantes feed reduzirem, isso acontece não porque os internautas não gostaram da mudança e sim por uma “falha” no sistema de contagem do FeedBurner.

Essa queda de assinantes já assustou e continua assustando muitos blogueiros. Que tal intendermos de uma vez por todas esse mistério?

O “problema“ é que o FeedBurner conta os assinantes feed do site, os assinantes feed via e-mail e o número de usuários do Blogger que seguem seu blog através da “Lista de Leitura” que contém no painel de controle do Blogger, ou seja, o sistema integrado do Google Friend Connect.

Leia:

Isso acontece apenas com blogs que estão na plataforma Blogger, pois o sistema de contagem é compartilhado com o Google Friend Connect, então a ferramenta só é disponível atualmente para usuários do Blogger.

De acordo com o que vemos acima, se um blog que usa a plataforma Blogger tem 3000 assinantes feed no total e 2000 seguidores do sistema do Blogger, na verdade esse blog tem 1000 assinantes feed e não 3000. Simples assim.

Respondendo algumas possíveis dúvidas

Como sabe disso?
Experiência própria. Aconteceu com o Códigos Blog, vi grandes blogs passando por isso, realizei outros testes, li sobre isso em fóruns em inglês e cheguei nessa conclusão.

É possível transferir os usuários para o feed de verdade?
Não! Não que eu saiba (também pesquisei). O Google Friend foi fechado, só funciona ainda dessa forma no Blogger. Quando a ferramenta era pública era possível pelo menos mandar emails para os usuários assinarem o feed de outra forma.

O que fazer?
Nada. Quando você migrar o blog, automaticamente terá que mudar (configurar) o novo link que fornece as novas postagens para o FeedBurner, dessa forma o contador vai parar de contar os assinantes do sistema do Blogger. Caso você não altere esse link no FeedBurner, os usuários vão deixar de receber as atualizações do blog. Ou seja: É melhor corrigir o link e alterar o para um número menor de assinantes do que parar de mandar as atualizações para os seus seguidores.

O link que fornece o feed do WordPress para o FeedBurner é diferente do link que o Blogger utliza

Quando vejo um blog com muitos assinantes significa que a maior parte é do sistema de seguidores do Blogger?
Se o blog em questão estiver hospedado no Blogger, provavelmente sim, pois muitos usuários do Blogger utilizam essa ferramenta para acompanhar blogs. Por exemplo: O Códigos Blog tem mais de 3000 assinantes do Blogger e pouco mais de 1600 assinantes feed. São formas diferentes.

Uma boa notícia

Você perdeu um número significativo, claro que isso é ruim, não é legal ver os números do seu blog despencarem. No entanto, seu blog não perdeu os assinantes. Quem te segue pelo Blogger vai continuar recebendo suas atualizações, o número de pessoas que estão recebendo suas postagens não caiu, apenas foi atualizado para a forma correta, separando o que é feed e o que é assinantes Blogger.

Fique tranquilo e continue com o seu blog. A mudança não deve te desanimar e sim animar, o WordPress vai te trazer outras vantagens.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Paulo, se entendi corretamente, em blogs do Blogger, o número de assinantes informado pelo feedburner = número de seguidores do blog (google friend connect) + assinantes dos feeds, é isso?

    Se meu entendimento estiver certo, como é possível ter um número X de seguidores e um número menor que X informado pelo feedburner?

    Abraço!

  2. poderia me informar por gentileza se blogs da WordPress não podemo seguir blogs da plataforma blogger? pois eu ja inseri as listas dos blogs que desejo seguir mas ele apenas fixa a lista mas não me deixa opções para nada.. obrigada

  3. Pingback: FeedBurner está com o as estatísticas de assinantes zerada | Códigos Blog

Faça um comentário