Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1506116117
Vida do cache: 1506159317
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Análises Design Dicas

A importância de usar imagens nas postagens de um blog

Um artigo de qualidade requer além de um bom texto, um bom uso de imagens. Quase todo mundo já viu propagandas em sites e principalmente na TV onde abaixo da foto há uma informação referindo-se que tal imagem é meramente ilustrativa, ou seja, não necessariamente aquela é a realidade. Todavia um bom publicitário deve acima de tudo buscar envolver as pessoas não em uma enganação, mas em algo que chame a atenção e para isso usam imagens para ilustrar sua ideia.

Escrevendo Desenhando pc tablet computador

Um blogueiro também deve fazer isto e ter em mente que aquele antigo ditado popular que diz “uma imagem vale mais que mil palavras” faz todo o sentido do mundo, pois além de ser visualmente agradável é algo atrativo para seu leitor.

A falta de imagens em um artigo torna-o sem vida e com pouca expressividade, como visto no artigo “as 10 piores coisas que seu blog pode ter” que escrevi aqui no Códigos Blog.

Outro detalhe importante que vale frisar é que as imagens em um blog ajudam nas visitas que ele pode receber. Todo mundo conhece o Google Imagens e sempre que alguém pesquisa algo nele poderá chegar no seu blog. Para isso acontecer, é necessário uma ajudinha das técnicas de SEO como a utilização dos atributos TITLE, ALT e o nome utilizado na foto. É algo simples de se fazer e trás ótimos resultados, pois ajudam os algoritmos de buscas a achar as imagens corretas.

Leia também:

Vale lembrar que no WordPress e recentemente o Blogger trazem essa opção nativa, porém no WordPress tem um plugin chamado SEO Friendly Images que ajuda mais ainda na optimização de imagens. Apenas uma pincelada sobre SEO para imagens.

Quem visita muitos blogs (como eu) já deve ter visto e até lido alguns artigos que contém imagens totalmente fora de contexto e isso é algo ruim não apenas para o artigo, mas para o próprio blog. Porém, isso é relativo… pode-se criar uma postagem tratando sobre gastronomia contemporânea com a “foto de um dinossauro.” Num primeiro momento pode parecer algo sem nexo ou parecer (irônicamente) que o blogueiro irá ensinar um ensopado ou churrasquinho de Tyrannosaurus Rex. Mas no decorrer do texto o leitor entenderá a sua criatividade ao utilizar aquela foto e isso será um ponto à seu favor 😉

Bolo de Dinossauro

Para escolher melhor as fotos que estarão no seu post recomendo o Photo Pin, que busca fotos com licença livre para uso dos blogueiros!

Além de tudo isso, uma imagem/foto também torna um texto mais informativo. Como imagens com gráficos, infográficos, diagramas e até a foto de um flagrante que fará toda a diferença para o leitor!

Como dizia o professor Tibúrcio: “Vamos recordar!”

Imagens em uma postagem são importantes para:

  • Chamar a atenção do leitor em primeiro instante
  • Melhorar a estética tipográfica
  • Receber mais visitas (SEO)
  • Reforçar uma ideia
  • Levar mais informação ao leitor

Outra coisa importante é saber dosar a quantidade de imagens que se deve utilizar em uma postagem. Recomendo de 1 à 3. Porém se o texto for informativo deve-se utilizar quantas imagens/fotos forem necessárias.
Fique ligado também no peso da imagem. Quanto mais tempo ela leva para carregar na sua página, pior é para seu blog em relação à leitura e ao SEO.



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

6 Comentários

  1. Leonardo disse:

    Confesso que faço cara feia quando vejo um artigo sem nenhuma imagem, as imagens que chamam a atenção e deixa a postagem esteticamente melhor 🙂

  2. Realmente as imagens fazem a diferença…

  3. André disse:

    Olá Tiago,

    Estou tendo o seguinte problema:
    Tenho quatro imagens no meu blog praticamente desde o início do funcionamento dele, em junho de 2012. E digitando “site:aereaspromo.com.br” na pesquisa do Google Imagens, essas imagens que estão nesse meu blog não aparecem na pesquisa. Ambas possuem as tags alt e title perfeitamente descritas.
    Quanto aos resultados de páginas, elas aparecem normalmente na pesquisa do Google.
    Será que é algum erro no código html especificamente do meu blog?
    Aguardo sua ajuda. E, desde já, agradeço pela atenção.

    André Campos

  4. Clecio disse:

    As imagens são uma das coisas mais importantes da internet, redes sociais por exemplo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.